Acessibilidade / Reportar erro

Identificação de Staphylococcus aureus em profissionais de enfermagem que cuidam de pessoas com HIV/AIDS* * O estudo foi extraído da tese: "Staphylococcus aureus em profissionais de enfermagem e as interfaces com a adesão às precauções-padrão" apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ano de defesa: 2015. A tese é parte do projeto “Prevalência de microrganismos sensíveis e resistentes em indivíduos com HIV/aids e profissionais de enfermagem”. Processo CNPq 476480/2012. Chamada Pública Universal 14/2012.

Identificación de Staphylococcus aureus en profesionales de enfermería que atienden a personas con VIH/SIDA

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a prevalência de colonização por Staphylococcus aureus na saliva e secreção nasal de profissionais de enfermagem que cuidam de pessoas com HIV/aids e identificar medidas de associação entre os colonizados e não colonizados com as variáveis demográficas e profissionais.

Métodos:

Estudo transversal com profissionais de enfermagem de cinco unidades. Amostras de saliva e secreção nasal foram obtidas em três momentos.

Resultados:

A prevalência de Staphylococcus aureus foi de 43,0%. Armazenamento da escova dental em compartimento fechado foi fator de risco para a colonização. Conhecimento sobre as precauções-padrão e participação em treinamento apresentaram-se como um fator de proteção para a não colonização.

Conclusão:

A prevalência de Staphylococus aureus na saliva e secreção nasal da equipe de enfermagem foi elevada. A adoção de medidas de prevenção e controle de microrganismos patogênicos são essenciais para a prática da enfermagem e segurança do paciente.

Palavras-chave:
Staphylococcus aureus; Resistência à meticilina; Recursos humanos de enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com