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Escola Anna Nery, Volume: 25, Número: spe, Publicado: 2021
  • Da investigação para a clínica: (des)evidências Editorial

    Baixinho, Cristina Lavareda
  • Depressão e ansiedade em profissionais de enfermagem durante a pandemia da covid-19 Pesquisa

    Santos, Katarina Márcia Rodrigues dos; Galvão, Maria Helena Rodrigues; Gomes, Sávio Marcelino; Souza, Talita Araujo de; Medeiros, Arthur de Almeida; Barbosa, Isabelle Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a prevalência de sintomas depressão, ansiedade e fatores associados em profissionais da equipe de enfermagem durante a pandemia da Covid-19. Métodos Estudo seccional do tipo web survey, com 490 com profissionais de enfermagem dos serviços de média e alta complexidade em um estado do nordeste do Brasil. A associação entre os desfechos e as variáveis independentes foi através do teste de qui-quadrado de Rao-Scott e do modelo de regressão de Poisson. Resultados A ocorrência de sintomas sugestivos de transtornos mentais (ansiedade e depressão) estava relacionada a profissionais de enfermagem do sexo feminino, cor ou raça parda, com renda mensal inferior a 5 salários mínimos que trabalhavam no setor privado, ter sintomas de Síndrome de Burnout e morar com os pais. As ocorrências foram mais acentuadas quando os serviços não apresentavam condições adequadas de trabalho, em especial para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Conclusão e implicações para a prática Ações que visem à melhoria das condições de trabalho e que estimulem a prática de atividades físicas podem ser benéficas para o a manutenção e fortalecimento das condições de saúde mental dessa população.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Analizar la prevalencia de síntomas de depresión, ansiedad y factores asociados en el personal de enfermería durante la pandemia de Covid-19. Métodos Estudio de encuesta web seccional, con 490 profesionales de enfermería de servicios de mediana y alta complejidad en un estado del noreste de Brasil. La asociación entre los resultados y las variables independientes se realizó mediante la prueba de chi-cuadrado de Rao-Scott y el modelo de regresión de Poisson. Resultados La ocurrencia de síntomas sugestivos de trastornos mentales (ansiedad y depresión) se relacionó con mujeres profesionales de enfermería, de color o raza morena, con ingresos mensuales inferiores a 5 salarios mínimos que trabajaban en el sector privado, presentaban síntomas de Síndrome de Burnout y vivían con los padres. Los episodios eran más acentuados cuando los servicios no contaban con las condiciones laborales adecuadas, especialmente para hacer frente a la pandemia Covid-19. Conclusión e implicaciones para la práctica Las acciones que tengan como objetivo mejorar las condiciones laborales y que incentiven la práctica de actividades físicas pueden ser beneficiosas para el mantenimiento y fortalecimiento de las condiciones de salud mental de esta población.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To analyze the prevalence of symptoms of depression, anxiety and associated factors in Nursing staff during the Covid-19 pandemic. Method A cross-sectional web survey study, with 490 Nursing professionals from medium and high complexity services in a state in northeastern Brazil. The association between the outcomes and the independent variables was through the Rao-Scott chi-square test and the Poisson regression model. Results The occurrence of symptoms suggestive of mental disorders (anxiety and depression) was related to female Nursing professionals, brown skin color or race, with a monthly income below 5 minimum wages and working in the private sector, having symptoms of the Burnout Syndrome and living with their parents. The occurrences were more accentuated when the services did not have adequate working conditions, especially for coping with the Covid-19 pandemic. Conclusion and implications for the practice Actions that aim to improve the working conditions and that encourage the practice of physical activities can be beneficial for the maintenance and strengthening of the mental health conditions of this population.
  • Segurança e educação durante a COVID-19: prevalência, fatores associados e planos de reabertura da Faculdade de Enfermagem Pesquisa

    Rafael, Ricardo de Mattos Russo; Correia, Luiza Mara; Mello, Alex Simões de; Prata, Juliana Amaral; Gallasch, Cristiane Helena; Pérez Junior, Eugenio Fuentes; Silva, Frances Valeria Costa e; Penna, Lucia Helena Garcia; Morera, Jaime Caravaca; Breda, Karen Lucas; David, Helena Maria Scherlowski Leal

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo analisar a prevalência e os fatores associados à triagem da COVID-19 e propor as estratégias necessárias para a reabertura das Escolas de Enfermagem universitárias para as aulas presenciais. Métodos um estudo transversal foi projetado a partir da linha de base de uma pesquisa longitudinal baseada na Internet de uma Escola Brasileira de Enfermagem. Com o resultado ordinal (classificação operacional COVID-19), a análise de dados foi conduzida usando um modelo de regressão multinomial. Resultados um total de 498 participantes foi incluído na análise e revelou 67,27% de casos suspeitos e 11,65% de casos confirmados de COVID-19. O uso de máscaras, o transporte público e fazer parte da linha de frente dos trabalhadores da saúde foram estatisticamente associados a um histórico positivo para a COVID-19. Conclusão os planos de reabertura de Escolas de Enfermagem devem integrar o uso de equipamentos de proteção pessoal, o transporte público e a triagem da COVID-19 na educação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo analizar la prevalencia y los factores asociados al rastreo de COVID-19 y proponer las estrategias necesarias para la reapertura de Escuelas Universitarias de Enfermería para clases presenciales. Métodos se diseñó un estudio transversal a partir de la línea de base de una investigación longitudinal basada en Internet de una Escuela Brasileña de Enfermería. Con el resultado ordinal (clasificación operativa COVID-19), se realizó el análisis de datos mediante un modelo de regresión multinomial. Resultados se incluyeron en el análisis un total de 498 participantes que revelaron el 67,27% de los casos sospechosos y el 11,65% de los casos confirmados de COVID-19. El uso de máscaras, el transporte público y ser parte de la primera línea de los trabajadores de la salud se asociaron estadísticamente con un historial positivo de COVID-19. Conclusión los planes de reapertura de Escuelas de Enfermería deben integrar el uso de equipos de protección personal, transporte público y el rastreo de COVID-19 en la educación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective to analyze the prevalence and factors associated with COVID-19 screening and propose the necessary strategies for the reopening of university Nursing Schools to face-to-face classes. Methods aa cross-sectional study was designed from the baseline of a longitudinal Internet-based survey of a Brazilian School of Nursing. With the ordinal outcome (COVID-19 operational classification), data analysis was conducted using a multinomial regression model Results a total of 498 participants were included in the analysis and revealed 67.27% suspected and 11.65% confirmed cases of COVID-19. Wearing masks, public transportation, and being part of frontline healthcare workers were statistically associated with a positive history for COVID-19. Conclusion plans to reopen Nursing Schools must integrate the use of personal protective equipment, public transportation, and COVID-19 screening into education.
  • Fatores associados ao enfrentamento da pandemia da COVID-19 por pessoas idosas com comorbidades Pesquisa

