Acessibilidade / Reportar erro
Escola Anna Nery, Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2010
  • Produção e difusão do conhecimento científico da enfermagem na atualidade: desafios e implicações na formação e qualificação do enfermeiro Editorial

    Alvim, Neide Aparecida Titonelli
  • Relação escola-campos de estágios Fac-Símile

    Peres, Maria Angélica de Almeida; Aperibense, Pacita Geovana Gama de Sousa; Santos, Tânia Cristina Franco
  • Cinquentenário do "Manual de Técnica de Enfermagem" (1957-2007): contribuições na construção do saber de enfermagem Pesquisa

    Lucena, Ive Cristina Duarte de; Barreira, Ieda de Alencar; Baptista, Suely de Souza

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo histórico social que tem como objetivos: descrever a trajetória da professora Elvira De Felice Souza (EFS); analisar o conteúdo do "Manual de Técnica de Enfermagem", escrito por EFS; e discutir a contribuição histórica desta obra para a bibliografia brasileira de enfermagem. O referencial teórico são as fases da construção do saber de enfermagem. Verificou-se que a obra de EFS veio avançar a produção bibliográfica brasileira a respeito da execução dos procedimentos técnicos de enfermagem, que à época se expressava por uma única autora brasileira. Somaram-se mais de quatro décadas desde sua utilização pelas alunas de enfermagem (1953), e, até sua última reimpressão (1995), a obra atravessou periódica atualização, chegando a ser o principal guia para a execução dos procedimentos pelas alunas de fundamentos de enfermagem, tendo sido utilizada por enfermeiros do Brasil inteiro para a elaboração de diversos manuais de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Es es un estudio histórico y social, que tiene como objetivos: describir la trayectoria de la profesora Elvira De Felice Souza (EFS); analizar el contenido del "Manual de Procedimientos de la Enfermería", escrito por EFS; discutir la contribución histórica de este trabajo a la bibliografia brasileña del área de enfermería. El referencial teórico está constituído por las etapas de construcción de conocimientos de enfermería. Se constató que la obra de EFS ayudó al avance de la producción bibliográfica brasileña en relación a la ejecución de los procedimientos técnicos de enfermería, que en la época estaban expresados por una única autora brasileña. Pasaron más de cuatro décadas desde su uso por las estudiantes de enfermería (1953) hasta su última reimpresión (1995), recibiendo periódica actualización, y llegar a ser un guía principal para la aplicación de procedimientos por las estudiantes de fundamentos de enfermería, y fue utilizado por las enfermeras en Brasil para el diseño de diversos manuales de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This is a social historical study that aims describe professor Elvira De Felice Souza's (EFS) path; analyzing the content of "Manual de Técnica de Enfermagem" ("Nursing Technique Manual"), written by EFS; discussing the historical contribution of this work to the Brazilian nursing bibliography. The nursing knowledge construction phases are the theoretical references. It was verified that EFS´s work advanced the Brazilian bibliographical production regarding the performance of technical nursing procedures, which, at that time, was expressed by a single Brazilian author. From its first use by nursing students (1953) until its last reprint (1995), more than four decades have passed. The work received periodic updating, being the main procedures performance guide for by nursing foundations students, being used by nurses throughout Brazil in order to elaborate several nursing manuals.
  • Condecorações de guerra como investidura de bens simbólicos às ex-enfermeiras febianas Pesquisa

    Oliveira, Alexandre Barbosa de; Santos, Tânia Cristina Franco

    Resumo em Português:

    Estudo histórico e social. Objetivos: descrever o ritual de concessão da Medalha de Campanha a algumas enfermeiras brasileiras que atuaram no Serviço de Saúde da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial e analisar os efeitos simbólicos desse ritual para o reconhecimento social de tais enfermeiras. O exame do corpus documental foi realizado mediante leitura e análise de uma fotografia, articulada aos documentos escritos e à bibliografia referente ao contexto em que foi produzida. Os achados foram iluminados pela Teoria do Mundo Social de Pierre Bourdieu. O estudo evidenciou que a presença de enfermeiras em um espaço misógino, para receber uma medalha de honra, consagrou sua aparição em um espaço público tradicionalmente ocupado por homens, contribuindo para a divulgação da imagem da enfermeira militar.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio histórico y social. Objetivos: Describir el ritual que envuelve otorgar la Medalla de la Campaña para algunas enfermeras brasileñas que actuaron en el Servicio de Salud de la Força Expedicionária Brasileira durante la Segunda Guerra Mundial, y analizar los efectos simbólicos de este ritual para el reconocimiento social de estas enfermeras. El análisis del corpus documental fue realizado mediante la lectura y análisis de una fotografía, vinculada con los documentos escritos y la bibliografía referente al contexto en que la misma fue producida. Los hallazgos fueron impregnados por la Teoría del Mundo Social de Pierre Bourdieu. El estudio evidenció que la presencia de enfermeras en un espacio misógino, al recibir una medalla de honra, consagró su aparición en un espacio público tradicionalmente ocupados por hombres, contribuyendo para la divulgación de la imagen de la enfermera militar

    Resumo em Inglês:

    The objectives of this social-historical study are to describe the ceremony involving the bestowment of the campaign medal of honor to nurses working in the health service of the Brazilian Expeditionary Force during World War II, and to analyze the effect of this symbolic ritual as a social recognition of these nurses. The examination of the documentary corpus was performed by the analysis of a photograph, and the related documents and bibliography that were produced in the same context in which the primary source was created. The findings were elucidated by Pierre Bourdieu 's World Social Theory. The study confirmed that the existence of these nurses within a misogynist society to receive a Medal of Honor consolidated their presence in a public arena occupied traditionally by men, contributing in this manner, to unveil and promote the image of the military nurses.
  • Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem Pesquisa

    Erdmann, Alacoque Lorenzini; Leite, Joséte Luzia; Nascimento, Keyla Cristiane do; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa objetivou compreender o significado da experiência de ser bolsista de iniciação científica (IC) para graduandos de enfermagem de uma universidade do sul do país. Utilizou como referencial metodológico a Grounded theory. Foram coletados dados por meio de entrevista com bolsistas e ex-bolsistas IC, totalizando dez participantes. O fenômeno Vislumbrando a IC como um processo de crescimento, mudança e aprendizado na graduação da enfermagem e continuidade na academia foi constituído a partir das categorias: Reconhecendo o grupo de pesquisa como espaço para educação e relacionamento interpessoal, Contrastando sentimentos em relação à atividade de pesquisa, Valorizando o aprendizado e o conhecimento adquirido em ser bolsista, Apontando o reflexo da bolsa na vida profissional e pessoal e Relacionando a IC à continuidade da carreira acadêmica. Reconhecemos a importância e necessidade de incremento e valorização desta atividade na formação do graduando e do pesquisador de enfermagem e produtividade dos grupos de pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de la investigación fue comprender el significado que tiene la experiencia adquirida como becario de IC para estudiantes de enfermería de una universidad del sur del país. El marco metodológico usado fue la Grounded theory. Las entrevistas aplicadas para recolectar los datos fueron realizadas con diez becarios y ex-becarios del área de Iniciación Científica. El fenómeno Vislumbrando la IC como proceso de crecimiento, cambio y aprendizaje en el pregrado de enfermería - y su continuidad en la vida académica - se desarrolló a partir de las categorías: Identificar el grupo de investigación como espacio para la educación y las relaciones interpersonales; Contrastar los sentimientos relacionados con la actividad de investigación; Valorizar el aprendizaje y los conocimientos adquiridos durante la experiencia como becario; Resaltar la influencia que tuvo la beca en la vida profesional y personal, aplicando la IC durante la carrera académica. Queremos destacar la importancia y la necesidad que tiene desarrollar y valorizar esta actividad durante la formación del estudiante e investigador del área de enfermería y en la productividad de los grupos de investigación.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to understand the meaning of the experience of being scientific initiation scholarship student for nursing students from a university in the south of the country. Used as a methodological reference Grounded Theory. Data were collected through interviews with ten participants, ex-scholarship students and scholarship students. The phenomenon Viewing the scientific starting as a process of growth, change and learning in nursing graduate and continuity in academy, was formed from the categories: Recognizing the research group as a space for education and interpersonal relationships, Contrasting feelings about the activity of research, Enhancing the learning and knowledge, Showing the reflection of the scholarship in their professional and personal life and Relating to the scientific initiation scholarship with continuity of academic career. We recognize the importance and need to increase and recovery of activity in the training of students and researchers in nursing, in projects and productivity of research groups.
  • O impacto do diagnóstico: experiência contada por mulheres com hipertensão arterial Investigación

    García Reza, Cleotilde; Medina Castro, Maria Elizabeth; Solano Solano, Gloria; Gomez Torres, Danelia; Gómez Martínez, Vicenta

