Instituto de psiquiatria da Universidade do Brasil como campo de estágio da Escola Anna Nery (1954-1962)

Bárbara Tavares da Silva Juliana Cabral da Silva Guimarães Gisele Fernandes Tarma Tânia Cristina Franco Santos Antonio José de Almeida Filho Maria Angélica de Almeida Peres Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Analisar os primeiros anos do estágio em enfermagem psiquiátrica da Escola Anna Nery (EAN) no Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB).

Metodologia:

Estudo documental, cujas fontes foram documentos escritos e orais pertencentes ao acervo da EAN. O marco inicial (1954) refere-se ao início das atividades práticas de enfermagem psiquiátrica da EAN no IPUB e, o marco final (1962), ao ano em que se instalou uma crise na disciplina de Enfermagem Psiquiátrica.

Resultados:

Chegou-se as seguintes categorias temáticas: Contexto da inserção do estágio de Enfermagem Psiquiátrica da EAN no IPUB; Desenvolvimento do estágio em enfermagem psiquiátrica no IPUB; Crise no ensino de Enfermagem Psiquiátrica na EAN; Desdobramentos para superar a crise da assistência de enfermagem na EAN/IPUB.

Conclusão:

A presença da EAN no espaço do IPUB, proporcionou avanços na assistência técnica-científica e no ensino de enfermagem psiquiátrica.

Palavras-chave:
Ensino; Enfermagem Psiquiátrica; História da Enfermagem; Escolas de Enfermagem; Saúde Mental

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com