Acessibilidade / Reportar erro
Escola Anna Nery, Volume: 10, Número: 1, Publicado: 2006
  • Ética na pesquisa de enfermagem Editorial

    Lisboa, Marcia Tereza Luz
  • Apresentação Fac-Símile

    Almeida Filho, Antonio José de; Baptista, Suely de Souza; Lopes, Gertrudes Teixeira
  • (Re)lembrando Elvira de Felic: gestos e falas de enfermeiras sobre o banho no leito, uma técnica/tecnologia de enfermagem Pesquisa

    Figueiredo, Nébia Maria Almeida de; Carvalho, Vilma de; Tyrrell, Maria Antonieta Rubio

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa sobre banho no leito, com os objetivos de identificar expressões verbais e caracterizar expressões não verbais durante a execução da atividade de banhar e de ser banhada.. A coleta de dados incluiu o registro de falas, gestos e expressões durante a Cena de Reflexão, uma dramatização do banho em sala de aula, com a participação de 32 enfermeiras e alunas de pós-graduação - mestrado. Os resultados indicaram dois núcleos de representações: o primeiro, "O Corpo que Toca e Fala"; e o segundo, "O Corpo que Toca e Cala". A Multireferencialidade, Subjetividade, Psicossociologia e as concepções de Nightingale, Figueiredo e Carvalho foram usadas como apoio teórico. Os resultados constataram dificuldades das enfermeiras em relação ao toque e ao corpo nu, durante o procedimento técnico, e também quando opinavam e defendiam, de fato, o próprio corpo e o toque como intermediadores de emoções, subjetividade, estética, sexualidade e sensualidade

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una investigación cuanti-cualitativa sobre el baño en el lecho, con los objetivos de identificar expresiones verbales y caracterizar expresiones no verbales durante la actividad de bañar y de ser bañada. La recolección de datos incluyó el registro de hablas, gestos y expresiones durante la Escena de Reflexión, una dramatización del baño en clase, con la participación de 32 enfermeras ya alumnas de posgrado (Maestría). Los resultados indicaron dos núcleos de representaciones: "El cuerpo que toca y habla" y "El cuerpo que toca y calla". La Multireferencialidad, Subjetividad, Psicosociología y las concepciones de Nightgale, Figueiredo Y Carvalho fueron usadas como soporte teórico. Se constató dificultades de las enfermeras en relación al toque y al cuerpo desnudo en el decurso del procedimento técnico, y también cuando opinaban y defendían, en realidad, el propio cuerpo y el toque como intermediadores de emociones, subjetividad, estética, sexualidad y sensualidad

    Resumo em Inglês:

    This is about a quantitative and qualitative research about the bath in the bed, with the objectives to identify verbal expressions and to characterize not verbal expressions during the execution of the activity to bathe and of being bathed. The collection of data included the register of speechs, gestures and expressions during the Scene of Reflection, a dramatization of the bath in classroom, with the participation of 32 nurses and students of Postgraduation - masters. The results had indicated two nuclei of representations: the first one, "the Body that Touchs and Speaks"; and the second one, "the Body that Touchs and Quiet". The Multireferentiality, Subjectivity, Psychosociology and the conceptions of Nightingale, Figueiredo and Carvalho had been used as theoretical support. The results had evidenced difficulties of the nurses in relation to the touch and to the naked body, during the technician procedure, and also when they thought and they defended, in fact, the proper body and the touch as intermediate of emotions, subjectivity, aesthetic, sexuality and sensuality.
  • Fatores que interferem na prevenção do sono e repouso de criança em Terapia Intensiva Pesquisa

    Paiva, Márcia Barbosa de; Souza, Célia Antunes C. de; Soares, Enedina

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo de caso com uma criança internada em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, cujo objetivo é descrever os fatores que interferem na preservação de seu sono e repouso. Utilizou-se como método, para a coleta de dados, observação direta, a partir dos procedimentos realizados e da maneira de cuidar da criança pela equipe multiprofissional. Os resultados denotam que o sono e o repouso foram interrompidos em intervalos de 25 minutos, evidenciando a necessidade e a privatização do sono e repouso nestas circunstâncias. Conclui-se que a assistência à criança que necessita de cuidados intensivos deve estar voltada para atender suas necessidades individuais, utilizando para tal uma abordagem humanística que implica na formação de conjuntos, na interdisciplinaridade dos profissionais, buscando a integralidade, a unicidade e a interdependência.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio de caso con un niño internado en Unidad de Terapia Intensiva Pediátrica, cuyo objetivo es describir los factores que interfieren en la preservación de su sueño y reposo. Se utilizó como método, para la colecta de datos, la observación directa, a partir de los procedimientos realizados y de la manera de cuidar del niño por el equipo profesional. Los resultados denotan que el sueño y el reposo fueron interrompidos en intervalos de 25 minutos, evidenciando la necesidad y la privatización del sueño y reposo en estas circunstancias. Se concluye que la asistencia al niño que necesita de cuidados intensivos debe estar dirigida para atender sus necesidades individuales utilizando una abordaje humanística que implica en la formación de conjuntos, en la interrelación de disciplinas de los profesionales, buscando la integralidad, la unicidad y la interdependencia.