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo compreender como as mulheres com hipertensão arterial vivenciam o impacto deste diagnóstico. Participaram dez mulheres com hipertensão arterial de um programa de exercício em um município do Estado do México, no período de março a outubro de 2007. Para obtenção dos dados utilizou-se entrevista semiestruturada, de forma individual. As entrevistas foram analisadas segundo o referencial de análise de conteúdo de Bardin. Da análise, originaram-se três categorias 1) Da alegria à angústia; 2) No momento da notificação da doença; 3) tentando adaptar-se à nova vida cotidiana. A vivencia com a hipertensão arterial é algo que enfrenta, desde o momento da notificação até o convívio com a doença, fatos desencadeadores de sentimentos de angústia e medo. É um processo de difícil adaptação.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo comprender cómo las mujeres con hipertensión arterial viven el impacto del diagnóstico de esta enfermedad. Participaron diez mujeres con hipertensión arterial, de un programa de ejercicio, en un municipio del Estado de México, en el período de marzo a octubre de 2007. Para obtener los datos, se utilizó una entrevista semi-estructurada, de forma individual. Las entrevistas fueron analizadas según el referencial de análisis de contenido. A partir del análisis se originaron tres categorías: 1) De la alegría a la angustia 2) El momento en que la enfermedad es diagnósticada 3) Intentando adaptarse a una nueva vida cotidiana. Convivir con hipertensión arterial es algo que enfrentan estas mujeres, desde el momento que son diagnósticadas hasta tener que convivir diariamente con la enfermedad, situación que desencadena sentimientos de angustia y miedo. Este es un proceso de difícil adaptación.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the present study was to understand how women with hypertension were affected by the diagnosis of the disease. Ten women with hypertension, members of an exercise program in a municipality of the State of Mexico participated in this study, which took place from March to October of 2007. To obtain the data, a semi-structured interview was conducted, applied on an individual basis. The interviews were analyzed using the theoretical content analysis of L. Bardin. From the analysis of the data, three stages were observed: 1) The initial response, fear or anguish 2) The moment the illness is diagnosed. 3) The adaptation to the new life style. Hypertension is something that these women must cope with from the moment they are diagnosed with the illness and even as they deal with it on a daily basis. These factors generate different types of feelings, such as anguish and fear. These women are forced to handle this difficult process.
  • Opinião do graduando de enfermagem sobre a formação do enfermeiro para o SUS: uma análise da FAEN/UERN Pesquisa

    Costa, Roberta Kaliny de Souza; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou identificar a opinião dos graduandos sobre seu processo de formação para o Sistema Único de Saúde - SUS. O objeto é a opinião dos graduandos de enfermagem sobre sua formação para o SUS. Pesquisa quantitativa, realizada com 30 discentes da Faculdade de Enfermagem - FAEN, unidade integrante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Observaram-se os aspectos éticos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, incluindo a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos discentes. Os dados foram coletados por meio de questionários, tabulados no Microsoft Excel e apresentados em tabelas. Os resultados, apesar de apontarem alguma rejeição em certos aspectos da proposta curricular, revelaram uma boa aceitação dos discentes quanto à eficiência e realização dos objetivos do Projeto Político-Pedagógico, do perfil do egresso pretendido por esse projeto de ensino, bem como de seus aspectos organizacionais, implantados em 1996, ainda vigentes.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tuvo como objetivo identificar la opinión que tienen los estudiantes sobre el proceso de formación para el Sistema Único de Salud SUS. El objeto es registrar la opinión de los estudiantes de enfermería sobre su formación para el SUS. Investigación cuantitativa, realizada con 30 estudiantes de la Facultad de Enfermería FAEN, unidad componente de la Universidad del Estado de Rio Grande del Norte UERN. Se analizaron los aspectos éticos de la Resolución 196/96 del Concejo Nacional de Salud, incluyendo la firma del Término de Consentimiento Libre, con el consentimiento de los estudiantes. Los datos fueron colectados por medio de cuestionarios, tabulados en Microsoft Excel y presentados en tablas de datos. Los resultados, a pesar de reflejar algún rechazo de ciertos aspectos de la propuesta curricular, denotaron una buena aceptación de los estudiantes en relación a la eficiencia y cumplimiento de los objetivos del Proyecto Político-Pedagógico, del perfil del egresado exigido por este proyecto de enseñanza, tanto como sus aspectos organizativos, implantados en 1996, aún en vigor.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed to identify the opinion of graduating students on the process of training for the Single Health System SUS. The object is the opinion of the nursing graduate students on their training for the SUS. Quantitative research, conducted with 30 students of the School of Nursing - FAEN, integrative unity of the State University of Rio Grande do Norte UERN. It was observed the ethical aspects of Resolution 196/96 of the National Health Council, including the signing of the Free and Informed Consent Term by students. Data were collected through questionnaires, tabulated in Microsoft Excel and presented in tables. Results indicate some rejection in certain aspects of the proposed curriculum, revealing a good acceptance of students on the efficiency and achievement of the objectives of the Political and Educational Project, on the desired profile of the egress for this teaching project of, as well as its organizational aspects, established in 1996, currently in use.
  • Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional Pesquisa

    Barbato, Roberta Genaro; Corrêa, Adriana Katia; Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa é compreender a experiência dos estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo, no que se refere à aprendizagem em grupo, em disciplinas que possibilitam trabalhar em pequenos grupos de estudantes. Foram realizadas entrevistas não estruturadas com 19 alunos do segundo ano desses cursos, de abril a dezembro de 2007, e a análise qualitativa dos dados, pela qual se configuraram as categorias de codificação: Trabalhar em grupo facilita o aprendizado cognitivo e atitudinal; Trabalhar em grupo revela limites e requer mudanças; Trabalhar em grupo exige preparo e nova competência do professor; e Trabalhar em grupo possibilita um exercício para a prática profissional. A estratégia grupal contribui para o processo ensino-aprendizagem, promovendo mudanças na relação do estudante com o conhecimento, com o professor, com o colega e consigo mesmo.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de esta investigación es comprehender la experiencia de los estudiantes de los cursos de bachillerato y licenciatura en enfermería, de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto/Universidad de São Paulo, con relación al aprendizaje en grupo, en asignaturas que posibilitan trabajar en pequeños grupos de estudiantes. Fueron realizadas entrevistas no estructuradas con 19 alumnos del segundo año de estos cursos, de abril a diciembre de 2007. Se llevó a cabo el análisis cualitativo de los datos, siendo configuradas categorías de codificación: trabajar en grupo facilita el aprendizaje cognitivo y actitudinal; trabajar en grupo marca límites y requiere cambios; trabajar en grupo exige preparación y nueva competencias del profesor; trabajar en grupo posibilita un ejercicio para la práctica profesional. La estrategia grupal contribuye al proceso enseñanza-aprendizaje, promoviendo cambios en la relación del estudiante con el conocimiento, con el profesor, con el colega y consigo mismo.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to understand the experience of students in the Bachelor and Teaching Diploma Nursing programs at the University of São Paulo in Ribeirão Preto College of Nursing (EERP/USP), Brazil, with respect to group learning, in subjects that permit working in small student groups. Non-structured interviews were held with 19 second-year students from the two programs, between April and December 2007. Qualitative data analysis was used, configuring codification categories: group work facilitates cognitive and attitudinal learning; group work reveals limits and demands changes; group work demands preparation and new competence from the teacher; group work permits an exercise for professional practice. Working in small groups makes it possible to exercise the professional practice. The group strategy contributes to the teaching-learning process, promoting changes in the student's relation with the knowledge, teachers, fellow students and themselves.
  • Práticas profissionais e tratamento ofertado nos CAPSad do município de Natal-RN: com a palavra a família Pesquisa

    Azevedo, Dulcian Medeiros de; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de

    Resumo em Português:

    O Centro de Atenção Psicossocial para tratamento de usuários de álcool e outras drogas (CAPSad) representa a principal estratégia de atenção à saúde relacionada ao consumo de substâncias psicoativas. Objetivou-se investigar a percepção de familiares acerca do tratamento ofertado nos CAPSad Norte e Leste do município de Natal-RN. Foram entrevistados 14 familiares que participavam regularmente das atividades propostas. As entrevistas foram realizadas em agosto e setembro de 2007 e transcritas na íntegra para preparação do corpus e submissão ao ALCESTE. O material discursivo originou três categorias temáticas: Tratamento Melhoras e Expectativas; Convivência Usuário Antes e Depois; e Condições Terapêuticas Agradecimentos, Sugestões e Vulnerabilidade. Os familiares identificaram que o tratamento recebido nos CAPSad favorece melhoras substanciais nas condições de vida e de saúde de seu familiar usuário e nas relações familiares dentro e fora do lar, sendo detectada a necessidade de ajustes e do aumento da oferta das atividades terapêuticas.

