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Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem

Aspectos positivos y negativos de la simulación clínica en la educación en enfermería

Resumo

Objetivo

descrever os aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem na perspectiva dos graduandos.

Método

estudo transversal descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma universidade federal do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu após a realização da simulação clínica acerca do exame físico do paciente, onde se sucedeu uma discussão com os alunos acerca de suas percepções. O conteúdo textual decorrente das entrevistas foi submetido à análise lexicográfica, utilizando-se o software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ).

Resultados

os aspectos positivos da simulação clínica no ensino de enfermagem versam sobre a importância da simulação na preparação dos alunos para a prática clínica, favorecendo a correlação entre teoria, prática e o desenvolvimento do raciocínio crítico. Dentre os negativos, destacaram-se o nervosismo e a dificuldade em realizar as ações com os demais colegas observando.

Conclusão e Implicações para a prática

a simulação demonstrou ser uma ferramenta significativa e viável para o ensino em enfermagem. Recomenda-se que esta estratégia seja adotada a fim de contribuir na formação de profissionais reflexivos e aptos para prestar os cuidados sem erros, contribuindo para a segurança do paciente.

Palavras-chave:
Simulação; Ensino; Enfermagem

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