    Resumo em Inglês:

    This study focused the case of a child admitted to hospital in an Intensive Therapy Paediatrics Unit, to identify factors that interfere on his sleep and rest. We used as method for data collection the participant observation, over the procedures done and the way of the child care in the multiprofessional team. The results denote that sleep and rest were interrupted in 25 minutes intervals, showing the need and the deprive of the sleep under those circumstances. We concluded that the assistance of children who needs intensive care must be looking for their individual necessities using for that an humanistic approach which implies in joints formation, professional interdisciplinarity, searching the wholeheartedly, the unit and interdependence.
  • O ser mãe de criança com doença crônica: realizando cuidados complexos Pesquisa

    Almeida, Maria Inez; Molina, Rosemeire Cristina Moretto; Vieira, Tereza Maria Mageroska; Higarashi, Ieda Harumi; Marcon, Sonia Silva

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem por objetivo compreender a experiência de assistência domiciliar prestada por mãe de criança com doença crônica e dependente de cuidados complexos. A pesquisa teve como eixo norteador a abordagem qualitativa. Para a análise e interpretação dos dados, optou-se pela abordagem metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os dados foram coletados nos período de janeiro a março de 2005, por meio de entrevista semi-estruturada com mães residentes em três municípios do Estado do Paraná. Foram informantes seis mães cuidadoras principais da criança dependente de cuidados complexos e que houvesse passado pela experiência de hospitalização nos últimos seis meses. Da realidade dessas mães cuidadoras domiciliares, desvelou-se toda a gama de dificuldades e os meios de enfrentamento encontrados por elas para lidarem com o cotidiano da assistência em seus lares, o que evidenciou a importância do papel educativo-assistencial do profissional enfermeiro para a efetivação desse processo.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tiene por objetivo comprender la experiencia de assistencia domiciliaria prestada por madre de niño con diagnóstico de enfermedad crónica, dependiente de cuidados complejos. La pesquisa se orientó por un enfoque cualitativo. Para el análisis y la interpretación de los datos, se optó por el enfoque metodológico del Discurso del Sujeto Colectivo (DSC). La recolección de los datos se llevó a cabo entre los meses de enero y marzo de 2005, a través de entrevistas semiestructuradas con madres que viven en tres municipios del Estado de Paraná. Las informantes eran seis madres, principales encargadas de los cuidados a niños dependientes de cuidados complejos, que habían pasado por la experiencia de hospitalización en los últimos seis meses. A partir de la realidad de essas madres, responsables por los cuidados en el hogar, quedó en evidencia una gran gama de dificultades, así como las formas encontradas para enfrentarlas en la asistencia a sus enfermos, lo cual demostró la importancia del papel educativo-asistencial del profesional de enfermería, para llevar a cabo ese proceso.

    Resumo em Inglês:

    The present study it has for objective to understand the experience of domiciliary assistance given by mother of child with chronic illness and dependent of complex cares. The research had as guide axle the qualitative boarding. For the analysis and interpretation of the data, was opted the methodological approach of the Collective Subject Speech (DSC). The data had been collected in the period between January and March of 2005, by half-structuralized interview with resident mothers of three cities of the State of Paraná. Six mainly mothers that takes care of their dependent children had been informing and that had passed for the experience of hospitalization in the last six months. Of the reality of these mothers, all kinds of difficulties was revealed and the ways of confrontation found by them for deal with the daily of the assistance in their homes, what had evidenced the importance of the educative-assistance role of the professional nurse for the effectuation of this process.
  • Assistência de enfermagem a paciente com fibrilação atrial Pesquisa

    Vanheusden, Lutgarde Magda Suzanne; Santoro, Deyse Conceição

    Resumo em Português:

    Este estudo tem por objetivo apresentar uma revisão atualizada sobre as questões que envolvem a assistência à paciente que desenvolve fibrilação atrial. Essa revisão discute a condição complexa dessa taquiarritmia que influencia a mortalidade, morbidade, abordando o seu elevado custo para o sistema de saúde. A assistência e o importante papel da educação para a enfermagem nessa área estão sendo discutidos. Como a prevalência da fibrilação atrial aumenta com a idade e o Brasil tem uma população idosa cada vez mais crescente, a enfermagem enfrenta atualmente o desafio para cuidar dessa população que apresenta necessidades variadas.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene por objetivo presentar una revisión actualizada sobre las cuestiones que envuelven la asistencia al paciente que desarrolla fibrilación atrial. Esa revisión discute la condición compleja de esa taquiarritmia que influencia la morbidad, mortalidad, enfocando el costo que es muy grande para el sistema de salud. Se discute también la asistencia y el importante papel de la educación para la enfermería en esa área. Como la prevalencia de la fibrilación atrial aumenta con la edad y como el Brasil tiene una población de ancianos cada vez más creciente, la enfermería, actualmente, enfrenta el desafío para cuidar de esa población que presenta necesidades variadas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to present an up to date revision about the assistance of the patient that develops atrial fibrilation. This revision raises the discussion on the complexity of atrial fibrillation that influences the mortality, morbidity, and the high cost for the health system. The assistance and the important paper of education of nursing on atrial fibrillation are here discussed. The population of Brazil is increasing in time and age consequently the prevalence of atrial fibrillation is also increasing. Thus, nursing faces the current challenge to take care of this specific population that presents varied necessities.
  • Circunstâncias histórico-sociais de criação da primeira escola de enfermagem no Vale do Paraíba - "Dom Epaminondas" Pesquisa