    Resumo em Espanhol:

    El Centro de Atención Psicosocial para el tratamiento de los usuarios de alcohol y de otras drogas (CAPSad) representa la principal estrategia para la atención de la salud relacionada con el consumo de sustancias psicoactivas. El objetivo fue investigar la percepción que tienen los familiares sobre el tratamiento ofrecido en CAPSad norte y este de la ciudad de Natal-RN. Entrevistamos a 14 familiares que participaban regularmente las actividades propuestas. Las entrevistas fueron realizadas en agosto y septiembre de 2007, y transcritas en su totalidad para la preparación del corpus y para su presentación al ALCESTE. El material discursivo produjo tres temas: Tratamiento - Mejoras y Expectativas; Convivencia - Usuario Antes y Después; Condiciones Terapéuticas - Agradecimientos, Consejos y Vulnerabilidad. Los miembros de la familia identificaron que el trato recibido en CAPSad favorece mejoras sustanciales en las condiciones de vida y de salud de su familiar usuario y las relaciones familiares dentro y fuera de la casa, y notaron que existe la necesidad de realizar ajustes y de aumentar la oferta de actividades terapéuticas.

    Resumo em Inglês:

    The Center for Psychosocial Care for treatment of users of alcohol and other drugs (CAPSad) is the main healthcare strategy related to the consumption of psychoactive substances. The objective was to investigate the perception of relatives about the treatment offered in northern and eastern CAPSad in the city of Natal-RN. We interviewed 14 families who regularly attended the proposed activities. The interviews were conducted in August and September 2007, and full transcribed for the corpus preparation and submission to ALCESTE. The discursive material originated three thematic categories: Treatment - Improvements and Expectations; Living - User Before and After; and Therapeutic Conditions - Thanks, Tips and Vulnerability. The family members identified that the treatment received in CAPSad favors substantial improvements in living and health conditions of their relative and in family relationships within and outside the home, being detected the need for adjustments and increasing the supply of therapeutic activities.
  • Enfermagem psiquiátrica: discursando o ideal e praticando o real Pesquisa

    Alves, Manoela; Oliveira, Rosane Mara Pontes de

    Resumo em Português:

    Estudo sobre a análise do cuidado da enfermeira no espaço da internação hospitalar, com ênfase na compreensão dos pressupostos teóricos contidos no ato de cuidar. Neste trabalho apresentamos às enfermeiras pressupostos teóricos que poderão auxiliar o ato de cuidar de pacientes mentalmente doentes. O estudo é de natureza qualitativa. Foi adotado o modelo teórico "O intuir empático" de Oliveira para nortear as discussões e a análise dos dados. Os temas oriundos das discussões guiaram o processo analítico e reflexivo. As enfermeiras concordam e aceitam os pressupostos teóricos do modelo de cuidar "O intuir empático" de Oliveira e acham que estes pressupostos são muito valiosos na ação de cuidado que elas exercem. No entanto, os dados demonstram uma lacuna na capacidade de agir eficientemente em uma situação real apoiando-se em conhecimentos teóricos e práticos. Há uma contradição entre o que as enfermeiras adotam como discurso e o que fazem realmente na prática hospitalar.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio analiza el cuidado de la enfermería en el espacio de la interacción hospitalaria, con énfasis en la comprensión de los presupuestos teóricos incluidos en el proceso del cuidado. En este trabajo presentamos a las enfermeras los presupuestos teóricos que podrían auxiliarlas durante el proceso del cuidado de pacientes con enfermedades mentales. El estudio es de naturaleza cualitativa. El modelo teórico adoptado para guiar las discusiones y el análisis de los datos fue "la intuición empática" de Oliveira. Los temas que surgieron de las discusiones guiaron el proceso analítico y reflexivo. Las enfermeras estuvieron de acuerdo y aceptaron los presupuestos teóricos del modelo "la intuición empática" de Oliveira y consideraron que los mismos son muy valiosos en el proceso del cuidado que ejercen las enfermeras psiquiátricas. Sin embargo, los datos evidenciaron que existe una laguna en la capacidad de actuar efectivamente en una situación real basándose en estos conocimientos teóricos y prácticos. Existe una contradicción entre lo que las enfermeras adoptan como discurso y lo que realmente realizan en la práctica hospitalaria

    Resumo em Inglês:

    Study on analysis of the nurse's care within the hospital, emphasizing the understanding of theoretical assumptions inserted in the act of caring. Under this work, we present the nurses theoretical assumptions that may assist the act of taking care of mentally ill patients. This is a qualitative study. It was adopted the theoretic model "suggests the empathy" by Oliveira, to guide the discussions and the analysis of data. The themes that came from the discussions, guided the process analytical and reflective. The nurses agree and accept the assumptions of theoretical model of care "suggests empathy" by Oliveira and they believe these will help them with the care action of the nurses' psychiatrists. However the data show a gap between the capacity of acting efficiently in a real situation supported in theoretical and practical knowledge. There is a contradiction between what the nurses take as speech and what it really uses in practice in a hospital.
  • A enfermeira: seus conhecimentos e competências para dirigir hospitais Investigación

    Gómez Torres, Danelia; Rubio Tyrrell, María Antonieta

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de determinar si na enfermagem tem conhecimentos e competência para dirigir os hospitales, desarrolla-se está pesquisa qualitativa, sustentada pela teoria de pensamento estratégico, abordando a categoria acadêmica, utilizando o método de estudo de caso, entrevistando a quatro enfermeiras que fórum diretoras gerais de hospital. Mostrando claramente que o perfil da enfermeira, possui competências que respondem ao campo de atuação caracterizado por um conjunto de conhecimentos e práticas que permitem a realização de uma tarefa significativa, sua visão holistica faz a diferença profissional, constatada pela humanização ao reconhecer no processo de comunicação dentre o profissional e a pessoa subordinada e o usuário no contexto hospitalar, associando suas habilidades administrativas consideradas em seus planos os programas de estudos, Sin. duvida as competências da enfermeira respondem às expectativas requeridas pela instituição e na contribuição esperada de cada cargo.

    Resumo em Espanhol:

    Com o objetivo de determinar se a enfermagem possui conhecimentos e competências para dirigir os hospitais, desenvolveu-se está pesquisa qualitativa, sustentada pela teoria de pensamento estratégico, abordando a categoria acadêmica, com o método de estudo de caso. Os sujeitos foram quatro enfermeiras diretoras gerais de hospital. A pesquisa evidencia que a enfermeira possui competências que respondem ao campo de atuação caracterizado por um conjunto de conhecimentos e práticas que permitem a realização de uma tarefa significativa, sua visão holística faz a diferença profissional constatada pela humanização, ao reconhecer no processo de comunicação dentre o profissional, a pessoa subordinada e o usuário no contexto hospitalar. Suas habilidades administrativas foram consideradas em seus planos e programas de estudos. As competências da enfermeira respondem às expectativas requeridas pela instituição e na contribuição esperada para cada cargo.

    Resumo em Inglês:

    As the objective to determine if the nurse has knowledge and competence to manage hospitals, this qualitative investigation has been developed with the sustainment of the strategic theory including the academic category and utilizing the method of studying of case, interviewing four nurses that were general directors of hospitals. Showing clearly that the profile of a nurse has competency that responds to the field of performance characterized by a group of knowledges and practices that permit the realization of a significant work, its holistic vision which makes a professional difference, proved by the humanization upon recognizing in the process of communication between the professional and the subordinate person and the use within the hospital context, associating its administrative abilities considered in his plans and programs of study. Without a doubt, the competences of the nurse answers the expectations required by the institution and the expected contribution of each group.
  • A repercussão da histerectomia na vida de mulheres em idade reprodutiva Pesquisa

    Silva, Carolina de Mendonça Coutinho e; Santos, Inês Maria Meneses dos; Vargens, Octavio Muniz da Costa

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo, do tipo descritivo-exploratório, cujo método foi a História de Vida. O objetivo foi identificar e analisar a repercussão da histerectomia na vida da mulher em idade reprodutiva. Foram entrevistadas doze mulheres em pós-operatório de histerectomia. O cenário foi o ambulatório de ginecologia de um hospital especializado na assistência à mulher e à criança, no Rio de Janeiro, entre julho e outubro de 2006. Foi realizada análise temática, emergindo duas categorias: "Vida pré: ligada à doença" e "Vida pós: adaptação". Algumas mulheres referiram uma influência benéfica da histerectomia, trazendo a resolução de problemas, com uma conotação de cura. Porém, para outras significou uma difícil perda. Fatores como sexualidade, sensação de vazio e questões ligadas à reprodução geraram dúvidas no imaginário das mulheres. Considerar estes fatores é fundamental para a implementação de uma assistência específica e que atenda as necessidades desta clientela.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio cualitativo de tipo descriptivo-exploratorio, cuyo método fue Historia de Vida. El objetivo fue identificar y analizar la repercusión de la histerectomía en la vida de la mujer en edad reproductiva. Fueron entrevistadas doce mujeres en periodo postoperatorio después de la histerectomía. La investigación se realizó en la clínica ambulatoria de ginecología de un hospital especializado en atención a la mujer y al niño, en Río de Janeiro, entre julio y octubre de 2006. Se realizó un análisis temático y emergieron dos categorías: Vida prequirúrgica: vinculada a la enfermedad y Vida posquirúrgica: adaptación. Algunas mujeres refirieron una influencia benéfica de la histerectomía, trayendo la resolución de problemas, con una connotación de cura. Sin embargo, para otras significó una pérdida difícil. Factores como sexualidad, sensación de vacío y cuestiones relacionadas a la reproducción, generaron incertidumbre en el imaginario de estas mujeres. Llevar en consideración estos factores es fundamental para implementar una atención específica capaz de atender las necesidades de esta clientela.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative study was accomplished using the Life Story method. The objective was to identify and to analyze the repercussion of a hysterectomy in woman's life when submitted to the surgery while in reproductive age. Twelve women were interviewed in postoperative of hysterectomy. The scenery was the unit of gynecology of a specialized hospital in the attendance to woman and child, in Rio de Janeiro, between July and October of 2006. Thematic analysis was accomplished, emerging two categories: "Living before: linked to the disease" and "Living after: adaptation". Some women referred a beneficial influence of the hysterectomy, bringing the resolution of problems, with a cure connotation. However, for others it meant a difficult loss. Factors as sexuality, sensation of emptiness and reproductive aspects, generated doubts in women's imaginary. To take these factors under consideration represents a fundamental step regarding the implementation of a specific attendance for this group, answering their needs.
  • Diagnósticos de enfermagem da NANDA no período pós-parto imediato e tardio Pesquisa

