Acessibilidade / Reportar erro

Ambiente de trabalho e acreditação: análise pelo método misto explanatório sequenciala a Artigo extraído da tese de doutorado defendida pelo primeiro autor, sob a orientação da Dr.ª Laura Misue Matsuda. "Influência da acreditação hospitalar no trabalho da equipe de enfermagem: estudo de método misto". Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Universidade Estadual de Maringá. 2017.

Resumo

Objetivo:

Analisar as - possíveis - interferências da Acreditação no ambiente de trabalho da equipe de enfermagem.

Método:

Estudo de método misto explanatório sequencial. A primeira fase (preponderante) quantitativa da pesquisa ocorreu pela aplicação da versão brasileira do Nursing Work Index - Revised (B-NWI-R) a uma amostra representativa (n = 226) de trabalhadores de enfermagem de três hospitais, sendo um deles certificado em nível de excelência pela Acreditação nacional e dois hospitais não selados. Após análise descritiva dos dados, viabilizou-se a conexão das informações, que culminou na coleta de dados, por entrevistas (n = 39), da segunda etapa (qualitativa) da pesquisa mista. A análise final compreendeu a aplicação de estatística inferencial e a análise qualitativa pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), conectada nas dimensões do B-NWI-R.

Resultados:

Não houve associação estatística significativa nas comparações. Porém, os resultados se apresentaram melhores no hospital certificado, ratificando o DSC desta instituição.

Conclusão:

A Acreditação não interferiu significativamente na percepção da equipe de enfermagem sobre o ambiente de trabalho.

Palavras-chave:
Acreditação Hospitalar; Ambiente de Trabalho; Equipe de Enfermagem; Gestão da Qualidade; Unidades de Terapia Intensiva

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com