Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do "horário do soninho" para redução de ruído na unidade de terapia intensiva neonatal

Efecto del "horario del sueño" para la reducción del ruido en la unidad de cuidados intensivos neonatal

Objetivo:

Identificar e comparar os Níveis de Pressão Sonora (NPS) no interior das incubadoras de UTIN com e sem a intervenção dos "horários do soninho".

Métodos:

Pesquisa quantitativa, descritiva realizada em UTIN de um hospital universitário. Utilizou-se dosímetro Quest 400 para a coleta de dados. A amostra constituiu-se de 261 horas de registros.

Resultados:

Os resultados indicam que nos horários determinados para a intervenção, os maiores níveis de pressão sonora equivalente médio (Leqmédio) foram 58,5 dBA na sala A e 53,1 dBA na B, fora desses períodos obteve-se um nível de ruído contínuo equivalente médio (Leqmédio) de 79,7 e 74,3 dBA, respectivamente.

Conclusão:

Nos períodos de intervenção os NPS estão em consonância ao recomendado pelos órgãos regulamentadores o que reforça a efetividade do "horário do soninho", porém os resultados demonstram a necessidade de melhorar o perfil acústico do micro e macro ambiente do neonato, visto que funcionam como um sistema interrelacionado.

Sono; Humanização da Assistência; Enfermagem Neonatal; Ruído; Recém-nascido


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com