    Vieira, Flaviana; Bachion, Maria Márcia; Salge, Ana Karina Marques; Munari, Denize Bouttelet

    Resumo em Português:

    Ao retornar à comunidade, no período pós-parto, a mulher necessita de atendimento de enfermagem sistematizado. Objetivou-se nesta pesquisa analisar a ocorrência de 22 diagnósticos de enfermagem de interesse no puerpério imediato e tardio. Trata-se de estudo descritivo, do qual participaram 40 puérperas. Realizou-se a coleta de dados no período de fevereiro a maio de 2008, no domicílio das participantes, mediante um encontro com entrevista, exame físico e observação. O julgamento clínico dos diagnósticos foi baseado na Taxonomia II da NANDA. Entre os diagnósticos identificados, destacaram-se: conhecimento deficiente; risco para infecção; integridade tissular prejudicada; amamentação eficaz; ansiedade; nutrição desequilibrada, menos do que as necessidades corporais; disposição para processos familiares melhorados; risco de integridade da pele prejudicada; e insônia. Foram encontrados indícios de novos diagnósticos: risco de amamentação interrompida, risco de amamentação ineficaz. Os resultados indicam áreas para o direcionamento das ações de enfermagem no pré-natal e puerpério e a necessidade de acompanhamento mais próximo da puérpera do que o previsto nas políticas de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    A su regreso a la comunidad después del parto, las mujeres necesitan cuidados de enfermería de forma sistemática El objetivo de esta investigación fue analizar con qué frecuencia se presentaron 22 diagnósticos de enfermería durante las etapas de puerperio inmediato y tardío. Este es un estudio descriptivo, en el que participaron 40 madres. Los datos fueron recopilados de febrero a mayo de 2008, en el hogar de los participantes, a través de una reunión en donde se realizaron entrevistas, exámenes físicos y observación. El juicio crítico del diagnóstico está basado en la taxonomía II de la North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). Entre los diagnósticos identificados, destacaron los siguientes: Conocimientos deficientes, Riesgo de infección, Deterioro de la integridad tisular, Lactancia materna eficaz, Ansiedad, Desequilibrio Nutricional, Disposición para mejorar el afrontamiento familiar, Riesgo de deterioro de la integridad cutánea y Deprivación de sueño. Fueron encontrados indicios que sugieren posibles diagnósticos nuevos: Riesgo de interrupción de la lactancia materna y Riesgo de lactancia materna ineficaz. Los resultados ayudaron a identificar áreas en las que la enfermería debe enfocarse durante el período prenatal y posparto y a subrayar la necesidad de brindar una vigilancia más estrecha- de lo que está previsto en las políticas de salud - a las mujeres después del parto.

    Resumo em Inglês:

    By returning to the community, at the postpartum period, the woman needs systematic nursing care. The goal in this investigation was to analyze the occurring of 22 diagnosis of nursing interests into the puerperium immediate and late. In this descriptive study participated 40 puerperal. Data collecting was made during the February-May 2008 period, at the participant's residence, by a meeting, utilizing interview, physical examination and observation. The clinic judgment of the diagnoses was based in NANDA Taxonomy II. Among the diagnosis identified, have been remarked: knowledge deficit, risk for infection, impaired tissue integrity, breastfeeding effective, anxiety, altered nutrition, less than body requirements, disposition about better family processes, risk for impaired integrity skin and insomnia. Evidence has been found that suggest possible new diagnosis: risk of breastfeeding interrupted, risk of breastfeeding ineffective. The results indicate areas for the aiming of the nursing actions at pre-birth and puerperium and the accomplishment necessity nearest of the puerperal preview the politics of the health.
  • Câncer de colo uterino: caracterização das mulheres em um município do sul do Brasil Pesquisa

    Soares, Marilu Correa; Mishima, Silvana Martins; Meincke, Sonia Maria Könzgen; Simino, Giovana Paula Rezende

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou identificar e analisar características socioeconômicas, comportamentais e biológicas de mulheres com câncer de colo uterino que utilizaram os serviços públicos de saúde em um município do sul do Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo com vinte mulheres com diagnóstico de câncer de colo uterino. A pesquisa teve como suporte teórico a integralidade da atenção à saúde. Para coleta dos dados, utilizamos as informações do Sistema de Informações do Câncer do Colo do Útero e entrevista semiestruturada. Foram identificadas características de faixa etária, escolaridade, frequência à consulta médica e intervalo de realização do exame preventivo. Os achados mostram que as mulheres ainda apresentam dificuldade em considerar a importância do pré-câncer para detecção precoce e prevenção do câncer de colo uterino. O desafio para o alcance da integralidade está na necessidade de repensar saberes e práticas profissionais no cuidado às mulheres, independente do motivo que as levou ao serviço de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo tuvo como objetivo identificar y analizar las características sociales y económicas, comportamentales y biológicas de mujeres con cáncer de cuello uterino que utilizaron los servicios públicos de salud en un município del sur de Brasil l. Este es un estudio cualitativo, que se llevó a cabo con veinte mujeres que Fueron diagnosticadas con cáncer de cuello uterino. La encuesta tuvo como apoyo teórico la integración de la atención a la salud. Para recolectar los datos fueran utilizadas las informaciones del Sistema de Informaciones del Cáncer de Cuello Uterino y entrevistas semi-estructuradas. Se clasificaron las las características por rango de edad, escolaridad, frecuencia con que se presentaron a la consulta médica e intervalo en el que realizó la prueba preventiva. Los resultados muestram que las mujeres todavía tienen dificultad para entender la importáncia que tienen las prácticas pré-cáncer para la detección precoz y la prevención del cáncer de cuello uterino. El desafio para lograr la integralidad está en la necesidad de repensar el conocimiento y prácticas profesionales en el cuidado a las mulheres, independientemente del motivo que las motivo a buscar el servicio de salud.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to identify and analyze socioeconomic, behavioral and biological characteristics of women with cervical cancer that used public health services in a city in the south of Brazil. This is a qualitative study, realized with twenty women with a diagnosis of cervical cancer. The survey had as theoretical support the integrality of attention to the health. To collect data it was used the information from Information System of Cervical Cancer and a semi-structured interview. Characteristics of age, education, frequency to the medical consultation and the interval of prevent exams were identified. The findings make possible to say that women still have difficulty in considering the importance of pre-cancer in order to precocious detection and prevention of cervical cancer. The challenge to reach integrality is in the necessity of rethinking knowledge and professional practices in the care to women, independent of the reason which led them to the health service.
  • Os registros profissionais do atendimento pré-natal e a (in)visibilidade da violência doméstica contra a mulher Pesquisa

    Bonfim, Elisiane Gomes; Lopes, Marta Julia Marques; Peretto, Marcele

    Resumo em Português:

    Trata-se de estudo qualitativo que utilizou pesquisa documental na coleta dos dados. Aborda a violência doméstica contra a mulher, considerando a atenção pré-natal pública. Objetiva-se identificar e analisar condutas e estratégias utilizadas por profissionais de saúde durante o pré-natal, na suspeita de casos e na violência declarada, e discutir a problemática dos atendimentos às gestantes em situação de violência, na perspectiva dos registros. Foram pesquisados 784 prontuários de gestantes cadastradas em 2006, em 12 Serviços de Atenção Básica de Porto Alegre. Identificara-se 20 registros de violência contra a mulher, 10 anteriores ao pré-natal, 7 durante o pré-natal e 3 no pós-natal. Constatou-se que a violência aparece descontextualizada, e a conduta centrou-se nas consequências sobre a saúde física e psicológica da mulher e dos filhos. A violência não é registrada como agravo à saúde da mulher, gerando omissões no atendimento, sub-registro e invisibilização; consequentemente, inviabiliza-se a elaboração de estratégias de enfrentamento.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de estudio cualitativo que utilizó la pesquisa documental para la recolección de los datos. Aborda la violencia doméstica contra la mujer tomando en consideración la atención prenatal pública. El objetivo fue identificar y analizar las conductas y estrategias utilizadas por los profesionales de la salud durante el prenatal, en la sospecha de casos de violencia y en la violencia declarada, y discutir la problemática de los atendimientos a las mujeres embarazadas en situación de violencia, bajo la luz de los registros. Se analizaron 784 registros de mujeres embarazadas registrados en 2006 en 12 Centros de Servicios de Atención Básica de Porto Alegre. Se identificaron 20 registros de violencia contra la mujer, 10 anteriores al periodo prenatal, 07 durante el periodo prenatal y 03 durante el periodo posnatal. Fue constatado que la violencia aparece descontextualizada y la conducta se centró en las consecuencias sobre la salud física y psicológica de la mujer y de los hijos. La violencia no es registrada como un agravante de la salud de la mujer, provocando omisiones en el atendimiento, subregistro y la franca invisibilidad, causando como consecuencia, la imposobilidade de desarrollar estrategias para enfrentar la violencia.