    Souza Filho, Zilmar Augusto de; Nemer, Camila Rodrigues Barbosa; Teixeira, Elizabeth; Neves, André Luiz Machado das; Nascimento, Marcia Helena Machado; Medeiros, Horacio Pires; Panarra, Bruna Alessandra Costa e Silva; Lima, Paula Andreza Viana; Gigante, Vanessa Calmont Gusmão; Oliveira, Vera Lúcia Gomes de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo identificar fatores associados ao enfrentamento da pandemia da COVID-19 por pessoas idosas com e sem comorbidades. Método estudo descritivo, transversal, com pessoas idosas (n=569), entre 60 e 80 anos, com ou sem comorbidades, nas cinco regiões do Brasil. Coleta de dados com questionário virtual e análise com base na estatística descritiva e inferencial. Resultados os resultados mostram que 351, (61,68%), referem comorbidade. Houve associação significativa entre os grupos nas variáveis: faixa etária (p=0,017), realizar alguma atividade laboral (p≤0,001), pensamento da possibilidade de ser infectado pelo novo coronavírus (p≤0,001), concordar com medidas de prevenção adotadas para o distanciamento social (p≤0,001), se informar por outro meio de comunicação além da televisão (p≤0,001). Conclusão e implicações para a prática os idosos com comorbidades pensam na possibilidade de ser infectado pelo novo coronavírus, concordam mais com as medidas de distanciamento social e se informam mais. Nesse sentido, indica-se a realização de pesquisas com ênfase nos idosos sem comorbidade, para direcionar melhor os cuidados de saúde em tempos de pandemias.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo identificar factores asociados al afrontamiento de la pandemia COVID-19 en adultos mayores con y sin comorbilidades. Método estudio descriptivo, transversal con personas mayores (n=569), entre 60 y 80 años, con o sin comorbilidades, en las cinco regiones de Brasil. La recolección de datos se realizó con cuestionario virtual y el análisis mediante estadística descriptiva e inferencial. Resultados los resultados muestran que 351 personas, (61,68%), refieren a comorbilidades. Hubo asociación significativa entre grupos en las variables: grupo de edad (p=0,017), realizar alguna actividad laboral (p≤0,001), pensar en la posibilidad de estar infectado por el nuevo coronavirus (p≤0,001), acuerdo con las medidas preventivas adoptadas para el distanciamiento social (p≤0.001), informarse por otros medios de comunicación además de la televisión (p≤0.001). Conclusión e implicaciones para la práctica los adultos mayores con comorbilidades piensan en la posibilidad de estar contagiados por el nuevo coronavirus, están más de acuerdo con las medidas de distanciamiento social y obtienen más información. En este sentido, se recomienda realizar una investigación con énfasis en los adultos mayores sin comorbilidades, para orientar mejor la atención sanitaria en tiempos de pandemia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective to identify factors associated to coping with the COVID-19 pandemic by older adults with and without comorbidities. Method a descriptive, cross-sectional study with older adults (n=569), aged between 60 and 80 years old, with or without comorbidities, in the five Brazilian regions. Data collection with virtual questionnaire and analysis based on descriptive and inferential statistics. Results the results show that 351 (61.68%) refer to comorbidity. There was a significant association between the groups in the following variables: age group (p=0.017), performing some work activity (p≤0.001), thinking about the possibility of being infected by the new coronavirus (p≤0.001), agreeing with prevention measures adopted for social distancing (p≤0.001), informing yourself by other means of communication besides television (p≤0.001). Conclusion and implications for the practice the older adults with comorbidities think about the possibility of being infected by the new coronavirus, agree more with the social distancing measures and get more information. To such an effect, it is recommended to carry out research studies with an emphasis on the older adult without comorbidity, to better target health care in pandemic times.
  • Estudo da qualidade dos Dados do Painel COVID-19 para crianças, adolescente e jovens, Espírito Santo – Brasil, 2020 Pesquisa

    Maciel, Ethel Leonor; Jabor, Pablo Medeiros; Goncalves Jr, Etereldes; Siqueira, Priscila Carminati; Prado, Thiago Nascimento do; Zandonade, Eliana

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo descrever a completude dos dados e avaliar a qualidade do Banco de dados do Painel COVID-19 no Espírito Santo em 2020, quanto à completude de suas variáveis, bem como analisar a confirmação da doença e sua evolução por crianças, adolescentes e jovens. Métodos estudo descritivo exploratório. A completude no preenchimento da ficha no Painel COVID-19 foi classificada como excelente (menos de 5% de preenchimento incompleto), bom (5% a 10%), regular (10% a 20%), ruim (20% a 50%) ou muito ruim (50% ou mais). Resultados observou-se qualidade regular para o critério de confirmação (16%), ruim para a classificação da doença (44%) e status de notificação (30%) e muito ruim para a evolução (79%). Quanto às variáveis epidemiológicas, destaca-se a variável raça/cor da pele com completude regular (17%). Conclusão e implicações para a prática é necessário educação permanente dos profissionais para o preenchimento dos dados de forma correta. Tratando-se de uma pandemia por um vírus novo, esses dados devem estar disponíveis imediatamente, e com qualidade para que medidas de controle possam ser adotadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo describir la exhaustividad de los datos y evaluar la calidad de la Base de Datos Panel COVID-19 en Espírito Santo en 2020, en cuanto a la exhaustividad de sus variables, así como analizar la confirmación de la enfermedad y su evolución en niños, adolescentes y jóvenes. Métodos estudio descriptivo exploratorio. La exhaustividad al completar el formulario en el Panel COVID-19 se clasificó como excelente (menos del 5% incompleto), buena (5% a 10%), regular (10% a 20%), deficiente (20% a 50%) o muy mala (50% o más). Resultados se observó calidad regular para el criterio de confirmación (16%), mala para la clasificación de la enfermedad (44%) y estado de notificación (30%) y muy mala para la evolución (79%). En cuanto a las variables epidemiológicas, se destaca la variable raza-color de piel con exhaustividad regular (17%). Conclusión e implicaciones para la práctica es necesaria la formación permanente de los profesionales para completar correctamente los datos. En el caso de una pandemia por un nuevo virus, estos datos deben estar disponibles de manera inmediata y con calidad para que se puedan adoptar medidas de control.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective to describe the completeness of the data and evaluate the quality of the COVID-19 Panel Database in Espírito Santo in 2020, as to the completeness of its variables, as well as to analyze the confirmation of the disease and its evolution by children, adolescents and young people. Methods exploratory descriptive study. Completeness of filling in the form on the COVID-19 Panel was classified as excellent (less than 5% incomplete), good (5% to 10%), fair (10% to 20%), poor (20% to 50%) or very bad (50% or more). Results regular quality was observed for the confirmation criterion (16%), poor for the classification of the disease (44%) and notification status (30%) and very poor for the evolution (79%). Regarding the epidemiological variables, the race-skin color variable with regular completeness (17%) stands out. Conclusion and implications for the practice permanent education of professionals is necessary to fill in the data correctly. in the case of a pandemic due to a new virus, these data must be available immediately, and with quality so that control measures can be adopted.
  • Tecnologia Educacional sobre limpeza e desinfecção de brinquedos para ambientes escolares frente à pandemia da COVID-19 Pesquisa