    Antunes, Ana Paula da Silva; Sanna, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    Estudo que se propõe a descrever as circunstâncias histórico-sociais de criação da Escola de Enfermagem Dom Epaminondas no Vale do Paraíba, e analisar as estratégias utilizadas para sua implantação. As fontes primárias, oriundas do acervo da instituição mantenedora da escola e do arquivo municipal, e as fontes secundárias, da biblioteca do município e do Espaço Cultural Mario Covas, tratadas por fichamento individual e agrupamento por similaridade e pertinência, resultaram em quatro agrupamentos temáticos: o Papel da Cidade no Tratamento da Tuberculose; a Influência da Igreja Católica na Saúde, Economia e Educação; O Papel da Enfermagem no Combate à tuberculose; e a Criação da Escola. Concluiu-se que a escola foi criada para atender às necessidades de qualificação de pessoal de enfermagem para fazer frente às mudanças na terapêutica da Tuberculose e, seguindo o modelo anglo-americano de formação, recrutar e manter mão-de-obra das alunas nos sanatórios de propriedade da entidade mantenedora da escola.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio se propone describir las circunstancias histórico-sociale, de creación de la Escuela de Enfermería Dom Epaminondas, el Valle do Paraíba - Estado de São Paulo Brasil, y analizar las estrategias utilizadas para su implantación. Las fuentes primarias, oriundas del acervo de la institución mantenedora de la escuela del arquivo municipal, y las fuentes secundarias, de la biblioteca del municipio del Espacio Cultural Mario Covas, clasificadas y agrupadas por semejanza y pertinencia, resultaron en cuatro agrupamientos temáticos: El Papel de la Ciudad en el Tratamiento de la Tuberculosis; la Influencia de la Iglesia Católica en la Salud, Economía y Educación; El Papel de la Enfermería en el Combate a la Tuberculosis; y la Creación de la Escuela. Se concluyó que la escuela fué creada para atender a las necesidades de calificación del personal de enfermería para hacer frente a los cambios en los tratamientos de la tuberculosis y, seguir el modelo angloamericano de formación, reclutar y mantener la mano de obras de las alumnas en los sanatorios de propiedad entidad mantenedora de la escuela.

    Resumo em Inglês:

    Study that proposes to describe the historical and social circumstances of the creation of the Dom Epaminondas Nursing School in the Vale do Paraíba (São Paulo Brazil), and to analyze the strategies used for its implantation. The primary sources, found in the heritage of the school's support institution and in the city archive, and the secondary sources, from the library of the city and of the Espaço Cultural Mario Covas, treated by individual recorded and grouping for similarity and relevancy, had resulted in four thematic groupings: the Role of the City in the Treatment of the Tuberculosis; the Influence of the Catholic Church in the Health, Economy and Education; The Role of the Nursing in the Combat to the tuberculosis; and the Creation of the School. It was concluded that the school was created to take care of to the necessities of nursing staff qualification to face the changes in the therapeutical treatment of the Tuberculosis and, following the Anglo-American model of formation, to enlist and to keep man power of the pupils in the sanatoriums of the support entity of the school.
  • Aspectos da formação Profissional na escola de enfermagem Alfredo Pinto (1943-1949) Pesquisa

    Bessa, Marina do Nascimento; Amorim, Wellington Mendonça de

    Resumo em Português:

    O objeto deste estudo é o acesso ao curso e as adaptações curriculares durante a reorganização do ensino profissional de enfermeiros e enfermeiras na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), na primeira metade da gestão de Maria de Castro Pamphiro (1943- 1949). Objetivos: Identificar as formas e modos de acesso ao curso de enfermeiras e enfermeiros da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, no período de 1943 a 1949; e analisar o currículo nessa escola e suas adaptações frente às exigências de ensino teórico e prático na formação do enfermeiro, nesse período. Estudo histórico-social realizado de 2003 a 2005 e baseado em análise de documentos escritos do Arquivo Setorial da EEAP / UNIRIO e da literatura existente sobre o tema. Os resultados evidenciaram que a Diretora utilizou estratégias que foram além das exigidas pelo regulamento de 1942, para garantir o acesso ao curso de enfermagem e elevar a qualidade de ensino da EEAP aproximando seu currículo daquele que seria exigido pela Lei 775/49.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es el acceso al curso y las adaptaciones curriculares durante la reorganización de la instrucción profesional de enfermeros y enfermeras en la Escuela de Enfermería Alfredo Pinto (EEAP), en la primera mitad de la gestión de Maria de Castro Pamphiro (1943-1949). Objetivos: Identificar las formas y modos de acceso al curso de enfermeras y enfermeros de la Escuela de Enfermería Alfredo Pinto, en el periodo de 1943 a 1949; y analizar el currículo en esa escuela y sus adaptaciones frente a las exigencias de enseñanza teórica y práctica en la formación del enfermero, en ese periodo. Estudio histórico-social realizado de 2003 al 2005 y basado en el análisis de documentos escritos del Arquivo Sectorial de la EEAP de la UNIRIO y de la literatura existente sobre el tema. Los resultados evidenciaron que Maria de Castro Pamphiro utilizó estrategias que fueron más allá de las exigidas por el reglamento de 1942 para asegurar el acceso al curso de enfermería y elevar la calidad de la enseñanza de la EEAP, aproximando el curriculo de aquel que sería exigido por la Ley 775/49.

    Resumo em Inglês:

    The object of this study is the access to the course and curricular adaptations during the reorganization of the professional education of nurses in the Alfredo Pinto Nursing School (EEAP), in the first half of the management of Maria de Castro Pamphiro (1943- 1949). Objectives: To identify the forms and ways of access to the course of nurses in the Alfredo Pinto Nursing School, in the period between 1943 and 1949; and to analyze the curriculum in this school and its adaptations front to the requirements of the theoretical and practical education in the formation of these nurses, in this period. Historical- social study carried through from 2003 till 2005 and based in document analysis of the Sectorial Archive of EEAP/UNIRIO and existing literature about the subject. The results had evidenced that the Director used strategies that had been beyond the demanded ones for the 1942 regulation, to guarantee the access to the nursing course and to raise the quality of education of the EEAP being approached its resume of that would be demanded by Law 775/49.
  • Principais razões que motivam os candidatos de nível técnico a uma vaga na profissão de Enfermagem Pesquisa

    Backes, Dirce Stein; Backes, Marli T. Stein; Siqueira, Hedi C. Heckler de; Erdmann, Alacoque Lorenzini

    Resumo em Português:

    Objetivamos com este estudo analisar as principais razões que motivam os candidatos, de nível técnico, a uma vaga na profissão de enfermagem, à luz das considerações da Teoria de Watson. O estudo foi realizado em um empreendimento da saúde, localizado na cidade de Pelotas, na Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul, entre os meses de setembro/2004 e fevereiro/2005, com a participação de 55 candidatos a uma vaga para atuar na referida instituição. Os relatos demonstraram que o "ambiente de cuidado" possuiu forte influência na escolha da profissão de enfermagem. Enquanto alguns mencionam a influência de algum familiar trabalhando na área, outros expressaram uma forte tendência de "ajudar o outro" e/ou se identificaram com a profissão ao acompanharem algum familiar no processo de internação hospitalar. Em suma, a expressão do cuidado como conhecimento específico e desejo de "ajudar os outros" pôde ser identificado entre os principais motivos.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivamos con este estudio analizar las principales razones que motivan los candidatos, de nivel técnico, a un puesto en la profesión de enfermería, a la luz de las consideraciones de la Teoria de Watson. El estudio fué realizado en un emprendimiento de salud, ubicado en la ciudad de Pelotas, Zona Sur del Estado de Rio Grande do Sul, entre los meses de septiembre/2004 y febrero/2005, con la participación de 55 candidatos a un puesto para actuar en la referida institución. Los relatos demuestran que el "ambiente del cuidado" tuvo fuerte influencia en la elección de la profesión de enfermería. Mientras algunos mencionan la influencia de algún familiar trabajando en el área, otros expresaron una fuerte tendência de "ayudar al outro" y/o se identificaron con la profesión al acompañar algún familiar en el proceso de internación hospitalar. En suma, la expresión de cuidado como conocimiento específico y deseo de "ayuda los otros" puede ser identificado entre los principales motivos.

    Resumo em Inglês:

    We objectify with this study to evaluate the main reasons that motivate the candidates, of technician level, to a vacant in the nursing profession, according to the Watson Theory. The study was carried through in an enterprise of health, located in the city of Pelotas, in the South Zone of the State of Rio Grande do Sul, between the months september/2004 and february/2005, with the participation of 55 candidates to a vacant to act in the cited institution. The report had demonstrated that the "environment of care" has b influence in the choice of the nursing profession. While some of them mention the influence of some relative working in the area, others had expressed one b trend "to help the other" and/or they identified themselves with the profession when they escorted some relative in the process of hospital internment. In short, the expression of the care as specific knowledge and desire "to help the others" could be identified among the main reasons.
  • Violência do cotidiano e no trabalho de enfermagem: apreensões e expectativas de alunos de um curso de graduação em Enfermagem do Rio de Janeiro Pesquisa

    Lisboa, Marcia Tereza Luz; Moura, Francimar de Jesus Moreira de; Reis, Lidiane Dias

    Resumo em Português:

    Pesquisa de abordagem quantitativa, teve por objetivos: identificar as expectativas dos alunos de enfermagem sobre a violência do cotidiano; descrever as apreensões dos alunos de enfermagem sobre a violência no trabalho de enfermagem. A partir da aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ), a pesquisa foi realizada com a participação de 52 alunos do 3º período letivo do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia da EEAN/UFRJ. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com 14 perguntas abertas sobre as expectativas profissionais em relação ao significado da violência; à violência no cotidiano do aluno de enfermagem; e à violência no trabalho de enfermagem. Nos resultados, 62,9% dos alunos tinham como significação da violência, a agressão física; 57,7% afirmaram que a enfermagem é uma profissão de alto risco; e as cinco expressões escolhidas pelos alunos que melhor retratam a violência no trabalho da enfermeira foram: a falta de condições de trabalho, o cliente agressivo, trabalho em locais perigosos, baixos salários e abuso sexual.

    Resumo em Espanhol:

    Inverstigación de enfoque cuantitativo, tuvo por objetivos: identificar las expectativas de los alumnos de enfermería sobre la violencia del cotidiano; y describir las aprehensiones de ellos acerca de la violencia en el trabajo de enfermería. A partir de la aprobación por el Comité de Ética en Pesquisa de la Escuela de Enfermería Anna Nery / HESFA / Universidad Federal de Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) Brasil, la investigación fue realizada con 52 alumnos del 3º período lectiva del Curso de Pregado en Enfermería y Obstetricia de la EEAN/UFRJ. Para la recolección de datos, fué utilizado un cuestionario con 14 preguntas abiertas respecto a las expectativas profesionales en relación al significado de la violencia; a la violencia en el cotidiano del alumno de enfermería; y a la violencia en el trabajo de enfermería. En los resultados, 62,9% de los alumnos tenian, como significado de la violencia, la agresión física; 57,7% afirmaron que la enfermería es una profesión de alto riesgo; y las cinco expresiones elegidas por los alumnos,que mejor describen la violencia en el trabajo de enfermería, fueron: carencia de condiciones de trabajo, cliente agresivo, actuación en locales peligrosos, bajos salarios y abuso sexual.

    Resumo em Inglês:

    Quantitative research, that had as objectives: to identify the expectations of the students of nursing on the violence of the everyday; to describe the apprehensions of the students of nursing on the violence in the nursing work. From the approval of the Committee of Ethics in Research of the Anna Nery School of Nursing of the Federal University of Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ), the research was carried through with the participation of 52 students from the 3rd period of the Graduation in Nursing and Obstetricses Course of the EEAN/UFRJ. For the data collection a questionnaire was used with 14 opened questions about the professional expectations related to the meaning of the violence; to the violence in the everyday of the nursing student; and to the violence in the nursing work. In the results, 62.9% of the students had as meaning of the violence, the physical aggression; 57,7% had affirmed that the nursing is a profession of high risk; and the five expressions chosen for the students who better portray the violence in the work of the nurse had been: the lack of work conditions, the aggressive customer, work in dangerous places, low wages and sexual abuse.
  • O impacto do álcool na mortalidade em acidentes de trânsito: uma questão de saúde pública Pesquisa

