Acessibilidade / Reportar erro

Produção sensível e criativa de tecnologia cuidativo-educacional para famílias de crianças com gastrostomiaa a Artigo extraído da dissertação de mestrado "Tecnologia cuidativo-educacional para promoção da autonomia de famílias de crianças com gastrostomia", defendida por Ana Caroline Silva Caldas sob a orientação de Santana de Maria Alves de Sousa, no Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Ano 2017.

Resumo

Objetivo:

Descrever o processo de produção de uma tecnologia cuidativo-educacional para famílias de crianças com gastrostomia a partir dos modelos de Hildegard Peplau e de Paulo Freire.

Método:

Pesquisa descritiva, qualitativa, realizada entre outubro de 2016 a fevereiro de 2017 em três unidades de saúde e uma unidade domiciliar em São Luís, MA, Brasil. Participaram 13 familiares. Utilizou-se do método criativo sensível à dinâmica corpo saber, a entrevista semiestruturada e observação. A análise foi temática.

Resultados:

Das situações-problema que emergiram do corpus, foram construídos os conteúdos da tecnologia, com descodificação em subtemas. Tecnologia do tipo impressa (cartilha), intitulada A criança e sua gastrostomia: um guia para famílias e cuidadores. Contém 24 páginas e nove tópicos de conteúdo, com textos e imagens.

Conclusão:

Emergiram evidências sociais que favorecem a produção de uma tecnologia sensível à realidade, que após validação, ajudará as famílias.

Implicações para a prática:

A cartilha poderá ser utilizada nas atividades assistenciais e de ensino.

Palavras-chave:
Gastrostomia; Família; Cuidado da criança; Tecnologia educacional

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com