Acessibilidade / Reportar erro

Educação permanente: discursos dos profissionais de uma unidade básica de saúde

Resumo

Objetivo:

Analisar os discursos dos profissionais de saúde acerca da Educação Permanente no cotidiano de uma unidade básica de saúde.

Método:

Qualitativo. Cenário: uma unidade básica de Belo Horizonte. Referencial: cotidiano de Agnes Heller com análise crítica de discurso. Entrevistas em profundidade com 25 profissionais.

Resultados:

Reciclagem, atualização, responsabilidade institucional, aprendizado contínuo, desacomodação e transformação, reveladas pelo vocabulário, interdiscurso, temporalidade, modalidade, avaliação e prática social institucional. Responsabilizam a instituição, mas valorizam a educação permanente para a transformação nos processos de trabalho e atenção aos usuários.

Considerações finais e Implicações para a prática:

A desacomodação proporciona ação-reflexão e mudanças na atenção aos usuários. Reciclar e atualizar relaciona readequação do profissional à atualização tecnológica, sem necessariamente provocar mudanças. Ampliar discussão com os profissionais sobre potência do cotidiano, para reconhecimento e valorização da educação permanente no cotidiano, como instrumento de mudança nas práticas sociais.

Palavras-chave:
Educação Permanente; Atenção Primária à Saúde; Gestão em Saúde; Aprendizagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com