    Braga, Patrícia Pinto; Romano, Márcia Christina Caetano; Gesteira, Elaine Cristina Rodrigues; Souza, Dayse Bazílio Rosa de; Pinto, Marina Guedes; Santos, Verônica Gomes dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo descrever a construção e validação do conteúdo e aparência de tecnologia educacional sobre limpeza e desinfecção de brinquedos para ambientes escolares e creches, no contexto de pandemia do coronavírus. Método Pesquisa metodológica de validação, orientada pela teoria da Psicometria. Realizada em três fases: (1) revisão bibliográfica (2) elaboração da tecnologia educacional (3) avaliação, aperfeiçoamento e validação do conteúdo e aparência da cartilha. Participaram 20 juízes e 16 profissionais da educação infantil. Para garantir a validação, consideramos o índice de validade de conteúdo de, no mínimo, 0,8. Os dados foram tratados no software Statistical Package for Social Science e submetidos à análise descritiva de distribuição de frequências. Resultados O índice de validade de conteúdo global foi de 0,99 para juízes e 0,96 para o público-alvo. Os domínios da cartilha apresentaram índice de validade de conteúdo superior a 0,8 sugerindo que é um material representativo, quanto à aparência e conteúdo. Conclusão e implicações para prática A cartilha digital pode ser considerada, no contexto das atividades educativas em enfermagem, instrumento capaz de favorecer orientações claras e confiáveis sobre a limpeza e desinfecção de brinquedos, para ambientes escolares, no cenário de pandemia do novo coronavírus.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo describir la construcción y validación, en términos de contenido y apariencia, de tecnología educativa sobre la limpieza y desinfección de juguetes para ambientes escolares y guarderías en el contexto de la pandemia por coronavirus. Método investigación metodológica de validación, guiada por la teoría de la Psicometría. Se realizó en tres etapas, a saber: (1) revisión bibliográfica, (2) elaboración de la tecnología educativa, y (3) evaluación, mejora y validación del contenido y la apariencia del folleto. Participaron 20 jueces y 16 profesionales de educación infantil. Para garantizar la validación, consideramos un Índice de Validez de Contenido mínimo de 0,8. Los datos se trataron en el software Statistical Package for Social Science y fueron sometidos a análisis descriptivo de distribución de frecuencias. Resultados El Índice de Calidez de Contenido global fue de 0,99 para los jueces y de 0,96 para el público objetivo. Los dominios del cuadernillo presentaron un Índice de Validez de Contenido superior a 0.8, lo que sugiere que se trata de un material representativo, en términos de apariencia y contenido. Conclusión e implicaciones para la práctica En el contexto de las actividades educativas en enfermería, el folleto digital puede considerarse como instrumento capaz de favorecer una orientación clara y confiable sobre la limpieza y desinfección de juguetes para ambientes escolares en el escenario pandémico del coronavirus.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective to describe the construction and validation, of content and appearance, of an educational technology on cleaning and disinfecting toys for school environments and daycare centers in the context of the coronavirus pandemic. Method Validation methodological research, guided by the Psychometry theory. Three phases were carried out, namely: (1) bibliographic review, (2) elaboration of the educational technology, and (3) evaluation, improvement and validation of the content and appearance of the booklet. The participants were 20 evaluators and 16 professionals specialized in early childhood education. To ensure validation, we consider a Content Validity Index of at least 0.8. The data were treated using the Statistical Package for Social Science software and submitted to descriptive analysis of frequency distribution. Results The global improvement and validation of the content was 0.99 for the evaluators and 0.96 for the target audience. The domains of the booklet showed improvement and content validation above 0.8, suggesting that this is a representative material, in terms of appearance and content. Conclusion and implications for the practice In the context of educational activities in Nursing, the digital booklet can be considered as an instrument capable of favoring clear and reliable guidance on cleaning and disinfecting toys for school environments in the coronavirus pandemic scenario.
  • Biovigilância no processo de doação de órgãos e tecidos durante a pandemia: desafios para o enfermeiro Pesquisa

    Paim, Sibele Maria Schuantes; Knihs, Neide da Silva; Pessoa, João Luis Erbs; Magalhães, Aline Lima Pestana; Wachholz, Laísa Fischer; Treviso, Patricia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo identificar as estratégias desenvolvidas pelo enfermeiro capazes de manter a biovigilância no processo de doação de órgãos e tecidos a fim de minimizar o risco de transmissão da COVID-19 entre doadores, receptores e equipes de saúde. Método pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, apoiada no referencial teórico sobre a biovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Realizou-se a coleta de dados por meio de formulário on-line composto por questões abertas. Participaram 52 enfermeiros atuantes nas estruturas do Sistema Nacional de Transplantes. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo. Resultados identificou-se que o monitoramento e o controle no processo de doação, embasados na investigação clínica do potencial doador e na investigação familiar e comunitária, bem como a modificação da cultura de segurança na instituição, por meio da elaboração de protocolos e diretrizes para o cuidado do potencial doador, foram estratégias elaboradas pelo enfermeiro durante a pandemia com o objetivo de manter a segurança do paciente. Conclusão e implicações para a prática as estratégias desenvolvidas pelos enfermeiros foram o monitoramento e o controle dos possíveis riscos relacionados com a contaminação do potencial doador pelo vírus SARS-CoV-2 e a modificação da cultura de segurança a partir da elaboração e implantação de protocolos, de modo a assegurar a continuidade da doação e o transplante de órgãos e tecidos, garantindo a segurança e a qualidade nesse processo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo identificar las estrategias desarrolladas por el enfermero capaces de mantener la biovigilancia en el proceso de donación de órganos y tejidos para minimizar el riesgo de transmisión de COVID-19 entre donantes, receptores y equipos de salud. Método investigación exploratoria con enfoque cualitativo, sustentada en el marco teórico sobre biovigilancia de la Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria. Los datos se recopilaron a través de un formulario en línea compuesto por preguntas abiertas. Participaron 52 enfermeros que laboran en las estructuras del Sistema Nacional de Trasplantes. Los datos se analizaron mediante análisis de contenido. Resultados se identificó que el monitoreo y control en el proceso de donación, basado en la investigación clínica del potencial donante y en la investigación familiar y comunitaria, así como la modificación de la cultura de seguridad en la institución, mediante el desarrollo de protocolos y guías de el cuidado del donante potencial, fueron estrategias desarrolladas por el enfermero durante la pandemia con el fin de mantener la seguridad del paciente. Conclusión e implicaciones para la práctica las estrategias desarrolladas por los enfermeros fueron el monitoreo y control de posibles riesgos relacionados con la contaminación del potencial donante por el virus SARS-CoV-2 y la modificación de la cultura de seguridad a partir del desarrollo e implementación de protocolos, con el fin de asegurar la continuidad de la donación y trasplante de órganos y tejidos, garantizando la seguridad y calidad en este proceso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective to identify the strategies developed by nurses capable of maintaining biovigilance in the process of organ and tissue donation in order to minimize the risk of transmission of COVID-19 among donors, recipients and health care teams. Method an exploratory research, with a qualitative approach, supported by the theoretical framework on biovigilance of the Brazilian Health Regulatory Agency. Data were collected using an online form composed of open questions. Fifty-two nurses who work in the structures of the National Transplant System participated. The data was analyzed by Content Analysis. Results it was identified that the monitoring and control of the donation process, based on the clinical investigation of the potential donor and on the family and community investigation, as well as the modification of the safety culture in the institution, through the development of protocols and guidelines for the care of the potential donor, were strategies developed by nurses during the pandemic in order to maintain patient safety. Conclusion and practice implications the strategies developed by the nurses were the monitoring and control of possible risks related to the contamination of the potential donor by the SARS-CoV-2 virus and the modification of the safety culture through the development and implementation of protocols, in order to ensure the continuity of donation and transplantation of organs and tissues, ensuring safety and quality in this process.
  • Repercussões da pandemia pela COVID-19 no serviço pré-hospitalar de urgência e a saúde do trabalhador Pesquisa

