Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologia Educacional sobre limpeza e desinfecção de brinquedos para ambientes escolares frente à pandemia da COVID-19

Tecnología educativa en limpieza y desinfección de juguetes para ambientes escolares ante la pandemia COVID-19

RESUMO

Objetivo

descrever a construção e validação do conteúdo e aparência de tecnologia educacional sobre limpeza e desinfecção de brinquedos para ambientes escolares e creches, no contexto de pandemia do coronavírus.

Método

Pesquisa metodológica de validação, orientada pela teoria da Psicometria. Realizada em três fases: (1) revisão bibliográfica (2) elaboração da tecnologia educacional (3) avaliação, aperfeiçoamento e validação do conteúdo e aparência da cartilha. Participaram 20 juízes e 16 profissionais da educação infantil. Para garantir a validação, consideramos o índice de validade de conteúdo de, no mínimo, 0,8. Os dados foram tratados no software Statistical Package for Social Science e submetidos à análise descritiva de distribuição de frequências.

Resultados

O índice de validade de conteúdo global foi de 0,99 para juízes e 0,96 para o público-alvo. Os domínios da cartilha apresentaram índice de validade de conteúdo superior a 0,8 sugerindo que é um material representativo, quanto à aparência e conteúdo.

Conclusão e implicações para prática

A cartilha digital pode ser considerada, no contexto das atividades educativas em enfermagem, instrumento capaz de favorecer orientações claras e confiáveis sobre a limpeza e desinfecção de brinquedos, para ambientes escolares, no cenário de pandemia do novo coronavírus.

Palavras-Chave:
Promoção da Saúde Escolar; Jogos e brinquedos; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação; Infecções por Coronavírus

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com