RESUMO
Objetivo
Avaliar as habilidades sociais necessárias à comunicação no cuidado humanizado de enfermagem.
Método
Estudo com abordagem quantitativa, descritiva e transversal, realizado de novembro de 2018 a janeiro de 2019 no hospital público de San Luis Potosí, México. A coleta foi realizada com 30 pacientes hospitalizados e 30 enfermeiros de internação, utilizando três instrumentos: CECOP (Comportamentos na forma de comunicação observada pelos pacientes), ACEP (Autoavaliação sobre a forma de comunicação pelos enfermeiros) e terceiro na Avaliação de Conhecimento em Cuidados humanizado, foi analisado com estatística descritiva.
Resultados
60% dos enfermeiros obtiveram nível médio de empatia e comunicação e 63,3% dos pacientes percebem alto nível. Ao avaliar o respeito, a compreensão e a gentileza nas escalas análogas, verificou-se que a classificação média variou de 8,73 a 9,03 em uma escala de 0 a 10. Os 0,97,4% dos pacientes desejam ser compreendidos e tratados. No conhecimento, 67% dos enfermeiros obtiveram baixo nível.
Conclusões e implicações para a prática
O estudo permitiu identificar as habilidades sociais necessárias que o profissional de enfermagem precisa fortalecer para uma comunicação eficaz. Os resultados são uma peça chave para projetar a intervenção socioeducacional.
Palavras-chave:
Comunicação; Educação em enfermagem; Humanização do cuidado