    Dal Pai, Daiane; Gemelli, Mariana Pereira; Boufleuer, Eduarda; Finckler, Polla Victória Paim Rodrigues; Miorin, Jeanini Dalcol; Tavares, Juliana Petri; Cenci, Dinorá Claudia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo conhecer repercussões da pandemia pela COVID-19 no trabalho e na saúde dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de uma capital da região Sul do Brasil. Métodos estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo, realizado com 55 trabalhadores de 16 equipes do SAMU, por meio de formulário eletrônico. Aplicou-se análise de conteúdo temática. Resultados foram identificadas as categorias: (1) mudanças percebidas frente a COVID-19: percebem aumento nas demandas assistenciais por agravos respiratórios, prejuízos nas relações com serviços da rede face aos novos protocolos e aumento do tempo resposta pela higienização das ambulâncias e paramentação/desparamentação; (2) dificuldades em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ao treinamento: sentem-se expostos ao risco de contaminação, preocupando-se com recursos de proteção; (3) os efeitos sociais e sobre a saúde dos trabalhadores: relataram sentimentos de medo e insegurança quanto à sua saúde e dos familiares, bem como as limitações do distanciamento social. Considerações finais e implicações para a prática a pandemia repercutiu sobre fluxos e rotinas laborais, bem como gerou novas necessidades acerca da precaução biológica e suporte emocional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Conocer las repercusiones de la pandemia por COVID-19 en el trabajo y en la salud de los profesionales del Servicio de Atendimiento Móvil de Urgencia (SAMU) de una capital de la región Sur de Brasil. Métodos Estudio cualitativo, exploratorio-descriptivo, contestado por 55 trabajadores de los 16 equipos del SAMU, mediante formulario electrónico. Se aplicó análisis de contenido temático. Resultados Se identificaron las categorías: (1) Cambios percibidos frente a COVID-19: reportaron un aumento en las demandas de asistencia por problemas respiratorios, pérdidas en la relación con los servicios de la red debido a los nuevos protocolos, y también un aumento en el tiempo de respuesta para la limpieza de ambulancias y vestirse/desvestirse; (2) Dificultades en relación al EPP Equipo de Protección Personal y al entrenamiento: Se sienten expuestos al riesgo de contaminación, preocupándose por los recursos de protección; (3) Los efectos sociales y de salud de los trabajadores: informaron sentimientos de miedo e inseguridad sobre su salud y sus familias, así como las limitaciones de distancia social impuestas por la pandemia. Consideraciones finales e implicaciones para la práctica La pandemia repercutió en los flujos y rutinas laborales, además de generar nuevas necesidades en materia de precaución biológica y apoyo emocional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To identify the repercussions of the COVID-19 pandemic on the Emergency Mobile Service of a capital of the southern region of Brazil and worker’s health. Method Exploratory, qualitative and descriptive study conducted with a total number of 55 workers from 16 teams of SAMU, via online form. Thematic content analysis was applied. Results The categories were identified: (1) Perception of changes related to COVID-19: workers notice a higher demand for respiratory related symptoms, losses in relations with network services in light of the new protocols and an increase in the response time for the cleaning up ambulances and attire and unattire; (2) Difficulties related to Personal safety equipment (PSE) and training: they feel exposed to the risk of contamination, worrying about protection resources; (3) The social and health effects on the worker: feelings of fear and insecurities about their own health and their families, as well as the limitations of social distancing. Considerations and implications for practice The pandemic had repercussions on work flows and routines, as well as generating new needs regarding biological precaution and emotional support.
  • Diretrizes brasileiras e portuguesas de proteção à criança vulnerável à violência na pandemia de COVID-19 Pesquisa

    Cabral, Ivone Evangelista; Ciuffo, Lia Leão; Santos, Márcia Pestana; Nunes, Yan do Rosario; Lomba, Maria de Lurdes

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo identificar e analisar medidas de proteção à criança/adolescente vulnerável à violência na epidemia de COVID-19 no Brasil e em Portugal. Método implementou-se a pesquisa documental de diretrizes governamentais expedidas entre março e setembro de 2020. A análise hermenêutica fundamentou-se nos preceitos da vulnerabilidade em saúde e da defesa do melhor interesse de crianças/adolescentes. Resultados recomendaram-se ações articuladas de apoio e parcerias nacionais, locais e interinstitucionais; atuação multiprofissional, intra/intersetorial como medidas de proteção à criança/adolescente vulneráveis à violência intrafamiliar. Destacam-se o estímulo a notificação, investigação, intervenção e acompanhamento de casos. Constatam-se investimentos dos países na ampliação de canais de teleatendimento e estímulo à denúncias pela sociedade e redes sociais. Contudo, há indícios de poucos registros de casos, justificado pelas campanhas publicitárias em Portugal que incentivaram denúncias aos órgãos responsáveis. A proteção à renda e ao trabalho dos provedores da família durante o isolamento social e momento de suspensão das aulas presenciais teve a intenção de protegê-los da insegurança alimentar e do contágio da doença. Conclusão documentos determinaram ações para instituições, profissionais de saúde, familiares e sociedade no enfrentamento da violência intrafamiliar. Na pandemia de COVID-19, é dever do Estado seguir protegendo o direito à vida e à dignidade da criança e adolescente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo identificar y analizar medidas de protección para niños/adolescentes vulnerables a la violencia durante la epidemia del COVID-19 en Brasil y Portugal. Método se realizó una investigación documental de las directrices gubernamentales emitidas entre marzo y septiembre de 2020. El análisis hermenéutico se basó en los principios de vulnerabilidad en salud en la niñez y la adolescencia. Resultados se recomendaron acciones de apoyo articuladas y alianzas nacionales, locales e interinstitucionales; acción multiprofesional, intra e intersectorial como medida de protección para niños, niñas y adolescentes vulnerables a la violencia intrafamiliar. Destacan el fomento de la notificación, investigación, intervención y seguimiento de los casos. Hay esfuerzos de ambos países que invertirán en la expansión de los call center y fomentarán las quejas de los miembros de la sociedad y las redes sociales. Sin embargo, hay indicios de pocos casos denunciados, justificados por campañas publicitarias (especialmente en Portugal) que alentaron las denuncias a los órganos responsables. La protección de los ingresos y el trabajo de los proveedores familiares, durante el aislamiento social y en el momento de la suspensión de las clases presenciales tuve la intención de protegerlos del seguridad alimentar y del contagio de la enfermedad. Conclusión documentos emitidos acciones específicas para instituciones, profesionales de la salud, familiares y sociedad en el abordaje de la violencia intrafamiliar. En la pandemia del COVID-19, es deber del Estado continuar protegiendo el derecho a la vida y la dignidad de los niños, niñas y adolescentes

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To identify and analyze the protection measures for children/adolescent vulnerable to violence during the COVID-19 epidemic in Brazil and Portugal. Method This documentary research of government guidelines issued between March and September 2020 was carried out. The hermeneutic analysis was based on the principles of health vulnerability of children/ adolescents. Results Articulated support actions and partnerships were recommended at the national, local, and interinstitutional levels. A multi-professional intersectoral action was the most recommended measure to protect those children/adolescents more vulnerable to intrafamily violence. Noteworthy are the stimulus warning, investigation, intervention, and monitoring notified cases. In addition, countries’ efforts were invested in expanding the call center channels and encouraging notification violence by society members and social networks. However, few cases were notified justified by advertising campaigns in Portugal that encouraged reporting to the responsible childhood agencies. The protection of family providers’ income and work during social isolation and suspension of face-to-face classes were intended to protect them from food safety and contagious disease. Conclusion Official documents determined actions for institutions, health professionals, family members, and society to face intrafamily violence. Regarding the effect of the COVID-19 pandemic on the family nucleus, the State must continue protecting children’s and adolescents’ rights to life and dignity.
  • Pandemia da COVID-19: repercussões no quotidiano da família de profissionais de saúde atuantes em unidades emergenciais Pesquisa

