Resumo
Objetivo:
Descrever o processo de produção de uma tecnologia cuidativo-educacional para famílias de crianças com gastrostomia a partir dos modelos de Hildegard Peplau e de Paulo Freire.
Método:
Pesquisa descritiva, qualitativa, realizada entre outubro de 2016 a fevereiro de 2017 em três unidades de saúde e uma unidade domiciliar em São Luís, MA, Brasil. Participaram 13 familiares. Utilizou-se do método criativo sensível à dinâmica corpo saber, a entrevista semiestruturada e observação. A análise foi temática.
Resultados:
Das situações-problema que emergiram do corpus, foram construídos os conteúdos da tecnologia, com descodificação em subtemas. Tecnologia do tipo impressa (cartilha), intitulada A criança e sua gastrostomia: um guia para famílias e cuidadores. Contém 24 páginas e nove tópicos de conteúdo, com textos e imagens.
Conclusão:
Emergiram evidências sociais que favorecem a produção de uma tecnologia sensível à realidade, que após validação, ajudará as famílias.
Implicações para a prática:
A cartilha poderá ser utilizada nas atividades assistenciais e de ensino.
Palavras-chave:
Gastrostomia; Família; Cuidado da criança; Tecnologia educacional