Acessibilidade / Reportar erro

Liderança na enfermagem: do ensino ao exercício no ambiente hospitalar

Resumo

Objetivo:

Analisar o entendimento dos enfermeiros sobre o ensino da liderança na graduação e o seu exercício no ambiente hospitalar.

Método:

Estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Participaram 37 enfermeiros que atuam em um hospital público no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e categorizados segundo o método de Análise Temática, com auxílio do software Nvivo.

Resultados:

Os enfermeiros entendem a liderança como competência profissional e mencionaram aspectos positivos acerca da formação da liderança na graduação relacionada à significativa abordagem teórica disponibilizada pelos docentes de enfermagem. A instituição hospitalar oferece pouco suporte teórico-prático sobre liderança.

Considerações finais:

O ensino da liderança durante a graduação requer abordagem transversal, bem como estratégias de educação permanente que potencializem o exercício da liderança no ambiente hospitalar.

Palavras-chave:
Liderança; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Serviços de Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com