Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologias não invasivas de cuidado: contribuições das enfermeiras para a desmedicalização do cuidado na maternidade de alto risco

RESUMO

Objetivo:

Discutir o uso das tecnologias não invasivas de cuidado por enfermeiras obstétricas em uma maternidade de alto risco.

Método:

Estudo descritivo e qualitativo, com dez enfermeiras obstétricas que atuam no centro obstétrico de uma maternidade de alto risco de um hospital universitário do Rio de Janeiro. A coleta dos dados aconteceu em junho e julho de 2017, através de entrevista semiestruturada. O material foi submetido à análise de conteúdo.

Resultados:

As participantes utilizam as tecnologias não invasivas de cuidado sob a ótica das tecnologias do trabalho em saúde e na perspectiva da desmedicalização, configurando um processo de cuidar centrado no trabalho vivo e nas tecnologias leves. Desse modo, retiram do foco os procedimentos intervencionistas e desenvolvem um cuidado pautado na relação humana, na integralidade e no protagonismo feminino.

Conclusão:

Com essas tecnologias, as enfermeiras obstétricas introduzem um novo modo de produzir o cuidado nas maternidades de alto risco, contribuindo para a humanização da assistência e reconfiguração desses campos.

Implicações para a prática:

O uso dessas tecnologias impulsiona a mudança do modelo assistencial, a partir do enfoque no trabalho vivo e nas tecnologias leves em detrimento ao trabalho morto e à hegemonia centrada em procedimentos.

Palavras-chave:
Enfermagem obstétrica; Tecnologia; Mulher; Humanização da assistência

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com