Planejamento familiar e a saúde do homem na visão das enfermeiras

Planificación familiar y la salud del hombre en la visión de las enfermeras

Sidneia Tessmer Casarin Hedi Crecencia Heckler de Siqueira Sobre os autores

Objetivo:

Objetivou conhecer a visão das enfermeiras sobre a busca das ações e serviços de planejamento familiar pelos homens nos municípios de uma regional de saúde do Rio Grande do Sul.

Métodos:

Estudo qualitativo realizado, entre julho e outubro de 2009, através de entrevista semiestruturada, com 22 enfermeiras.

Resultados:

Nos resultados emergiram as categorias: O homem e os fatores limitantes do acesso aos serviços de planejamento familiar e homens e seus motivos pela busca aos serviços de planejamento familiar. Os resultados mostraram que os homens buscam os serviços para receberem preservativos ou para fazerem diagnóstico de alguma patologia, associada ou não à sua saúde sexual.

Conclusão:

O imaginário do homem como invulnerável ou do planejamento familiar com responsabilidade das mulheres pode estar associado ao afastamento deles dos serviços, porém as barreiras de acesso e a indisponibilidade de algumas ações vinculadas ao sistema de saúde podem ser os maiores entraves.

Enfermagem; Saúde do Homem; Saúde Pública; Planejamento Familiar


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com