Accessibility / Report Error

A percepção dos usuários com diabetes sobre a estratégia de educação em grupos na promoção do autocuidado

La percepción de los usuarios con diabetes sobre la estrategia de educación en grupos en la promoción del autocuidado

Gisele de Lacerda Chaves Vieira Sumaya Giarola Cecílio Heloísa de Carvalho Torres Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Analisar a percepção dos usuários com diabetes Mellitus Tipo 2 sobre a estratégia de educação em grupos na promoção do autocuidado.

Métodos:

Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado entre janeiro de 2011 e setembro de 2012. A coleta de dados foi realizada com 12 usuários de uma Unidade Básica de Saúde que participaram da educação em grupos. Foram realizados dois grupos focais. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo temática.

Resultados:

As categorias evidenciadas pelo estudo (aprendizagem por meio da participação nos grupos; autocuidado em diabetes; superação de barreiras na busca de um estilo de vida saudável; abordagem dos sentimentos por meio da educação em grupos; e benefícios relacionados à participação nos grupos) demonstram que a estratégia de educação em grupo contribui para a aprendizagem e estimula as práticas de autocuidado em diabetes.

Conclusão:

A educação em grupo apresenta-se como uma estratégia efetiva para auxiliar pessoas com diabetes a conviver melhor com a sua condição.

Palavras-chave:
Educação em saúde; Estrutura de grupo; Conhecimento; Autocuidado; diabetes Mellitus

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com