    Abreu, Angela Maria Mendes; Lima, José Mauro Braz de; Lima, José Mauro Braz de

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou relacionar a mortalidade em acidentes de trânsito, no período de dezembro de 2001 a fevereiro de 2002, na cidade do Rio de Janeiro, com a taxa de álcool apresentada no sangue. Foram levantados, no Instituto Médico Legal, 267 prontuários de vítimas fatais de trânsito. Evidenciou-se a mortalidade diretamente acentuada em pessoas em idade produtiva. Observou-se que, do total, 88 vítimas (32,9%), realizaram teste de alcoolemia, e desses 33% foram positivos (a partir de 0,6g/l no sangue) e 67% apresentaram alcoolemia negativa. Ao correlacionar alcoolemia positiva com o local de óbito, observou-se que 42,2% foram provenientes de via pública e 16,6% de hospital. Houve níveis significativos de alcoolemia em atropelamento, colisão e queda de moto. Evidenciou-se aumento de acidentes nos feriados e fins de semana. A pesquisa mostrou que 70,9% das vítimas apresentaram níveis de alcoolemia entre 1,0 e mais que 2,0g/l no sangue, caracterizando o abuso do álcool com os acidentes de trânsito.

    Resumo em Espanhol:

    El studos objetivó relacionar la mortalidad de los accidentes de tránsito, en el período de diciembre de 2001 a febrero de 2002, en la ciudad de Rio de Janeiro, en Brazil, com el índice de alcohol presentado en la sangre. Fueron levantados, en el Instituto Médico Legal, 267 prontuarios de víctimas fatales de tránsito. Fue evidenciada la mortalidad directamente acentuada en personas en edad productiva. Fué observado que del total, 88 víctimas (32.9%) hicieron prueba de alcoholemía,, de los cuales 33% había sido positiva (de 0.6 g/l en la sangre) y el 67% habían presentado alcoholemía negativa. Cuando fue correlacionado alcoholemía positiva con el lugar de la muerte, fue observado que 42.2% provinieron de via pública y 16.6% de hospital. Hubo niveles significativos de alcoholemía en atropellamientos, colisíon y caída de moto. El aumento de accidentes fue evidenciado en los días de fiesta y los fines de semana. La investigación demostró que 70.9% de las víctimas presentaron niveles de alcoholemía entre 1.0 y más que 2.0 g/l en la sangre, caracterizando el abuso del alcohol con los accidentes de tránsito.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the study was to relate the mortality of traffic accidents to the blood-alcohol level, in Rio de Janeiro City, in Brazil, between December 2001 and February 2002. The files of 267 victims of traffic accidents were obtained from the from Medical Legal Institute in Rio de Janeiro. It was observed that the mortality was greater for people in their early productive life. Only 88 victims (32% of the total) were submitted to blood-alcohol testing, which revealed that 33% of them tested positive (above 0.6% g/l of alcohol in the blood), and 67% tested negative. Correlating the positive results of the blood-alcohol test with the location of death, it was noted that of 42.2% died in a public street while 16.6% died in a hospital. A significant percentage of the drivers who struck pedestrians with their cars, collided with other cars, or fell from motorcycles test positive for alcohol. An increase in the number of accidents during weekends and holidays was also noticed. The research showed that 70.9% of the victims presented blood-alcohol levels between 1.0 and 2.0 g/l, which links alcohol abuse to traffic accidents.
  • Cobertura vacinal dos profissionais de um curso de especialização em Saúde da Família do Piauí Pesquisa

    Araújo, Telma Maria Evangelista de; Paz, Elizabete Pimenta Araújo; Griep, Rosane Harter

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo avaliar a cobertura vacinal dos alunos de um Curso de Especialização em Saúde da Família do Piauí. A população do estudo foi constituída por todos os 43 alunos da turma: 19 enfermeiros, 13 médicos e 11 cirurgiões-dentistas. Os dados foram coletados em 2004, utilizando-se questionários auto-aplicáveis. Encontrou-se uma cobertura vacinal de 81,3% para hepatite B, 76% para a vacina antiamarílica e 65,1% para dT. Além disso, 25 alunos (58,1%) relataram desconhecimento acerca das vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Os resultados mostraram que esses profissionais de saúde não estão adequadamente vacinados, reforçando a necessidade da implantação de uma política sistemática de imunização para eles, tendo como base as normas preconizadas pelo PNI.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tiene como objetivo evaluar la protección vacunal de los estudiantes de un Curso de Especialización en salud de la Familia de Piauí-Brasil. La problación del estudio fue constituida por todos los 43 alumnos de la Turma: 19 enfermeros, 13 médicos y 11 cirujanos dentitas. Los datos fueron recolectados en 2004, usándose cuestionarios autoaplicables. Fue encontrada una protección vacunal de 81,3% para hepatitis B, 76% para la fiebre amarilla y 65,1% para dT. Además de eso, 25 estudiantes (58,1%) relataron ignorancia acerca de las vacunas preconizadas por el Programa Nacional de Inmunización (PNI). Los resultados revelaron que esos profesionales de saul no están adecuadamente vacunados, reforzando la necesidad de la impantación de una política sistemática de inmunización para ellos, teniendo como base las normas preconizadas por el PNI.