    Barreto, Mayckel da Silva; Hipolito, Angel Braiani Lança; Hipolito, Maria Aparecida Lança; Lise, Fernanda; Radovanovic, Cremilde Aparecida Trindade; Marcon, Sonia Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo compreender as repercussões da pandemia da COVID-19 no quotidiano de familiares de profissionais de saúde atuantes em unidades de emergência. Métodos estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, realizado com 18 familiares de profissionais de saúde atuantes em duas unidades de emergência localizadas no Sul do Brasil. Os dados foram coletados de setembro a novembro de 2020, mediante entrevistas telefônicas audiogravadas, posteriormente transcritas na íntegra. A análise foi realizada à luz da sociologia compreensiva. Resultados as repercussões negativas da pandemia no quotidiano dos familiares foram marcadas pelo medo da atuação profissional na linha de frente e pela possibilidade de o familiar se contaminar, levando, por conseguinte, o vírus para os demais membros da família. Porém, paradoxalmente, houve repercussões positivas, como a união dos membros da família e maior aproximação da religiosidade/espiritualidade. Considerações finais e implicações para a prática identifica-se como relevante o desenvolvimento de estratégias de comunicação para oferecer suporte emocional, promover encorajamento, reconhecimento das forças do sistema familiar e, se necessário, educação para que se diminuam as consequências negativas, como o estigma e as desavenças decorrentes dessa experiência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo comprender las repercusiones de la pandemia del COVID-19 en la vida cotidiana de los familiares de los profesionales sanitarios que laboran en las unidades de urgencia. Métodos estudio descriptivo-exploratorio con abordaje cualitativo, realizado con 18 familiares de profesionales sanitarios que laboran en dos unidades de urgencias ubicadas en el sur de Brasil. Los datos fueron recolectados entre septiembre y noviembre de 2020, a partir de entrevistas telefónicas grabadas en audio, posteriormente transcritas íntegramente. El análisis se llevó a cabo a la luz de la sociología comprensiva. Resultados las repercusiones negativas de la pandemia en la vida cotidiana de los familiares estuvieron marcadas por el miedo a la actividad profesional en primera línea y por la posibilidad de que el familiar se contagie, llevando el virus al resto de familiares. Sin embargo, paradójicamente, hubo repercusiones positivas, como la unión de los miembros de la familia y un acercamiento más próximo a la religiosidad / espiritualidad. Consideraciones finales e implicaciones para la práctica se identifica como relevante el desarrollo de estrategias de comunicación para ofrecer apoyo emocional, promover el estímulo, el reconocimiento de las fortalezas del grupo familiar y, si es necesario, la educación para reducir las consecuencias negativas, como el estigma y los desacuerdos resultantes de esa experiencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective to understand the repercussions of the pandemic of COVID-19 in the daily lives of family members of health professionals working in emergency units. Methods this is a qualitative descriptive-exploratory study conducted with 18 family members of health professionals working in two emergency units located in the South of Brazil. Data was collected from September to November 2020, through audio-recorded telephone interviews, later transcribed in full. The analysis was conducted in the light of the comprehensive sociology. Results the negative repercussions of the pandemic in the daily life of family members were marked by the fear of professional performance in the front line and the possibility of the family member getting infected, thus taking the virus to the other members of the family. However, paradoxically, there were positive repercussions, such as the union of the family members and greater closeness to religiosity/spirituality. Final considerations and implications for the practice the development of communication strategies to offer emotional support, promote encouragement, recognition of the family system's strengths and, if necessary, education to diminish the negative consequences, such as stigma and disagreements arising from this experience, is identified as relevant.
  • O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia Pesquisa

    Araújo, Anna Raquel Lima; Sousa, Larisse Marques Costa; Carvalho, Rita Beatriz de Sousa; Oliveira, Adélia Dalva da Silva; Amorim, Fernanda Cláudia Miranda; Sousa, Kayo Henrique Jardel Feitosa; Zeitoune, Regina Célia Gollner; Damasceno, Carolinne Kilcia Carvalho Sena

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo analisar, na percepção de enfermeiros docentes, os efeitos do ensino remoto decorrente da pandemia de Covid-19 na sua vida. Método estudo descritivo e qualitativo, realizado em um Centro Universitário de Teresina-PI, em outubro de 2020. Participaram da pesquisa 13 enfermeiros docentes. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas individuais, guiadas por um roteiro semiestruturado. Posteriormente, procedeu-se à análise temática de conteúdo. Resultados os participantes relataram que o ensino remoto gerou mudanças na rotina, com a necessidade de adequação das aulas para o ambiente virtual e rearranjos domésticos. Esses aspectos foram maximizados pela falta de domínio sobre as ferramentas digitais, o que aumentou as demandas de trabalho. Algumas vezes eles sentiram-se angustiados, tristes, culpados e sozinhos devido aos entraves para estabelecer relações com os alunos. A sobrecarga laboral contribuiu para o adoecimento físico e emocional dos enfermeiros docentes, que referiram estresse, cansaço, dificuldades para dormir, problemas de circulação sanguínea e de alimentação e danos visuais. Considerações finais e implicações para a prática o ensino remoto tem produzido demandas elevadas, que exacerbam situações de risco para adoecimento dos participantes; portanto, estratégias devem ser pensadas com foco na ressignificação do trabalho docente, uma temática ainda incipiente nas investigações.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo según la percepción de enfermeros docentes, analizar los efectos de la enseñanza remota como consecuencia de la pandemia de Covid-19 en sus vidas. Método estudio descriptivo y cualitativo realizado en un Centro Universitario de Teresina-PI en octubre de 2020. Los participantes fueron 13 enfermeros docentes. La recolección de datos tuvo lugar por medio de entrevistas individuales, guiadas por un guion semiestructurado. Posteriormente, se procedió a realizar el análisis temático de contenido. Resultados los participantes manifestaron que la enseñanza remota generó cambios en la rutina, con la consecuente necesidad de adaptar las clases al entorno virtual y de implementar modificaciones domésticas. Estos aspectos se vieron maximizados por la falta de dominio de las herramientas digitales, lo que aumentó la cantidad de demandas laborales. En ocasiones se sintieron angustiados, tristes, con culpa y solos debido a los inconvenientes para establecer vínculos con los alumnos. La sobrecarga laboral contribuyó al malestar físico y emocional de los enfermeros docentes, que manifestaron estrés, cansancio, dificultades para dormir, problemas de circulación sanguínea y de alimentación y daños en la vista. Consideraciones finales e implicancias para la práctica la enseñanza remota ha generado grandes demandas, que intensifican situaciones de riesgo para el malestar de los participantes; por lo tanto, deben pensarse estrategias enfocadas en la resignificación del trabajo docente, una temática que todavía es incipiente en los estudios de investigación.

    Resumo em Inglês:

    Objective from the perspective of nurse-professors, to analyze the effects of remote teaching because of the COVID-19 pandemic on their lives. Method a descriptive and qualitative study, conducted in October 2020 at a University Center in Teresina-PI. The research participants were 13 nurse-professors. Data collection took place by means of individual interviews, guided by a semi-structured script. Subsequently, content thematic analysis was performed Results the participants reported that remote teaching generated changes in the routine, with the need to adapt the class to the virtual environment and to implement home rearrangements. These aspects were maximized by lack of mastery in terms of the digital tools, which increased the work demands. Sometimes they felt anguished, sad, guilty, and alone due to the obstacles to establish good relationships with the students. Work overload contributed to physical and emotional illness in the nurse-professors, who reported stress, tiredness, difficulty sleeping, blood circulation and eating problems, and visual impairment. Final considerations and implications for the practice remote teaching has generated high demands, which exacerbate risk situations for the participants' illness; therefore, strategies must be thought out focusing on the re-signification of the teaching work, a theme that is still incipient in research studies.
  • Pessoas vivendo com HIV e mudanças na rotina diária decorrentes da pandemia da COVID-19 Pesquisa

