Accessibility / Report Error

Proposta de melhoria das condições de trabalho em uma unidade ambulatorial: perspectiva da enfermagem

Propuesta de mejora de las condiciones de trabajo en unidades transitorias: perspectiva de enfermería

Shino Shoji Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza Sheila Nascimento Pereira Farias Manoel Luís Cardoso Vieira Jane Marcia Progianti Sobre os autores

RESUMO

Objetivos:

Identificar a percepção dos trabalhadores de enfermagem sobre as condições de trabalho nas quais estão inseridos e propor medidas para minimizar os impactos negativos das mesmas sobre o processo saúde-doença desses trabalhadores.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, descritiva, em uma unidade ambulatorial, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, com quarenta trabalhadores de enfermagem, através de entrevista semiestruturada, interpretados à luz da análise de conteúdo.

Resultados:

Os participantes elaboraram sugestões centrando-se na modernização da estrutura física, na substituição do mobiliário dos postos de trabalho e na divisão equitativa das atividades laborais.

Conclusão:

Destacam-se a necessidade e a importância da implantação de um Núcleo da Saúde do Trabalhador, a fim de implementar ações que neutralizem os riscos ocupacionais e promovam saúde e segurança aos trabalhadores.

Implicações para a prática:

Salienta-se a importância da prevenção dos riscos ocupacionais na prática do trabalhador de enfermagem, a fim de diminuir as doenças no e pelo trabalho.

Palavras-chave:
Saúde do trabalhador; Enfermagem; Condições de trabalho

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com