    Resumo em Inglês:

    It is a qualitative study that utilized documentary research in the collection of data. It approaches the domestic violence against woman considering the public pre-natal care. It aims at identifying and analyzing the conducts and strategies utilized by health professionals during the prenatal in the suspicion of violence cases and in the declared violence besides discussing the problem of care of pregnant women under violence condition from the perspective of the records. The research focused on 784 records of pregnant women registered in 2006 at 12 Basic Health Care Services in Porto Alegre. 20 records of violence against woman were identified, 10 out of them were upon the prenatal, 07 during the prenatal and 03 at the postnatal. It has been found out that violence appears out of context and the conduct was centered in the consequences on the physical and psychological health of the woman and the children. Violence is not registered as an offense to the woman´s health; thus, it generates omissions in the attendance, sub-registration and invisibility so as to make the elaboration of confronting strategies non-feasible.
  • Mãe e filho: os primeiros laços de aproximação Pesquisa

    Rosa, Rosiane da; Martins, Fernanda Espindola; Gasperi, Bruna Liceski; Monticelli, Marisa; Siebert, Eli Rodrigues Camargo; Martins, Nezi Maria

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo exploratório-descritivo, realizado no Centro Obstétrico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, de agosto a novembro de 2008, com o objetivo de identificar e analisar os sentimentos maternos expressados pelas mães durante o contato íntimo com os filhos, logo após o parto. Os dados foram coletados pela observação participante e entrevista semiestruturada com 11 mulheres e seus filhos. A análise foi realizada com o suporte da reflexão sobre a Teoria do Apego. Emergiram cinco categorias: a) Sentimentos na hora da expulsão: a espera ansiosa pelo choro do bebê; b) O recebimento do filho; c) Sentimentos quanto às respostas do filho à aproximação; d) A primeira separação; e e) Sentimentos sobre o acompanhante nas primeiras aproximações com o filho. Conclui-se que os primeiros contatos, na percepção das mulheres, são preponderantes para propiciar o reconhecimento entre mãe e filho, estimulando e incentivando o aprendizado das tarefas culturais da maternagem.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio cualitativo exploratorio-descriptivo, realizado en el Centro Obstétrico del Hospital Universitario de la Universidad Federal de Santa Catarina, de agosto a noviembre de 2008, con el objetivo de identificar y analizar los sentimientos de las madres expresados durante el contacto intimo con sus hijos después del parto. Los datos fueron colectados por medio de observación participante y entrevistas semi-estructuradas, con once mujeres y sus hijos. El análisis fue realizado basándose en la Teoría del Apego. Surgieron cinco categorías: a) Sentimientos en el momento de la expulsión del bebé: la espera ansiosa por el llanto del bebé; b) El momento de acoger el recién nacido ; c) Sentimientos relacionadas con las respuestas del hijo con la aproximación materna; d) La primera separación; y e) Sentimientos sobre quien acompaña a la madre durante las primeras aproximaciones con el hijo. Se concluyó , que en la percepción de las mujeres, los primeros contactosson preponderantes para propiciar el reconocimiento entre madre e hijo, estimulando e incentivando el aprendizaje de las tareas culturales de la maternidad.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this qualitative, descriptive-exploratory study is to identify and analyze the maternal feelings mothers expressed during intimate contact with their children, immediately upon birth. It was carried out in the Obstetrics Center of the University Hospital at the Federal University of Santa Catarina, Brazil, from August to November of 2008. Data was collected through participant observation and semi-structured interviews, involving eleven women and their children. Analysis was based upon reflective support from the Attachment Theory (Teoria do Apego). Five categories emerged: a) Feelings from the moment of expulsion: the anxious wait for the baby's cry; b) Receiving the child; c) Feelings as the child's responses to approximation; d) The first separation; and, e) Feelings towards the companion in initial approximations with their child. We conclude that initial contacts, according to women, are preponderant towards promoting recognition between mother and child, stimulating and giving incentive towards learning cultural tasks in maternity.
  • De olhos bem abertos: investigando acuidade visual em alunos de uma escola municipal de Vitória Pesquisa

    Laignier, Mariana Rabello; Castro, Marlúcia de Almeida; Sá, Paula dos Santos Cabral de

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa buscou verificar a acuidade visual dos estudantes de uma escola municipal de Vitória Espírito Santo, por meio da aplicação do teste de acuidade visual, baseado na Escala de Snellen; e encaminhar, para exame especializado no ambulatório de oftalmologia do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, as crianças que apresentaram déficit visual. Foi um estudo de abordagem quantitativa que discutiu a acuidade visual relacionada ao sexo, idade, série, uso de lentes corretoras e diagnóstico médico. Das 168 crianças avaliadas, maior número de meninas apresentou baixa acuidade visual, assim como os alunos mais jovens; o uso de lentes predominou naqueles que apresentaram redução da acuidade visual; e 71,4% das crianças encaminhadas ao médico apresentaram algum grau de ametropia. Concluiu-se que o trabalho de prevenção é fundamental para se obter uma ótima saúde visual, e que o profissional de saúde é fundamental no desenvolvimento de projetos voltados para a saúde escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio analiza la agudeza visual de los niños de una escuela municipal en la ciudad de Vitória Espírito Santo, mediante la aplicación de la prueba de agudeza visual. Basado en la escala de Snellen; y remitir para un examen especializado en la clínica de oftalmología del Hospital Universitario Cassiano Antônio Moraes a los niños con trastornos visuales. Desarrolla un estudio de enfoque cuantitativo y se analiza la agudeza visual relacionada con el género, la edad, la serie, el uso de lentes correctoras y el diagnóstico médico. De los 168 niños evaluados, mayor cantidad de las niñas exhibirán baja agudeza visual, así como los grupos de edad más jóvenes; el uso de lentes prevalece sobre las personas con reducción de la agudeza visual; y 71,4% de los niños a que se refiere el médico había cierto grado de ametropia. Se concluyó que el trabajo de la prevención es fundamental para obtener una óptima salud visual, y que el profesional de la salud es esencial en el desarrollo de proyectos destinados a la salud escolar.

    Resumo em Inglês:

    This research evaluates the visual acuity of children at Prezideu Amorim Elementary School in the city of Vitória Espírito Santo, based on applying the scale of Snellen; and children who had visual disorders were referred to specialist examination at the ophthalmology clinic of Antônio Cassiano Moraes University Hospital. This essay develops a study of quantitative approach and discussed visual acuity related to sex, age, grade, use of corrective lenses and medical diagnosis. The results showed that the girls present greater prevalence of low visual acuity, as well as the younger age ranks; the use of lenses prevails on those that presented reduction of the visual acuity; and the majority of the children sent to the doctor presented some degree of ametropy. It concluded that prevention in order to get an excellent visual health is a duty of the health professional and of the professor, that together, they can develop other projects in the field of school health.
  • Recém-nascidos com reflexo vermelho "suspeito": seguimento em consulta oftalmológica Pesquisa

    Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão; Aguiar, Adriana Sousa Carvalho de; Lúcio, Ingrid Martins Leite; Verçosa, Islane Castro

    Resumo em Português:

    O teste do reflexo vermelho em recém-nascidos é uma forma de avaliação visual, permitindo a identificação precoce de leucocorias, presente frequentemente na catarata congênita, retinoblastoma e retinopatia da prematuridade. Objetivou-se avaliar, em consulta pelo oftalmologista, o resultado da avaliação pelo teste do reflexo vermelho realizado por enfermeiras, considerado "suspeito" em um grupo de recém-nascidos. Estudo descritivo, realizado em uma instituição pública, em Fortaleza-CE, de novembro/2005 a março/2006. Foi realizado por duas enfermeiras e uma aluna de enfermagem com 180 recém-nascidos; 24 destes apresentaram coloração do reflexo fora do padrão, sobressaindo-se amarelo com áreas mais esbranquiçadas ao centro ou com presença de rajas. Porém, somente foi possível encaminhamento de seis crianças para oftalmologista. Após fundoscopia, os achados encontrados no teste do reflexo vermelho foram confirmados, porém considerados variações da normalidade. Intervenções multiprofissionais favorecem o desenvolvimento de ações eficazes voltadas à prevenção da cegueira e continuidade do processo de cuidado para essas crianças.