    Pereira, Tassiana Maria Vieira; Gir, Elucir; Santos, Andressa Silva Torres dos

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo identificar as mudanças na rotina das pessoas vivendo com HIV decorrentes da pandemia da COVID-19. Método pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de entrevista semiestruturada, junto à 46 pessoas vivendo com HIV atendidas em um serviço especializado em doenças infectocontagiosas do interior de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram submetidos à análise lexicográfica, com auxílio do software IRaMuTeQ, pelos métodos de Estatística Textual Clássica, Nuvem de Palavras e Classificação Hierárquica Descendente. Resultados foram identificadas distintas mudanças na rotina diária de pessoas vivendo com HIV decorrentes da pandemia da COVID-19, dentre elas, o uso de medidas preventivas, como a utilização de máscara e isolamento social, além de mudanças no ambiente de trabalho e de lazer, no convívio familiar, aspectos emocionais individuais e de tratamento. Conclusão e implicações para a prática muitas mudanças e desafios de ordem física, biológica e psicossocial demonstraram serem vivenciados pelos participantes diante do cenário mundial pandêmico, decorrentes, principalmente, do isolamento social. Para tal, estratégias de enfrentamento tornam-se fundamentais no dia-a-dia das pessoas vivendo com HIV visando garantir a continuidade e tratamento ininterrupto, e a prevenção de uma sindêmia, mitigando, assim, as repercussões da COVID-19 na saúde destes indivíduos que pertencem ao grupo de risco.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo identificar los cambios en la rutina de las personas que viven con VIH como resultado de la pandemia de COVID-19. Método investigación cualitativa, desarrollada a través de una entrevista semiestructurada, con 46 personas que viven con VIH atendidas en un servicio especializado en enfermedades infecciosas en el interior de Minas Gerais, Brasil. Los datos fueron sometidos a análisis lexicográfico, con la ayuda del software IRaMuTeQ, y utilización de los métodos de Estadística Textual Clásica, Nube de Palabras y Clasificación Jerárquica Descendente. Resultados se identificaron distintos cambios en la rutina diaria de las personas que viven con VIH debido a la pandemia de COVID-19, incluido el uso de medidas preventivas, como la utilización de barbijo y aislamiento social, además de cambios en el entorno laboral y de ocio, en la vida familiar, en aspectos emocionales individuales y en el tratamiento. Conclusión e implicaciones para la práctica muchos cambios y desafíos de naturaleza física, biológica y psicosocial han atravesado a los participantes ante el escenario de la pandemia global, principalmente debido al aislamiento social. Para ello, las estrategias de afrontamiento se vuelven imprescindibles en el día a día de las personas que viven con VIH a fin de garantizar la continuidad y el tratamiento ininterrumpido, y la prevención de una sindemia, con el objetivo de mitigar las repercusiones del COVID-19 en la salud de estos sujetos que pertenecen al grupo de riesgo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective to identify the changes in the routine of people living with HIV resulting from the COVID-19 pandemic. Method a qualitative research study, developed through a semi-structured interview, with 46 people living with HIV treated at a service specialized in infectious diseases in the inland of Minas Gerais, Brazil. The data were submitted to lexicographic analysis, with the aid of the IRaMuTeQ software, using the methods of Classical Textual Statistics, Word Cloud and Descending Hierarchical Classification. Results distinct changes were identified in the daily routine of people living with HIV due to the COVID-19 pandemic, including the use of preventive measures, such as wearing a mask and social isolation, in addition to changes in the work and leisure environment, in family life, individual emotional aspects and treatment. Conclusion and implications for the practice many changes, challenges of a physical, biological and psychosocial nature have been shown by the participants in the face of the global pandemic scenario, mainly resulting from social isolation. To this end, coping strategies become essential in the everyday lives of people living with HIV in order to guarantee continuity and uninterrupted treatment, and the prevention of a syndemic, thus mitigating the repercussions of COVID-19 on the health of the individuals who belong to the risk group.
  • Esperança e Bem-Estar Psicológico durante a Crise Sanitária pela COVID-19: Estudo com Estudantes de Enfermagem Pesquisa

    Lourenço, Tânia Marlene Gonçalves; Charepe, Zaida Borges; Pestana, Cristina Bárbara da Costa Freitas; Rabiais, Isabel Cristina Mascarenhas; Alvarez, Enrique Jesús Sáez; Figueiredo, Rita Maria Sousa Abreu; Fernandes, Sérgio Joaquim Deodato

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo analisar as relações entre a esperança e o bem-estar psicológico de estudantes de enfermagem portugueses durante a crise pandêmica pela COVID-19. Método estudo descritivo-correlacional, com recurso a questionário online para coleta de dados. Participaram 705 estudantes de enfermagem com idade média de 21,74 anos (DP=4,44). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a Escala de Esperança de Herth (HHI-PT) e a Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP). Foi utilizada a estatística descritiva e inferencial. Resultados na HHI-PT, o domínio afectivo-comportamental obteve a pontuação média mais alta, 3,30 (DP=0,45); no EMMBEP, foi o domínio sociabilidade, 3,64 (DP=0,77). Havia correlações moderadas a fortes (0,383 <r <0,917) entre o global e todos os domínios da esperança e bem-estar psicológico (≤0.001). Conclusão e implicações para a prática a esperança e o bem-estar psicológico dos estudantes de enfermagem durante a pandemia são variáveis correlacionados positivamente entre si. As medidas de promoção da saúde mental, a implementar pelas instituições de ensino, devem ter em consideração a associação entre essas duas variáveis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo analizar la relación entre la esperanza y el bienestar psicológico de los estudiantes portugueses de enfermería durante la crisis pandémica por COVID-19. Método estudio descriptivo-correlacional mediante cuestionario online para la recogida de datos. Participaron 705 estudiantes de enfermería, con una edad promedio de 21,74 años (DE=4,44). Los instrumentos de recolección de datos utilizados fueron la Escala de Esperanza de Herth (HHI-PT) y la Escala de Medida de Manifestación de Bienestar Psicológico (EMMBEP). Se utilizó estadística descriptiva e inferencial. Resultados en HHI-PT, fue el dominio afectivo-conductual el que obtuvo la puntuación promedio más alta, 3.30 (DE=0.45), en EMMBEP, fue el dominio de sociabilidad, 3.64 (DE=0.77). Hubo correlaciones de moderadas a fuertes (0.383 <r <0.917) entre el dominio global y todos los dominios de la esperanza y el bienestar psicológico (≤0.001). Conclusión e implicaciones para la práctica la esperanza y el bienestar psicológico de los estudiantes de enfermería durante la pandemia son variables que se correlacionan positivamente entre sí. Las medidas de promoción de la salud mental, a ser implementadas por las instituciones educativas, deben tener en cuenta la asociación entre estas dos variables.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Aim to analyze the relationship between hope and the psychological well-being of Portuguese nursing students during the COVID-19 pandemic crisis. Method this is a descriptive-correlational study using an online questionnaire for data collection. 705 nursing students participated, with a mean age of 21.74 years (SD=4.44). The data collection instruments used were the Herth Hope Index (HHI-PT) and the Well-Being Manifestations Measure Scale (WBMMS). Descriptive and inferential statistics were used. Results in the HHI-PT, the affective-behavioral domain had the highest mean score (3.30; SD=0.45), while in the WBMMS, it was the sociability domain, 3.64 (SD=0.77). There were moderate to strong correlations (0.383 <r <0.917) between the global and all domains of hope and psychological well-being (≤0.001). Conclusion and implications for practice nursing students’ hope and psychological well-being during the pandemic are variables that are positively correlated with each other. Strategies to promote mental health, to be implemented by educational institutions, must consider the association between these two variables.
  • Ser estudante de enfermagem em tempos de COVID-19 Pesquisa

    Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Ramos

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Compreender como a pandemia afetou os estudantes de enfermagem nos contextos de Ensino Clínico. Método Este é um estudo de abordagem qualitativa, exploratória, transversal e descritiva. Os participantes foram 5 enfermeiros recém-licenciados que realizaram o último estágio clínico da sua licenciatura durante a pandemia de COVID-19. A análise de conteúdo ocorreu por meio da técnica para a análise dos achados das narrativas. Resultados Emergiram 5 categorias: Dificuldades sentidas na integração; Dificuldades na concretização do ensino clínico; Influência da pandemia nas expectativas dos estudantes ante o ensino clínico de integração à vida profissional; Receios, relacionadas com a COVID 19; e Sugestões para a formação dos licenciados em enfermagem, com vista a capacitá-los para a gestão de situações de pandemia. Conclusões e implicações para a prática O ensino clínico, cujo objetivo é atingir as competências exigidas para o exercício profissional, foi vivenciado com ansiedade, medo e pressão, porém com o suporte possível por parte dos supervisores clínicos, eles próprios também sob pressão, dado o aumento da sobrecarga de trabalho provocada pela pandemia. O estudo permite fazer recomendações para a educação e investigação em enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Comprender cómo afectó la pandemia a estudiantes de enfermería en el ámbito de la enseñanza clínica. Método Estudio de abordaje cualitativo, exploratorio, transversal y descriptivo. Participaron 5 enfermeros recién graduados que realizaron la última práctica clínica de licenciatura durante la pandemia de COVID-19. Se aplicó análisis de contenido para estudiar los hallazgos narrados. Resultados Surgieron 5 categorías: Dificultades percibidas en la integración; Dificultades en la concreción de la enseñanza clínica; Influencia de la pandemia en las expectativas estudiantiles respecto de la enseñanza clínica de integración a la vida profesional; Temores relacionados con la COVID-19; y Sugerencias para la formación de licenciados en enfermería con el objeto de capacitarlos para manejarse en situaciones de pandemia. Conclusiones e implicaciones para la práctica La enseñanza clínica fue experimentada con ansiedad, miedo y presión para alcanzar las competencias exigidas para el ejercicio profesional., con el respaldo posible de los supervisores clínicos, ellos mismos también bajo presión dado el aumento de la sobrecarga de trabajo provocada por la pandemia. El estudio brinda recomendaciones sobre educación e investigación en enfermería.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Aim To understand how the pandemic has affected nursing students in clinical teaching contexts. Method This was a qualitative, exploratory, cross-sectional, and descriptive study. The participants were five newly graduated nurses who had completed the last clinical internship of their program during the COVID-19 pandemic. The narratives were analyzed using content analysis. Results Five categories emerged: Difficulties felt in integration; difficulties in completing clinical internship; the influence of the pandemic on students' expectations regarding the clinical internship for integration into professional life; fears related to COVID-19, and suggestions for training nursing graduates to prepare them to manage pandemic situations. Conclusions and implications for practice The clinical internship was experienced with anxiety, fear, and pressure to achieve the skills required for professional practice, with the possible support provided by clinical supervisors, who were also under pressure given the increased work overload caused by the pandemic. The study allows for recommendations for the area of nursing education and research.
  • Perfil clínico-epidemiológico de crianças hospitalizadas: um recorte do período pandêmico e não pandêmico Pesquisa

    Santos, Robson Gomes dos; Cardoso, Érika Leite da Silva; Marques, Laísa de Sousa; França, Ludymilla Linéia Almeida de; Xavier, Thaís Grilo Moreira; Leon, Pollyana Amorim Ponce de; Souza, Luciana Ferreira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar o perfil clínico-epidemiológico de crianças e adolescentes hospitalizadas na clínica médica de um hospital pediátrico, referente aos períodos não pandêmico e pandêmico por COVID-19. Método Trata-se de estudo comparativo de natureza quantitativa, com delineamento transversal. A coleta de dados foi realizada em 219 prontuários do Serviço de Arquivo Médico e Estatística de um complexo pediátrico, no município de João Pessoa-PB. Quanto à análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e testes estatísticos para comparar os grupos. Resultados O perfil das crianças e dos adolescentes hospitalizados teve predominância do sexo masculino, e de lactentes para o período não pandêmico e pandêmico, igualmente. A mãe foi a principal responsável e acompanhante da criança. As variáveis, natureza do benefício social, diagnóstico segundo especialidade médica e tempo de internação apresentaram diferenças estatísticas significativas entre os períodos não pandêmico e pandêmico por COVID-19. Conclusão Os dados encontrados apontam que não ocorreram mudanças expressivas no perfil sociodemográfico de crianças internadas. A pandemia por COVID-19 resultou em maior mudança no perfil clínico das internações. Implicações para a prática: Conhecer o perfil das crianças e adolescentes em processo de hospitalização, em um período pandêmico por COVID-19, auxiliará na elaboração de fluxos assistenciais e estratégias que atendam às reais demandas com propriedade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Analizar el perfil clínico epidemiológico de niños y adolescentes hospitalizados en la clínica médica de un hospital pediátrico en un período no pandémico y pandémico por COVID-19. Método Se trata de un estudio comparativo de naturaleza cuantitativa, con delineamento transversal. La colecta de datos fue realizada a través de 219 historias clínicas del Servicio de Archivo Médico y Estadística de un complejo pediátrico en el municipio de João Pessoa-PB. Para análisis de los datos, se utilizó la estadística descriptiva y tests estadísticos para comparar los grupos. Resultados El perfil de los niños y de los adolescentes hospitalizados tuvo predominancia, de igual forma, del sexo masculino y de lactantes para el período no pandémico y pandémico. La madre fue la principal responsable y acompañante del niño. Las variables, naturaleza del beneficio social, diagnóstico según especialidad médica y tiempo de internación, presentaron diferencia estadística significativa entre el período no pandémico y pandémico por COVID-19. Conclusión Los datos encontrados apuntan que no ocurrieron cambios significativos en el perfil sociodemográfico de niños internados. La pandemia por COVID-19 resultó en un mayor cambio en el perfil clínico de las internaciones. Implicaciones para la práctica: conocer el perfil de los niños y adolescentes en proceso de hospitalización en un período pandémico por COVID-19 podrá ayudar en la elaboración de flujos asistenciales y estrategias que puedan atender las reales demandas con propiedad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Analyzing the epidemiological clinical profile of children and adolescents hospitalized in the medical clinic of a pediatric hospital in a non-pandemic and pandemic period by COVID-19. Method This is a comparative study of quantitative nature with cross-sectional design. Data collection was performed in 219 medical records of the Medical Archives and Statistics Service of a pediatric complex in the municipality of João Pessoa-PB. For data analysis, descriptive statistics and statistical tests were used to compare the groups. Results The profile of hospitalized children and adolescents was predominantly male and infant for the non-pandemic and pandemic period, equally. The mother was the main caregiver and companion of the child. The variables, nature of the social benefit, diagnosis according to medical specialty and length of stay showed a statistically significant difference between the non-pandemic and pandemic periods by COVID-19. Conclusion The data found indicate that there were no significant changes in the sociodemographic profile of hospitalized children. The pandemic due to COVID-19 resulted in greater change in the clinical profile of hospitalizations. Implications for the practice: Knowing the profile of children and adolescents in the hospitalization process in a pandemic period for COVID-19 can help in the development of care flows and strategies that can meet the real demands properly.
  • Sofrimento psíquico entre os profissionais de enfermagem durante a pandemia da COVID-19: Scoping Review Revisão Sistemática

