Isolamento de mulheres em situação de violência pelo parceiro íntimo: uma condição em redes sociaisa a Extraído da tese de doutorado intitulada: "Redes Sociais de Mulheres em Situação de Violência: Contribuições do Mapeamento das Relações Sociais para a Atenção em Saúde" desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2016.

Aislamiento de mujeres en situación de violencia por el compañero íntimo: una condición en redes sociales

Leônidas de Albuquerque Netto Maria Aparecida Vasconcelos Moura Ana Beatriz Azevedo Queiroz Francièle Maraboti Costa Leite Giuliana Fernandes e Silva Sobre os autores

Resumo

Introdução:

O isolamento é uma forma de violência em que o parceiro íntimo busca enfraquecer a rede de apoio da mulher, afastando-a do convívio social, proibindo-a de relacionar-se com familiares e amigos.

Objetivo:

Analisar o isolamento social de mulheres em situação de violência pelo parceiro íntimo.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, analítica, realizada no Centro Especializado de Atendimento à Mulher do Rio de Janeiro - Brasil, com 20 mulheres. Utilizou-se entrevista individual e análise de conteúdo.

Resultados:

Nos discursos, o isolamento social ocorreu pela restrição da liberdade pelo parceiro, provocando atitudes repressivas ao negar às mulheres o convívio social.

Conclusão:

Diante do isolamento, as mulheres mostraram dificuldades em expressar suas necessidades, procuraram as Unidades de Saúde apresentando sintomas consequentes da violência vivenciada. Raramente revelavam o problema, cabendo aos profissionais a prática e habilidade para escuta atentiva e olhar holístico identificando a situação, possibilitando a ajuda necessária e apoio às suas redes sociais.

Palavras-chave:
Violência contra a Mulher; Maus-Tratos Conjugais; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com