    Resumo em Inglês:

    This study has as objective to evaluates the vacinal covering of the professionals of a Specialization Course in Family Health of Piauí. The study population was constituted by all the 43 students of the group, which are 19 male nurses, 13 doctors and 11 surgeons dentists. The data were collected in 2004, being used auto-applicable questionnaires. Was met a covering vacinal of 81,3% for hepatitis B, 76% for the vaccine yellow fever and 65,1% for dT. Besides 25 students (58,1%) they told unknowledge concerning the vaccines extolled by PNI. The results shown that these professionals of health are not appropriately vaccinated, reinforcing the need of the implantation of a systematic politics of immunization for these professionals, tends as base the norms extolled by PNI.
  • Atuação gerencial do enfermeiro na perspectiva dos recém-egressos do curso de enfermagem Pesquisa

    Martins, Vanessa Alves; Nakao, Janete Rodrigues da Silva; Fávero, Neide

    Resumo em Português:

    Na prática profissional, os enfermeiros concentram-se na função administrativa distanciando-se do cuidado direto ao paciente. Articular essas dimensões está difícil. Essa dificuldade talvez se deva ao despreparo do enfermeiro e a maneira desarticulada com que as instituições de ensino abordam esses conteúdos e os relacionam com a prática cotidiana do trabalho. O trabalho apresentado é um estudo descritivo, na forma "pesquisa de opinião" que busca conhecer a opinião de um grupo de pessoas acerca de um assunto. Foram realizadas entrevistas com alunos egressos do curso de enfermagem (2002), que ainda não estejam atuando na prática profissional com o objetivo de verificar como eles vêem a atuação gerencial do profissional enfermeiro e como eles avaliam o conhecimento adquirido na escola sobre as questões gerenciais. Os resultados demonstram que existe uma dicotomia entre assistência e gerencia em enfermagem tanto no mercado de trabalho como durante a formação profissional.

    Resumo em Espanhol:

    En la práctica profesional, los enfermeros se concentran en la función administrativa distanciándose del cuidado directo al paciente. Articular esas dimensiones es difícil. Esa dificultad tal vez se deba a la falta de preparación acadêmica del enfermero y la manera desarticulada como las instituciones de enseñanza abordan esos contenidos y los relacionan con la práctica cotidiana del trabajo. El presente trabajo es un estúdio descriptivo de tipo de "investigación de opinión" que busca conocer la opinión de un grupo de personas acerca de un asunto. Fueron realizadas entrevistas con alumnos egresados del curso de enfermería (2002) que aun no están laborando en la práctica profesional, con el objetivo de verificar como ellos ven la actuación administrativa del profisional enfermero y como ellos evalúan el conocimeinto adquirido en la escuela sobre las cuestiones gerenciales. Los resultados demuestran que existe una dicotomía entre assistencia y gerencia en enfermería tanto en el mercado de trabajo y durante la formación profesional.

    Resumo em Inglês:

    In their professional practice, nurses are concentrated on administrative functions, thus taking distance from direct patient care. The articulation of these functions is difficult, perhaps due to the lack of preparation among nurses and the disjointed way in which teaching institutions deal with these contents and establish a relation with daily work practice. This descriptive study takes the form of an "opinion poll", aimed at finding out people's opinions about a certain issue. We carried out interviews with graduating nursing students (2002) who had not entered professional practice yet, with a view to verifying their opinion on management activities of clinical nurses and how they evaluate the knowledge about management issues acquired during the course. Results demonstrate that a dichotomy between nursing care and management is present in the labor market as well as in professional formation.
  • Refletindo sobre liderança em Enfermagem Reflexão

    Ribeiro, Mirtes; Santos, Sheila Lopes dos; Meira, Taziane Graciet Balieira Martins

    Resumo em Português:

    Este estudo refletiu sobre as diversas formas de liderança. A liderança envolve relação interpessoal. A comunicação é indispensável nesse processo, pois através dela o enfermeiro troca conhecimento, organiza seu serviço, traçando objetivos junto a sua equipe. No exercício da liderança, o profissional deve propiciar um ambiente favorável para a execução das atividades no cotidiano de trabalho. A liderança torna-se essencial para a profissão, pois ter aptidão para comunicar, solucionar conflitos e ter iniciativa são atributos que contribuem para o cuidar.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio reflexionó sobre las diversas formas de liderazgo. El liderazgo envuelve relación interpersonal. La comunicación es indispensable en ese proseso, pués através de ella el enfermero cambia el conocimiento, organiza su servicio trazando objetivos junto a su equipo. En el ejercicio del liderazgo, el profesional debe propiciar un ambiente favorable para la ejecución de las actividades en el cotidiano de trabajo. El liderazgo es esencial para la profesión, requiere actitud para comunicar, solucionar conflictos y tener de una iniciativa, son atributos que contribuyen para el cuidar.

    Resumo em Inglês:

    This study reflected on the diverse ways of leadership. The leadership involves interpersonal relationship. The communication is indispensable in this process, therefore through it the nurse exchanges knowledge, it organizes the nurses' service, tracing objective with the team. In the exercise of the leadership, the professional must propitiate a favorable environment for the execution of the activities in the daily work. The leadership becomes essential for the profession, therefore to have aptitude to communicate, to solve conflicts and to have initiative are attributes that contribute for the take care.
  • Ética na formação profissional: uma reflexão Reflexão

    Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa; Marques, Maria de Fátima Cardoso; Barroso, Maria Grasiela Teixeira

    Resumo em Português:

    Inquietações sobre os valores éticos, enfocando a ética e o ser humano nos impulsionou a desenvolver o presente trabalho, cujo objetivo é refletir sobre as questões éticas da atualidade e suas implicações na formação profissional. Para embasar nossas reflexões, buscamos a literatura pertinente sobre o assunto e destacamos nossos comentários em dois subtemas: implicações éticas na desigualdade social e desafios para resgatar a ética. Destacamos o pensamento de que a ética na sociedade atual encontra-se disseminada e pouco consistente diante da deturpação de valores, portanto, cabe ao futuro profissional questionar e revisar suas ações, constantemente, com o intuito de resgatar valores humanos voltados para o respeito e a solidariedade. Diante do exposto, consideramos estar na ética a luz para guiar as mudanças em nossa sociedade, que poderão servir de base para construir uma sociedade mais justa e digna para todos.

