Dificuldades e facilidades da família para cuidar a criança com HIV/Aids

Dificultades y facilidades de la familia para cuidar los niños con VIH/Sida

Bruna Peres Pacheco Giovana Calcagno Gomes Daiani Modernel Xavier Camila Magroski Goulart Nobre Deise Ribeiro Aquino Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

Conhecer as dificuldades e facilidades da família para cuidar a criança com o vírus da imunodeficiência humana.

Métodos:

Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, em hospital no sul do Brasil, no segundo semestre de 2014. Participaram quinze familiares. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

Constatou-se como dificuldades da família para o cuidado à criança o sigilo do diagnóstico para a mesma, administração dos antirretrovirais, financeiras, hospitalizações, preconceitos e morte da mãe. Quanto às facilidades referiram o fato da criança aceitar o diagnóstico, obtenção de benefício, apoio da família, vizinhos e amigos.

Conclusão:

Espera-se sensibilizar aos profissionais da saúde/enfermagem que cuidam de crianças nessa condição para um novo olhar para seu familiar cuidador, garantindo-lhe acesso aos serviços de saúde e informações que os habilitem para o cuidado à criança.

Palavras-chave:
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Criança; Família; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com