Avaliação das competências andragógicas dos docentes do nível técnico de enfermagema a Artigo extraído da dissertação de mestrado intitulada: “Avaliação das competências andragógicas dos docentes do nível técnico de enfermagem”, Universidade Guarulhos, 2020, de autoria de Rejane Faria Habyak Prado sob a orientação da Professora Doutora Noélle de Oliveira Freitas.

Evaluación de las competencias andragógicas de los professores del nível técnico de enfermeira

Rejane Faria Habyak Prado Noélle de Oliveira Freitas Sobre os autores

Resumo

Objetivos

Identificar como o enfermeiro docente do nível técnico de enfermagem avalia suas competências andragógicas como facilitador de aprendizagem, para o exercício da docência.

Método

Estudo transversal com abordagem quantitativa, desenvolvido com 73 enfermeiros docentes, em 30 unidades de uma instituição de nível técnico de enfermagem do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados no período de setembro a dezembro de 2019. Foi aplicada a Escala de Classificação Autodiagnóstica de Competências para o Papel do Educador/Instrutor de Adultos. Foi utilizado teste Wilcoxon.

Resultados

Amostra predominantemente feminina (72,6%), com média de idade de 40,3 anos (DP=7,4) e tempo de atuação docente de 9,7 anos (DP=6,3). Os docentes consideraram que seu nível atual de competência encontra-se em moderado conhecimento para o desenvolvimento de cada competência, enquanto o nível que desejava atuar com adultos em processos de ensino e aprendizagem deveria estar em alto conhecimento.

Conclusão e implicações para a prática

Os docentes consideraram-se abaixo do nível desejado, em todos os itens avaliados nas competências andragógicas, como facilitadores de aprendizagem para o exercício da docência. O estudo apresenta grande relevância de inovação, pois não há disponível na literatura qualquer estudo que avalie as competências andragógicas dos docentes do nível técnico de enfermagem.

Palavras-chave:
Competência Profissional; Docentes de Enfermagem; Educação Profissionalizante; Educação em Enfermagem; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com