    Resumo em Espanhol:

    Inquietudes sobre los valores éticos, que enfocan la ética y el ser humano nos ha impulsionado a desarrollar el presente trabajo, cuyo objetivo es pensar las cuestiones éticas de la actualidad y sus implicaciones en la formación profesional. Para fundamentar nuestras reflexiones, buscamos la literatura pertinente sobre el asunto y destacamos nuestros comentários en dos subtemas: implicaciones éticas en la desigualdad social y desafíos para resgatar la ética. Destacamos el pensamiento de que la ética en la sociedad actual se encuentra diseminada y poco consistente delante de la distorsión de valores, por lo tanto, cabe al futuro profesional cuestionar y revisar sus acciones, constantemente, con el intento de rescatar valores humanos para el respeto y la solidaridad. Com base en lo expuesto, consideramos estar en la ética la luz para guiar cambios en nuestra sociedad, que podrán servir de base para construir una sociedad más justa y digna para todos.

    Resumo em Inglês:

    Anxiety about ethical values, focusing the ethics and the human being impelled us to develop the present work, whose objective is to think about the ethical subjects of the current time and their implications in the professional formation. To base our reflections we looked for the literature pertinent on the subject and we detached our comments in two sub-themes: ethical implications in the social inequality and challenges for to rescue the ethics. We made salient the thought that the ethics in the current society it's disseminated and little solid before the corruption of values, therefore, it falls to the professional future to question and to revise their actions, constantly, with the intention of rescuing human values gone back to the respect and the solidarity. Before the exposed, we considered to be in the ethics the idea to guide the changes in our society, that it may serve as base to build a fairer society and deigns for all.
  • Assistência pré-natal no Programa Saúde da Família Revisão Crítica

    Duarte, Sebastião Junior Henrique; Andrade, Sônia Maria Oliveira de

    Resumo em Português:

    Estudo realizado sobre a assistência pré-natal através do Programa Saúde da Família, com objetivo de descrever as ações do Enfermeiro na atenção ao pré-natal. Realizou-se revisão de literatura quanto às dimensões da assistência de enfermagem inseridas na saúde da mulher. Os resultados encontrados apontam para a multidimensionalidade da atuação do enfermeiro, destacando-se, além da atuação técnica, a interação promovida por ele entre as gestantes e demais membros da equipe e o acolhimento propiciador do estabelecimento de vínculo de confiança e credibilidade por parte das gestantes e conseqüente adesão ao pré-natal.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio realizado sobre la asistencia prenatal a través del Programa Salud de la Família, con el objetivo de describir las acciones del Enfermero en la atención al prenatal. Se ha revisado literatura cuanto a las dimensiones de la asistencia de enfermería en la salud de la mujer. Los resultados encontrados indican para la multidimensionalidad de la actuación del enfermero, destacándose, además de la actuación técnica, la inteacción por él promovida entre la embarazada y demás miembros del equipo y la recepción ofrecida para establecimiento del vinculo de confianza y credibilidad por parte de las embarazadas y una consecuente adesión al prenatal.

    Resumo em Inglês:

    Study about the prenatal assistance through the Program Health of the Family, with objective to describe the actions of the Nurse in the attention to the prenatal. Was put into practice a revision of the literature about the dimensions of the nursing assistance inserted in the health of the woman. The results that was found, point to a multidimensionality of the performance of the nurse, being distinguished, beyond the technique performance, the interaction promoted by the nurse between the pregnant women and others members of the team and the propitiator shelter of the establishment of reliable bond and credibility on the part of the pregnant women and consequence adhesion to the prenatal.
  • Conhecimento em HIV/AIDS de 1998 a 2005: estudos publicados em períodicos de Enfermagem Revisão Crítica

    Araújo, Maria Alix Leite; Araújo, Thelma Leite de; Damasceno, Marta Maria Coelho

    Resumo em Português:

    A pesquisa em enfermagem contribui para o fortalecimento da profissão e para a elaboração de um corpo de conhecimentos especializados, específicos e atualizados, buscando torná-la de relevância social. Deve ser analisada visando refletir sobre o conhecimento de maneira a torná-lo mais adequado. Teve-se por objetivo analisar pesquisas publicadas em seis periódicos de enfermagem Qualis internacional no período de 1998 a 2005. Foram encontrados 40 estudos, realizados predominantemente na Região Sudeste, derivados de teses e dissertações e de autoria de docentes. A temática privilegiada foi a vivência e convivência dos portadores de HIV/AIDS. Conclui-se pela necessidade de expansão da abrangência das pesquisas, buscando atender as exigências da área.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación en enfermería contribuye para el fortalecimiento de la profesión y para la elaboración de un cuerpo de conocimientos especializados, específicos y actualizados, buscando tornala de importancia social. Debe ser analizada con vistas a reflexionar el conocimiento para tornarlo más adecuado. Se tuvo por objetivo analisar investigaciones publicadas en seis periódicos de enfermería internacional, en el período de 1998 a 2005. Fueron encontrados 40 estudios, realizados predominantemente en la región sureste, derivados de tesis y disertaciones de autoría de docentes. La temática privilegiada fué experiencia y convivencia de los portadores de VIH/SIDA. Se concluye por la necesidad de expansión de la abrangencia de las investigaciones, buscanco atender a los requisitos del área.

    Resumo em Inglês:

    The research in nursing contributes for the profession strengthening and for the elaboration of specialized, specific and updated knowledge body, turning it to social relevance. It must be analyzed to ponder about knowledge in a way to make it more suitable. The goal was to analyze researches published in six nursing periodicals - Qualis International - from 1998 to 2005. 40 studies were found, mainly accomplished in the Southeastern Region, originated from tests and essays by teachers' authorship. The privileged set of themes was life experience and company of HIV/AIDS carriers. It was decided for the necessity of the researches scope expansion, in order to assist the area demands.
  • Grupos realizados por enfermeiros na área de saúde mental Revisão Crítica

    Spadini, Luciene Simões; Mello e Souza, Maria Conceição Bernardo de

    Resumo em Português:

    Este artigo teve por objetivo realizar uma revisão da literatura nacional sobre o trabalho em grupos realizados por enfermeiros na área de saúde mental, no período de janeiro 1994 a abril de 2004. A identificação das fontes foi realizada através dos sistemas informatizados de busca Literatura Latino-Americana de Ciências da Saúde (LILACS) e o Banco de Dados Bibliográficos da USP - Catálogo On-line Global (DEDALUS). Foram encontrados 38 trabalhos, 17 da área de enfermagem e seis especificamente sobre o trabalho em grupo realizado por enfermeiros na área de saúde mental. Os seis artigos foram analisados segundo: o tipo de grupo; a coordenação; os integrantes; local e objetivo da formação. Constatou-se que há a necessidade do preparo do enfermeiro para a realização dessa atividade, diante da relevância dessa estratégia para a assistência de enfermagem em saúde mental. Há a necessidade de novas publicações mediante ao número pequeno de publicações sobre a temática.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tuvo por objetivo realizar una revisión de la literatura nacional sobre el trabajo en grupos realizados por enfermeros en el área de salud mental, en el período de enero de 1994 a abril de 2004. La identificación de las fuentes fue realizada a través de los sistemas informatizados de búsqueta Literatura Latinoamericana de Ciencias de la Salud (LILACS) y el Banco de Datos Bibliográficos de la USP - Catálogo on-line Global (DEDALUS). Fueron encontrados 38 trabajos, 17 del área de enfermería y seis específicamente sobre el trabajo en grupo realizado por enfermeros en el área de salud mental. Los seis artículos fueron analizados según: el tipo de grupo; la coordinación; los integrantes; local y objetivo de la formación. Se constató que existe la necesidad de la preparación del enfermero para la realización de esa actividad, delante de la relevancia de esa estrategia para la asistencia de enfermería en salud mental. Existe la necesidad de nuevas publicaciones mediante al número pequeño de publicaciones sobre la temática.

    Resumo em Inglês:

    This article had the purpose of to carry out a national literature revision about work in groups carried out by nurses in the mental health field, in the period between January of 1994 and April of 2004. The identification of the sources was carried out through the computerized systems of search Latin American Literature of Health Science (LILACS) and the Bibliographical Data Base from USP - Global Online Catalogue (DEDALUS). It had been found 38 paper works, 17 in the nursing field and six specifically about the work in group carried out by nurses in the mental health field. The six articles had been analyzed according to: type of group; coordination; the integrants; place and objective of the formation. It was evidenced that it has the necessity of the preparation of the nurse for the accomplishment of this activity, face to the relevance of this strategy for the assistance of nursing in mental health. It has the necessity of new publications about this thematic because of the small number that are available nowadays.
  • Grupos na enfermagem: classificação, terminologias e formas de abordagem Revisão Crítica

    Simões, Fabiana Verdan; Stipp, Marluci Andrade Conceição

    Resumo em Português:

    Este artigo retrata as diversas terminologias utilizadas para os trabalhos de grupos realizados por enfermeiros e contextualiza as formas de abordagens utilizadas em estudos de enfermeiros sobre as atividades grupais. Aborda as seguintes terminologias: grupos operativos e seus campos de atuação, grupos com pacientes somáticos, grupos interdisciplinares homogêneos, grupos de convivência, grupos focais e grupos de convergência. As terminologias existentes são pautadas de acordo com objetivos mais definidos de atuação do grupo, onde, na verdade, todas se encaixam no conceito de grupo operativo, como uma classificação dessas atividades grupais. Sobre as formas de abordagem relacionadas a essas atividades, são descritas: grupos como processo educativo em saúde, grupos como tecnologia e como estratégia. Entre as citadas, a visão do grupo como estratégia, segundo os autores, permite ampliar o significado de atuação do trabalho de grupo e sua importância como ferramenta de trabalho para o profissional enfermeiro.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata de las variadas terminologías utilizadas para los trabajos de grupos realizados por enfermeros y contextualiza las formas de enfoques empleadas en estudos de enfermeros sobre las actividades grupales. Enfoca las siguientes terminologías: grupos operativos y sus campos de actuación, grupos con pacientes somáticos, grupos interdisciplinarios homogéneos, grupos de convivir, grupos focales y grupos de convergencia. Las terminologías que hay son pautadas de acuerdo con objetivos más definidos de actuación del grupo, donde, en verdad, todas se encajan en el concepto de grupo operativo, como una clasificación de actividades grupales. Sobre las formas de abordaje que tienen relación con esas actividades, son descriptas: grupos como proceso educativo en salud, grupos como tecnología y como estrategía. A lo mejor, la visión del grupo como estrategía, de acuerdo con los autores, puede crecer su significado de actuación del trabajo de grupo y su importancia como herramienta de trabajo para el profesional enfermero.

    Resumo em Inglês:

    This study defines different terminologies used in group work carried out by nurses and contextualises lines of approaches used in nurse's studies about group activities. If approaches the following terminologies: Operatives groups and their respective action areas, group of somatic patients, homogeneous interdisciplinary groups, interactive groups, focal groups and convergence groups. The objectives of the existing terminologies are focused on their objectives, where in reality all terminologies fit in the concept of operative groups as a classification of such. The following approaches related to those activities are described as follows: Health Education Groups and Technology and Strategy Groups. Among the ones cited above, the focus on the strategy groups, according to their authors, allows for a better group performance and its importance as a work tool for the professional nurse.
  • A (Con)vivência do cliente frente à disfunção erétil: uma contribuição da sociopoética para o cuidado de enfermagem no perioperatório Resumo De Dissertação De Mestrado

    Duque, Castorina da Silva; Araújo, Sílvia Teresa Carvalho de
  • Adeus à nossa professora: perde a Escola de Enfermagem Anna Nery / UFRJ Comunicação Breve

    Tyrrell, Maria Antonieta Rubio; Pedro, Maria Cecilia Cordeiro; Porto, Isaura Setenta
Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com