Acessibilidade / Reportar erro

Reflexão sobre a organização do trabalho de Enfermagem no banco de leite: cuidado compartilhado e multiprofissional

Reflexión sobre la organización del trabajo de Enfermería en el banco de leche: cuidado compartido y multiprofesional

Resumo

Objetivo

refletir sobre a organização do trabalho de Enfermagem no Banco de Leite Humano a partir das ações de cuidado compartilhado com a equipe multiprofissional.

Método

trata-se de um estudo teórico-reflexivo com base nos conceitos de campo e habitus de Pierre Bourdieu de modo a compreender o modus operandi dos seus agentes no campo e no subcampo da saúde.

Resultados

evidenciou-se que o Processo de Enfermagem faz parte dos procedimentos de cuidado em saúde nos diferentes espaços de atuação, todavia, é importante pontuar que há uma interdependência dos serviços prestados. Percebem-se a integralidade da proposta e a organização do trabalho do BLH a partir de uma equipe multiprofissional. Para a Enfermagem, o habitus está posto desde a formação inicial dos seus profissionais, pois há o reconhecimento do saber próprio do campo e que as ações são pautadas em conhecimentos teórico-científicos.

Conclusão e implicações para a prática

o cuidado compartilhado é reconhecido como importante fator de equalização da assistência e demais serviços realizados no campo do BLH. Ao mobilizar os conceitos de Pierre Bourdieu, é possível inferir o habitus nos modos de cuidar, considerando-se, ainda, aquele específico construído ao longo da história da Enfermagem.

Palavras-chave:
Aleitamento materno; Assistência à saúde; Banco de leite humano; Equipe multiprofissional; Processo de enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com