Acessibilidade / Reportar erro

Fluxograma multiprofissional para atendimento de intoxicações agudas por agrotóxicos na atenção primária à saúde

Diagrama de flujo multiprofesional para la atención del envenenamiento agudo por agrotoxicos en la atención primaria de salud

Resumo

Objetivo

construir e validar um fluxograma de atendimento multiprofissional para casos de intoxicações agudas por agrotóxicos na Atenção Primária à Saúde.

Método

estudo metodológico, realizado em duas etapas: produção-construção e validação do conteúdo. A construção do fluxograma foi realizada com base na literatura, abordando a temática agrotóxicos, e entrevista coletiva envolvendo 19 profissionais da Atenção Primária à Saúde de um município catarinense, em dezembro de 2018. O processo de validação foi realizado por meio de questionário do Google Forms, por sete juízes. Utilizou-se o Percentual de Concordância e o Índice de Validade de Conteúdo.

Resultados

o fluxograma apresentou validade de conteúdo global igual a 0,97, tendo os oito primeiros itens apresentado valor máximo e aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde.

Conclusão

o fluxograma passou a ser utilizado como instrumento tecnológico que orienta e qualifica os atendimentos dos casos de intoxicações agudas por agrotóxicos.

Implicações para a prática

a utilização do fluxograma na assistência ao paciente, suspeito ou intoxicado por agrotóxico, constitui-se como ferramenta de gestão do cuidado, permitindo que a equipe de saúde atue de forma harmônica, além de que as ações da assistência sejam sistematizadas e, consequentemente, se obtenha qualidade do serviço prestado.

Palavras-chave:
Enfermagem; Agroquímicos; Atenção Primária à Saúde; Fluxo de Trabalho; Equipe de Assistência ao Paciente

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com