    Resumo em Espanhol:

    El examen del reflejo rojo en recién nacidos es una forma de evaluación visual, que permite la identificación precoz de leucocorias, presentes frecuentemente, en la catarata congénita, en el retinoblastoma y en la retinopatía de la prematuridad. El objetivo fue evaluar, en consulta con el oftalmólogo, el resultado de la evaluación a través del examen del reflejo rojo realizado por enfermeras, considerado "sospechoso" en un grupo de recién nacidos. Estudio descriptivo, realizado en una institución pública, en Fortaleza-CE, de noviembre/2005 a marzo/2006. El examen del reflejo rojo fue realizado por dos enfermeras, una alumna de enfermería a un grupo de 180 recién nacidos; 24 de estos presentaron matices del reflejo fuera del padrón, sobresaliendo amarillo con áreas más blanquecinas al centro o con presencia de rayas . Sin embargo, solamente fue posible encaminar a seis niños al oftalmólogo. Después de la fundoscopia, los hallazgos encontrados en el examen del reflejo rojo fueron comprobados, pero fueron considerados variaciones de la normalidad. Las intervenciones multiprofesionales favorecen el desarrollo de acciones eficaces destinadas a la prevención de la ceguera y a dar continuidad al proceso de atención de estos niños.

    Resumo em Inglês:

    The red reflex test in newborns is a visual screening way, allowing the early identification of leukokorias which are present, often on congenital cataract, on retinoblastoma and on retinopathy of prematurity. It aimed to evaluate, during ophthalmologist consultation, the suspect result of the screening through the red reflex test made by nurses in a group of newborns. Descriptive study carried out in a public institution in Fortaleza-CE, from November 2005 to March 2006. The red reflex test was performed by two nurses and one nursing student with 180 newborns; from these, 24 showed coloration of the reflex out of standard, standing out yellow color with whitish areas on center or with presence of stripe. However, it was possible to follow to ophthalmologist, only six babies. After fundoscopy, the findings detected on red reflex test made by nurses were confirmed, but considered variations of normality. Multiprofessionals interventions benefit the development of effective actions to prevention of blindness and the continuity of the care process for these babies.
  • Conhecimento, atitude e práticas na prevenção do câncer de colo uterino e hpv em adolescentes Pesquisa

    Cirino, Ferla Maria Simas Bastos; Nichiata, Lúcia Yasuko Izumi; Borges, Ana Luiza Vilela

    Resumo em Português:

    O início sexual cada vez mais cedo propicia alta vulnerabilidade da adolescente a problemas da esfera sexual/reprodutiva, incluindo o câncer de colo uterino e a infecção pelo HPV. O presente estudo teve como objetivo identificar o conhecimento, atitude e prática na prevenção do câncer de colo uterino e infecção pelo HPV na população adolescente e avaliar as situações que as tornam vulneráveis. Trata-se de estudo transversal realizado em uma escola pública de São Paulo com 134 adolescentes entre 14 e 19 anos. Verificou-se idade de iniciação sexual aos 14,8 anos em média. Grande parte das adolescentes não apresentou conhecimento adequado sobre a prevenção desta neoplasia. A adesão ao Papanicolaou também se mostrou baixa. As estatísticas justificam a inserção da adolescente nos programas de detecção deste câncer. É preciso haver investimentos na educação sexual nas instituições de ensino e associar campanhas de Papanicolaou com atividades educativas, com enfoque adequado e linguagem apropriada.

    Resumo em Espanhol:

    La iniciación sexual cada vez más temprana propicia un nivel alto de vulnerabilidad de los adolescentes a los problemas de la esfera sexual / reproductiva, incluyendo el cáncer del cuello del útero y la infección por VPH. Este estudio tuvo como objetivo identificar los conocimientos, actitudes y prácticas en la prevención de cáncer cervical y la infección por VPH en la población adolescente y evaluar las situaciones que los tornan vulnerables. Este es un estudio transversal realizado en una escuela pública en Sao Paulo con 134 adolescentes entre 14 y 19 años. El promedio de la edad de iniciación sexual fue de 14,8 años. La mayoría de los adolescentes no tienen conocimientos adecuados sobre la prevención de este tipo de cáncer. También presentó bajas tasas de la prueba del Papanicolaou . Las estadísticas justifican la inclusión de estas adolescentes en los programas para la detección de este cáncer. Es indispensable invertir en la educación sexual en las instituciones educativas aunadas con campañas sobre la importancia del Papanicolaou vinculadas con actividades educativas que tengan un enfoque adecuado y un lenguaje apropiado.

    Resumo em Inglês:

    Sexual initiation increasingly early offers high vulnerability of adolescent to problems in the sexual/reproductive scenario, including cancer of the uterine cervix and HPV infection. This study aimed to identify the knowledge, attitude and practice in the prevention of cervical cancer and HPV infection in adolescent populations and assess the situations that make them vulnerable. The cross-sectional study was conducted in a public school in Sao Paulo with 134 adolescents between 14 and 19 years old. The age of sexual initiation is 14.8 years on average. Most adolescents had no adequate knowledge about the prevention of this malignancy. The access to Papanicolaou test was also low in this population. Statistics justify the inclusion of adolescents in programs for detection of cancer. We must invest in sex education in educational institutions and join the campaign for collecting Papanicolaou with educational activities with appropriate focus and language appropriate to change the current scenario.
  • O significado de cuidado para crianças vítimas de violência intrafamiliar Pesquisa

    Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi; Neves, Eliane Tatsch; Beuter, Margrid; Padoin, Stela Maris de Mello

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma pesquisa qualitativa que objetivou descrever o significado de cuidado vivenciado em família por crianças abrigadas que sofreram violência intrafamiliar. Foi desenvolvida em duas instituições que abrigam crianças e adolescentes vítimas de violência familiar no sul do Brasil, com quatro crianças entre 8 e 11 anos de idade. A produção dos dados ocorreu em junho/julho de 2008 por meio do Método Criativo Sensível, com as dinâmicas de criatividade e sensibilidade Brincar em Cena e Corpo Saber. Os dados foram analisados por meio da análise de discurso francesa. Foi evidenciado como tema o significado atribuído pela criança acerca de cuidado, que se desdobrou nos subtemas Sentimento de amor e de carinho pelo familiar que cuidava e Os cuidados básicos de higiene como forma de cuidado. Recomenda-se um trabalho preventivo, realizado junto às famílias com foco em ações que propiciem o apego, o fortalecimento do vínculo mãe-filho e as relações familiares.

    Resumo em Espanhol:

    La presente investigación cualitativa tuvo como objetivo describir el significado que tiene recibir cuidado y atención, dentro de un entorno familiar, para niños albergados que sufrieron violencia familiar. Se desarrolló con cuatro niños, entre 8 y 11 años de edad, en dos instituciones que albergan niños y adolescentes víctimas de violencia doméstica en el sur de Brasil. Los datos fueron obtenidos en junio y julio de 2008 por medio del Método Creativo Sensible (Método Criativo Sensível), más específicamente, a través de la realización de las dinámicas de creatividad y sensibilidad: "Jugar en escena" (Brincar em Cena) y "Cuerpo Saber" (Corpo Saber). Para analizar los datos se utilizó la corriente francesa de análisis del discurso. El significado que estos niños le atribuyeron al cuidado y atención se dividió en dos subtemas, el sentimiento de amor y afecto que sienten por la familia delegada para cuidarlos, y los cuidados básicos de higiene como una forma de cuidado. Recomendamos desarrollar un trabajo de tipo preventivo que debe realizarse con las familias, centrándose en acciones que promuevan el acercamiento y apego con el fin de fortalecer el vínculo madre - hijo y las relaciones dentro de la familia.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative study aimed to describe how children, victims of domestic violence, perceived the care they received in a family-type shelter. The study was developed in two institutions in southern Brazil that housed children and adolescents who suffered domestic violence. Four children, between the ages of 8 and 11, were studied in June and July of 2008. The creative and sensitive methodology (Método Criativo e Sensível), more precisely, applying the dynamics of creativity and sensitivity: Playing Act (Brincar em Cena) and Body Knowledge (Corpo Saber), was used for the production of data. The data was analyzed using the French stream of discourse analysis. The meaning that these children attributed to care was divided into two sub-themes, namely, the feeling of love and affection they felt for the family taking care of them, and how they associated the practice of basic personal hygiene as a means of concern for them. We recommend preventive work that should be carried out with the families, focusing on actions that promote closeness in order to strengthen the bond between mother and child, and the relationships within the family.
  • Cuidado de enfermagem à criança vítima de violência sexual atendida em unidade de emergência hospitalar Pesquisa

    Woiski, Ruth Oliveira Santos; Rocha, Daniele Laís Brandalize

    Resumo em Português:

