Acessibilidade / Reportar erro

As forças familiares no contexto da dependência de substâncias psicoativas

Resumo

Objetivo:

Apreender a percepção dos familiares de dependentes de substâncias psicoativas sobre suas forças facilitadoras para lidarem de maneira positiva com as adversidades provenientes deste contexto.

Método:

Estudo qualitativo, descritivo, realizado entre Julho/2016 a Agosto/2017 no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de uma cidade do interior paulista, através de entrevista semiestruturada para coleta de dados. Participaram oito familiares de dependentes químicos. As entrevistas foram gravadas por áudio, transcritas e analisadas pela técnica de análise de conteúdo, categoria temática.

Resultados:

Os familiares reconheceram que suas forças facilitadoras perpassaram a religiosidade/espiritualidade, os sistemas de crenças, o apoio do serviço especializado de saúde mental e as amizades, enquanto rede de apoio social. As forças também dependeram da coesão e comunicação assertiva da família.

Conclusão:

As forças facilitadoras reconhecidas pelos familiares os auxiliaram a lidar positivamente com as adversidades no contexto da dependência química, fortalecendo a resiliência familiar.

Palavras-chave:
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Família; Relações Familiares; Saúde Mental; Resiliência Psicológica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com