    Objetivos: conhecer como a equipe de enfermagem percebe o cuidado efetivado à criança que sofreu violência sexual ao ser atendida em unidade de emergência hospitalar e especificar, a partir das expressões da equipe de enfermagem, as características que compõem o cuidado de enfermagem em unidade de emergência hospitalar à criança que sofreu violência sexual. Métodos: pesquisa qualitativa, pelo método exploratório-descritivo, utilizando a entrevista semiestruturada com 11 profissionais da equipe de enfermagem de uma unidade de emergência hospitalar. Resultados: pela análise de conteúdo de Bardin (1991), foram compreendidas três Unidades de Contexto e seis Unidades de Significação que revelam a percepção da equipe de enfermagem ao cuidar da criança vítima de violência sexual em unidade de emergência hospitalar. Conclusões: a equipe percebe que o cuidado vai além da técnica, envolvendo o emocional da criança, equipe e família. Percebeu-se o cuidado humanizado, porém sem a sistematização da assistência por meio do processo de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivos: Conocer cómo el equipo de enfermería percibe el cuidado destinado al niño victima de violencia sexual al ser atendido en una unidad de emergencia hospitalaria y especificar, a partir de las expresiones del equipo de enfermería, las características que conforman el cuidado de enfermería en una unidad de emergencia hospitalaria destinadas al niño que sufrió violencia sexual. Métodos: investigación cualitativa, a través del método exploratorio descriptivo: aplicó la entrevista semiestructurada con 11 profesionales del equipo de enfermería de una unidad de emergencia hospitalaria. Resultados: a través del análisis de contenido de Bardin (1991) se contemplaron tres Unidades de Contexto y seis Unidades de Significación que revelan la percepción del equipo de enfermería al cuidar del niño víctima de violencia sexual en una unidad de emergencia hospitalaria. Conclusiones: el equipo percibió que el cuidado va más allá de la técnica, involucrando el aspecto emocional del niño, el equipo y la familia. Se observó el cuidado humanizado que, no obstante, no contaba con la sistematización de la atención a través del proceso de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    Objectives: find out how the nursing team perceives care provided to sexually abused children in hospital emergency units based on what is expressed by the nursing team and what are the features that constitute nursing care in hospital emergency units for sexually abused children. Methods: qualitative survey using the exploratory-descriptive method through a semi-structured interview with 11 members of the nursing team in a hospital emergency unit. Results: in accordance with Bardin's (1991) content analysis, three Context units and six Meaning units were used to reveal the nursing team's perception while caring for sexually abused children in the hospital emergency unit. Conclusions: the team perceives care as going beyond technique, emotionally involving child, team, and family. It was perceived that human care is provided, but that it is not systematized throughout the nursing care process.
  • Razões e reflexos da gravidez na adolescência: narrativas dos membros da família Pesquisa

    Hoga, Luiza Akiko Komura; Borges, Ana Luiza Vilella; Reberte, Luciana Magnoni

    Resumo em Português:

    Em inúmeros países, a gravidez na adolescência constitui problema emergente. Este artigo descreve as razões que levam à sua ocorrência e seus reflexos sobre a família, segundo o olhar de seus próprios membros. A pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolveu o método da análise de narrativa para entrevistar 19 pessoas que viveram a experiência da gravidez na adolescência no contexto da família. Das narrativas emergiram duas categorias descritivas: a) As razões da gravidez na adolescência e b) Os reflexos da gravidez sobre a família e a vida das adolescentes. A gravidez na adolescência provocou impacto na dinâmica familiar, e suas características dependeram das crenças e valores prevalentes em cada família. Dados sistematizados a este respeito devem ser obtidos para prover uma assistência apropriada às demandas das adolescentes e dos membros de sua família.

    Resumo em Espanhol:

    El embarazo de la adolescencia constituye un problema de salud pública emergente en numerosos países. Este artículo describe las causas que propician el embarazo en la adolescencia y el reflejo que tiene en la familia bejo la perspectiva de sus miembros. El método de investigación utilizado fue el análisis narrativo. Fueron entrevistadas 19 personas que vivenciaron la experiencia del embarazo durante la adolescencia dentro del contexto familiar. A partir de los relatos surgieron las categorías descriptivas: a) Las causas del embarazo en la adolescencia, b) Los reflejos del embarazo sobre la familia y la vida de las adolescentes. El embarazo en la adolescencia provocó impacto en la dinámica familiar y y las características dependieron de las creencias y de los valores que prevalecían en cada familia. . Los profesionales deben obtener datos sistematizados relacionados con cada familia para ofrecer asistencia adecuada de acuerdo con las demandas que son particulares a cada uno de ellos.

    Resumo em Inglês:

    Adolescent pregnancy is a growing public health problem that affects several countries. This article describes the factors that contribute to teenage pregnancy and the impact it has on the family - from the point of view of the family members. The present research applied the qualitative approach and was developed using the method of narrative analysis to interview 19 individuals who experienced pregnancy during adolescence in a family context. Two descriptive categories emerged from these testimonies. a) The factors that contribute to adolescent pregnancy b) Consequences of pregnancy on the family and impact on the life of the adolescent. Pregnancy during adolescence has an impact on the family dynamics, and its characteristics can vary depending on the beliefs and values that exist in each family. Systematized data associated to this problem should be obtained in order to provide adequate attention to the demands of adolescents and their family members
  • Bebida alcoólica na adolescência: o cuidado-educação como estratégia de ação da enfermagem Investigación

    Mendes, Lívia Rodrigues; Teixeira, Maria Luiza de Oliveira; Ferreira, Márcia de Assunção

    Resumo em Português:

    Pesquisa sobre os significados do uso do álcool por adolescentes. Objetivos: Identificar o significado atribuído pelos adolescentes ao consumo de bebidas alcoólicas; caracterizar a quantidade e os principais locais de consumo dessas bebidas; e detectar fatores de risco e/ou tendência para este consumo. Metodologia: qualitativa, convergente assistencial, articulada ao cuidado-educação. Aplicou-se um instrumento de entrevista, semiestruturado, com questões abertas. Realizaram-se dois grupos com seis adolescentes cada. O maior consumo de bebidas alcoólicas pelos adolescentes ocorre em festas e comemorações, evidenciando o apelo social do álcool, que representa um facilitador para a interação, socialização e permissividade de atitudes e pensamentos não aceitos socialmente. Os adolescentes não se reconhecem como vítimas potenciais, associando a problemática a outros jovens, não a eles mesmos e a seu grupo. A metodologia favoreceu o entrosamento dos participantes, e as orientações e discussões contribuíram para reflexões e desmistificações das ideias dos sujeitos sobre o consumo de bebidas alcoólicas.

    Resumo em Espanhol:

    Investigación que trata sobre los significados del uso que hacen los adolescentes del alcohol. Objetivos: Identificar el significado los adolescentes le atribuyen al consumo de bebidas alcohólicas; Caracterizar la cantidad y los principales locales de consumo de estas bebidas; Detectar factores de riesgos y/o tendencia relacionadas con este consumo. Metodología: cualitativa, convergente asistencial, relacionada con cuidado-educación. Se aplicó un instrumento de entrevista, semi-estructurado, con preguntas abiertas. Se formaron dos grupos con seis adolescentes en cada grupo. Se observó que el mayor consumo de bebidas alcohólicas por adolescentes se lleva a cabo en fiestas y conmemoraciones, poniendo en evidencia o destacando el atractivo social del alcohol, que representa un elemento que facilita o induce la interacción, la socialización y la permisividad de actitudes y pensamientos no aceptados socialmente. Los adolescentes no se reconocen como víctimas potenciales, asociando la problemática a otros jóvenes, no a si mismos y a su grupo. La metodología favoreció la interacción de los participantes, y las orientaciones y discusiones contribuyeron a la reflexión y desmitificación de las ideas de los sujetos sobre el consumo de bebidas alcohólicas.

    Resumo em Inglês:

    Research on the meanings of the use of alcohol by adolescents. Objectives: To identify the meaning attributed by adolescents to alcohol consumption; characterize the quantity and the main sites of consumption of these drinks. Detect risk factors and / or the tendency to consumption. Methodology: Qualitative, convergent services, coordinated care - education. It was applied an interview, semi-structured with open questions. There were two groups each with six teenagers. The higher consumption of alcohol by teenagers is at parties and celebrations, highlighting the social appeal of alcohol, which is a facilitator for interaction, socialization and permissiveness of attitudes and thoughts not accepted socially. Teenagers do not recognize themselves as potential victims, associating the issue to other young people, not to them and their group. The methodology facilitated the integration of the participants, and the guidelines and the discussions contributed with the reflections and demystification of the ideas on the subjects about the consumption of alcoholic beverages.
  • A dramatização no espaço hospitalar: uma estratégia de pesquisa com crianças Relato De Experiência

    Cibreiros, Sylvia Alves; Oliveira, Isabel Cristina dos Santos

    Resumo em Português:

    O estudo tem por objetivo descrever a dramatização como uma abordagem metodológica, explicitando sua concepção teórica e a coleta de dados dessa estratégia nas pesquisas qualitativas com escolares hospitalizadas. A dramatização vincula-se ao brincar, uma forma de linguagem na infância, e mostrou-se como uma estratégia de coleta de dados promissora a ser usada por pesquisadores que desejem conhecer as percepções e entendimento das crianças sobre os diversos contextos de vida e papéis sociais, constituindo-se em opção de abordagem das crianças em pesquisas qualitativas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente estudio es describir la representación dramática como un abordaje metodológico, destacando el marco teórico y la recopilación de datos de esta estrategia en la investigación cualitativa con alumnos hospitalizados. El drama se vincula a jugar, una forma de lenguaje en la infancia que demostró ser una estrategia eficaz para la recolección de datos que puede ser usada por los investigadores que buscan conocer la percepción y la comprensión de los niños - en diversos contextos de la vida y en diferentes roles sociales - convirtiéndose en una opción válida para el abordaje en la investigación cualitativa con niños.

    Resumo em Inglês:

    The study has the objective of describing the dramatization as a methodological approach, in order to explicit the theoretical concept, and the data collection of that strategy in the qualitative researches with hospitalized school age children. The dramatization is bound to play, a form of language in childhood and was a strategy for data collection promising to be used by researchers wishing to know the perceptions and agreement from the children on the subject of the diverse arguments of life and social paper, being an option to work with children in the qualitative research.
  • Sobre as situações de enfermagem e seus graus de complexidade menor, média e maior - na prática assistencial hospitalar Reflexão

    Queluci, Gisella de Carvalho; Figueiredo, Nébia Maria Almeida de

    Resumo em Português:

    Reflexão sobre o conceito de situação de enfermagem e as variações por graus de complexidade no cotidiano assistencial. Destacamos a importância da compreensão da situação-problema do cliente hospitalizado diante dos graus de complexidade menor, média e maior com o objetivo principal de estimular a consciência crítica dos estudantes e profissionais de enfermagem. Compreender a complexidade das situações implica a identificação de fenômenos relacionados ao cliente, ambiente e outros que interferem na dinâmica assistencial. Portanto, a abordagem situacional ao cliente incluirá uma associação de fenômenos que estão relacionados ao saber-fazer das enfermeiras, no qual constam também as tomadas de decisões mais pertinentes para as resoluções das situações que surgem na prática. Finalmente, a complexidade das situações não inclui apenas o processo fisiopatológico do cliente, mas um conjunto de fatores, que, de acordo com a experiência dos profissionais e sua associação com fenômenos inclusos no ambiente, determinam o grau de complexidade da situação de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Reflexión sobre el concepto de situación/realidad/contexto de la enfermería y sus variaciones por grado de complexidad en el cotidiano asistencial. Se destacó la importancia de la compresión de la situación-problema del cliente hospitalizado en relación a los grados de complejidad baja, média y superior , con el objetivo de estimular la conciencia critica de los estudiantes y profesionales de la enfermería. Comprender la complexidad de situaciones que implican la identificación de los fenómenos relacionados con el cliente, con el ambiente y con otros elementos que interfieren en la dinámica asistencial. Por lo tanto, el abordaje situacional del cliente debe incluir una asociación de fenómenos relacionados al saber-hacer de las enfermeras. Son consiradas también la toma de decisiones pertinentes para la solución de situaciones que surgen durante esta practica. Finalmente, la complexidad de las situaciones no incluye apenas el proceso fisiopatológico del cliente, sino también un conjunto de factores que, según la experiencia de profesionales y su relación con fenómenos incluidos en el ambiente, determinan el grado de complexidad de la situación de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    Reflexion on the concept of nursing situation and variations by degrees of complexity in daily assistance. We point out the relevance in understanding the hospitalized client problem-situation in relations to degrees of complexity minor, medium and major, aiming to promote the development of nursing professional and students crtitical thought. The understand the complexity of situations require the identification of events involving the patient, the environment and any other that may interfere with the dynamic of assistance. Therefore, the patient situation approach will include various events related to "knowing" and "doing" of nurses and decisions taken to solving situations in the practice. Finally, the complexity of situations does not comprise only the physical and pathological process of the patient, but also the various factors that, according to professional experience and its relation with environment factors, will determine the degree of complexity of nursing situation.
  • O aborto como causa de mortalidade materna: um pensar para o cuidado de enfermagem Reflexão

    Domingos, Selisvane Ribeiro da Fonseca; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa

    Resumo em Português:

    O aborto é um tema polêmico e um sério problema de saúde pública mundial, responsável pela manutenção das altas taxas de mortalidade materna em muitos países em desenvolvimento. No Brasil, por se tratar de um ato ilegal, muitas mulheres que não desejam manter uma gestação acabam por procurar clínicas clandestinas, submetendo-se ao aborto em condições precárias, o que acarreta graves consequências à sua saúde física e psicológica e à própria vida. Como enfermeiras, reconhecemos a magnitude das questões que permeiam as discussões sobre o abortamento e a mortalidade materna no cenário das políticas de saúde que envolvem a área da saúde da mulher e, dessa forma, nos propomos, com este artigo, realizar uma reflexão acerca do aborto como causa de mortalidade materna.

    Resumo em Espanhol:

    El aborto es un tema polémico y un serio problema de salud pública mundial, responsable por el mantenimiento de las altas tasas de mortalidad materna en muchos países en desarrollo. En Brasil, por tratarse de un delito, muchas mujeres que no desean continuar con un embarazo acaban buscando clínicas clandestinas sometiéndose al aborto en condiciones precarias, lo que ocasiona graves consecuencias a su salud física y psicológica y a su propia vida. Como enfermeras, reconocemos la magnitud de las cuestiones que engloban las discursiones sobre el aborto y la mortalidad materna en el escenario de las políticas de salud relacionadas con el área de la salud de la mujer y, de esta forma, nos proponemos, con este artículo, realizar una reflexión sobre el aborto como causa de mortalidad materna.

    Resumo em Inglês:

    Abortion is a polemic theme and a serious public health problem in the world, responsible for the maintenance of high maternal death rates in many developing countries. In Brazil, even though it is an illegal act, many women who do not wish to maintain their pregnancy end up seeking underground clinics where they undergo abortions in precarious conditions, carrying with it grave consequences to their physical and mental health and even their own lives. As nurses, we recognize the magnitude of these questions that permeate discussions about abortion and maternal death regarding health policy involving the area of women's health, and for this reason intend to, with this article, induce a reflection concerning abortion as a cause of maternal death.
  • Produção do conhecimento sobre teorias de enfermagem: análise de periódicos da área, 1998-2007 Revisão

    Schaurich, Diego; Crossetti, Maria da Graça Oliveira

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou analisar a produção do conhecimento sobre teorias de enfermagem publicada em periódicos da área, entre 1998 e 2007. Trata-se de uma investigação descritiva, de natureza bibliográfica, com abordagem quantitativa. Foram encontrados e analisados 171 (4,6%) estudos sobre teorias de enfermagem extraídos do total de 3.757 resumos publicados em sete periódicos científicos. A maioria destes artigos é oriunda de pesquisas, em que foram utilizadas a Teoria de Enfermagem Humanística, a Teoria do Cuidado Cultural e a Teoria do Autocuidado como principais referenciais em trabalhos publicados em dupla autoria e originados, predominantemente, nas regiões Sul e Nordeste do País. Acredita-se que esta investigação permitiu dar visibilidade a tal temática, bem como identificar algumas das características e tendências do conhecimento acumulado referente às teorias de enfermagem, na realidade brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio de naturaleza bibliográfico que tuvo como objetivo el análisis de la producción de conocimiento sobre teorías de Enfermería, publicado en periódicos del área, entre 1997 y 2006. Se encontraron y se examinaron 171 (4,6%) estudios sobre las teorías de la enfermería a partir de un total de 3.757 resúmenes publicados en siete revistas científicas. La mayoría de los artículos analizados tuvieron su origen en investigaciones en las cuales fueron utilizadas la Teoría del Cuidado Cultural, la Teoría de la Enfermería Humanística y la Teoría del Autocuidado como principales referenciales, en trabajos publicados en coautoría y que tuvieron origen, predominantemente, en las regiones Sur y Noreste del país. Se concluye que esta investigación permitió dar visibilidad a tal temática, así como identificar algunas de las características y tendencias del conocimiento acumulado en relación con las teorías de la Enfermería, en la realidad brasileña

    Resumo em Inglês:

    A study of bibliographical nature approach which aimed to analyze the production of knowledge on nursing theories published in the area periodicals from 1997 to 2006. It was found and examined 171 (4.6%) studies on theories of nursing from the total of 3,757 abstracts published in seven scientific journals. Most of the articles analyzed are from researches in which the Theory of Culture Care, the Humanistic Nursing Theory and Self-care Theory were used as main references in works published in co-authorship and others from the same area, predominantly in the south and northeast regions of the country. It was a common belief that this investigation allowed a broader visibility to this theme as well as it identifies some characteristics and trends of gathered knowledge referred to the nursing theories in the Brazilian reality.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com