    Miranda, Fernanda Berchelli Girão; Yamamura, Mellina; Pereira, Sarah Salvador; Pereira, Caroline dos Santos; Protti-Zanatta, Simone Teresinha; Costa, Marceli Karina; Zerbetto, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo mapear sistematicamente a produção de conhecimento, com a literatura nacional e internacional, de situações de sofrimento psíquico que os profissionais de enfermagem vivenciam quando expostos à pandemia da COVID-19. Método Scoping Review conforme Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual for Scoping Reviews e PRISMA-ScR. Executaram-se buscas nas bases eletrônicas entre abril e junho de 2020, por intermédio dos descritores. Revisores aos pares analisaram a relevância dos estudos, selecionando os que responderam à pergunta de investigação. Resultados selecionaram-se 38 estudos. As situações de sofrimento psíquico mais relatadas relacionaram-se à sobrecarga de trabalho, escassez ou ausência de equipamento de proteção individual, medo de se infectar, infectar outras pessoas e estar na linha de frente junto a pacientes com diagnóstico ou suspeita de COVID-19. Os sinais e sintomas de sofrimento psíquico mais encontrados foram ansiedade, depressão, insônia, estresse, estresse pós-traumático e medo. Conclusões e implicações para a prática os profissionais de enfermagem enfrentam situações de sofrimento psíquico, principalmente desencadeadas por fatores relacionados às condições de trabalho, manifestando sintomas depressivos, de ansiedade e de estresse, que podem permanecer por longo período. As instituições de saúde precisaram implementar ações de capacitação, proteção e segurança, bem como suporte e apoio psicossocial em curto espaço de tempo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Mapear sistemáticamente la producción de conocimiento, junto con la literatura nacional e internacional, de las situaciones de distrés psicológico experimentadas por los profesionales de enfermería cuando se exponen a la pandemia de COVID-19. Método Scoping Review según el Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual for Scoping Reviews y el PRISMA-ScR. Las búsquedas tuvieron lugar entre abril y junio de 2020 en las bases de datos electrónicas mediante descriptores; los revisores analizaron la relevancia de los estudios, seleccionando aquellos que respondían a la pregunta de investigación. Resultados Se seleccionaron 38 estudios. Las situaciones de distrés psicológico más informadas estaban relacionadas con la sobrecarga de trabajo, la escasez o ausencia de equipos de protección personal, el miedo a infectarse, a infectar a otras personas y a estar en primera línea con pacientes diagnosticados o sospechosos de COVID-19. Los signos y síntomas más comunes de distrés psicológico eran: ansiedad, depresión, insomnio, estrés, estrés postraumático y miedo. Conclusiones e implicaciones para la práctica Los profesionales de enfermería afrontan situaciones de distrés psicológico, desencadenadas principalmente por factores relacionados con las condiciones de trabajo, manifestando síntomas depresivos, ansiedad y estrés, que pueden permanecer durante un largo período. Las instituciones sanitarias necesitarán aplicar medidas de capacitación, protección y seguridad, así como de soporte y apoyo psicosocial en un breve período de tiempo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To design a systematic map of the production of knowledge, together with national and international literature, on situations of psychological distress that Nursing professionals experience when exposed to the COVID-19 pandemic. Method A Scoping Review according to the Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual for Scoping Reviews and PRISMA-ScR. Searches were conducted between April and June 2020 in the electronic databases by means of the descriptors; the peer reviewers analyzed the relevance of the studies, selecting those that answered the research question. Results A total of 38 studies were selected. The most reported situations of psychological distress were related to work overload, scarcity or absence of individual protective equipment, fear of becoming infected, infecting other people and being in the front line with patients diagnosed or suspected for COVID-19. The most common signs and symptoms for psychological distress were the following: anxiety, depression, insomnia, stress, post-traumatic stress and fear. Conclusions and implications for the practice Nursing professionals face situations of psychological distress, mainly triggered by factors related to work conditions, manifesting depressive symptoms, anxiety and stress, which may remain for a long period. Health institutions had to implement training, protection and security actions, as well as psychosocial help and support in a short period of time.
  • Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19 Reflexão

    Riegel, Fernando; Martini, Jussara Gue; Bresolin, Paula; Mohallem, Andrea Gomes C.; Nes, Andréa Aparecida Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Refletir sobre o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de enfermagem em tempos de pandemia de Covid-19. Método Estudo teórico-reflexivo baseado nas experiencias dos pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com os pesquisadores do Programa de Graduação em Enfermagem da Faculdade diaconisa Lovisenberg (Lovisenberg Diakonale Høgskole), Noruega e com a Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Resultados e Discussão Essa discussão categorizou dois pontos teóricos reflexivos: A importância do pensamento crítico na educação de enfermagem e Inovação para estimular o pensamento crítico. O atual momento de calamidade assume caráter pedagógico porque ensina sobre a necessidade de mudanças nos modos de fazer atenção, gestão e pesquisa, bem como sinaliza para o campo da educação em saúde a necessidade de adaptação dos processos de ensino e aprendizagem à realidade das condições de vida dos estudantes. Conclusão e implicação para a prática Espera-se despertar nos formadores a reflexão em torno do compromisso com o ato de ensinar em tempos de mudanças, adaptando suas práticas pedagógicas com criatividade, inovação tecnológica e desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Reflexionar sobre el desarrollo del pensamiento crítico en la educación de enfermería en tiempos de la pandemia Covid-19. Método Estudio teórico-reflexivo basado en las experiencias de investigadores del Programa de Posgrado en Enfermería de la Universidad Federal de Santa Catarina en asociación con investigadores del Programa de Posgrado en Enfermería de la Facultad de Diaconisa Lovisenberg (Lovisenberg diakonale høgskole), Noruega y la Facultad Enfermería del Hospital Israelita Albert Einstein. Resultados y Discusión Esta discusión categorizó dos puntos teóricos reflexivos: La importancia del pensamiento crítico en la educación de enfermería y la Innovación para estimular el pensamiento crítico. El momento actual de calamidad asume un carácter pedagógico porque enseña sobre la necesidad de cambios en las formas de hacer el cuidado, la gestión y la investigación, además de señalar al campo de la educación en salud la necesidad de adecuar los procesos de enseñanza y aprendizaje a la realidad de las condiciones de salud. vida de los estudiantes. Conclusión e implicación para la práctica Se espera despertar en los formadores la reflexión en torno al compromiso con el acto de enseñar en tiempos de cambio, adaptando sus prácticas pedagógicas con creatividad, innovación tecnológica y el desarrollo del pensamiento crítico en los estudiantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To reflect on the development of critical thinking in nursing education in times of Covid-19 pandemic. Method Theoretical-reflective study based on the experiences of researchers in the Postgraduate Program in Nursing at Universidade Federal de Santa Catarina in partnership with researchers in the Undergraduate Program in Nursing at Lovisenberg Diaconal University College (Lovisenberg Diakonale Høgskole), Norway, and the Faculty of Nursing at Hospital Israelita Albert Einstein. Results and Discussion This discussion categorized two reflective theoretical points: The importance of critical thinking for the advancement of Nursing education and clinical practice, and Innovation to stimulate critical thinking in Nursing: a challenge in times of pandemic. The current moment of calamity assumes pedagogical character because it teaches about the need for changes in the ways of doing care, management and research, as well as signals to the field of health education the need to adapt teaching and learning processes to the reality of the life conditions of students. Conclusion and implication for practice It is expected to awaken in the mentors the reflection around the commitment to the act of teaching in times of change, adapting their pedagogical practices with creativity, technological innovation and the development of critical thinking in students.
  • Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço Reflexão

    Spagnol, Carla Aparecida; Pereira, Karolinna Diniz; Castro, Verônica Pedersane Nunes de; Figueiredo, Letícia Gonçalves; Borges, Karine Karoline de Souza; Batista, Luciana Moreira

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo abordar, de forma crítica e reflexiva, desafios e perspectivas da prática profissional da enfermagem, da formação e da integração ensino-serviço no cenário da pandemia da Covid-19. Método as atividades práticas de uma disciplina, que aborda a gestão do Sistema Único de Saúde, foram suspensas durante a pandemia. Diante desse fato, constituiu-se um grupo para discutir a prática profissional, assegurando a integração ensino-serviço. A partir dos diálogos e dos textos produzidos elaborou-se essa reflexão, tendo como referencial teórico a Análise Institucional. Resultados alguns analisadores revelaram desafios como a influência e o difícil acesso às tecnologias digitais no ensino e no processo de trabalho, além do medo e da insegurança vivenciados pelas autoras. O grupo analisou suas implicações, compartilhando sentimentos e angústias, sem perder de vista as mudanças necessárias nos processos de trabalho. Conclusão e implicações para a prática a Análise Institucional contribuiu para realizar este estudo “à quente”, nesse contexto de pandemia, trazendo à tona questionamentos e contradições vivenciadas nos serviços de saúde e na universidade, fortalecendo a integração ensino-serviço. Mas, mediante o recorte de tempo, práticas e cenários este estudo traz limitações quanto aos impactos para o ensino e para a assistência prestada, possibilitando a realização de outras pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo abordar de manera crítica y reflexiva, los desafíos y perspectivas de la práctica profesional de enfermería, de la formación y la integración enseñanza-servicio en el escenario de la pandemia Covid-19. Método las actividades prácticas de una disciplina, que aborda la gestión del Sistema Único de Salud, fueron suspendidas durante la pandemia. Ante este hecho, se formó un grupo para discutir la práctica profesional, asegurando la integración entre enseñanza y servicio. A partir de los diálogos y textos producidos, se elaboró esta reflexión, teniendo como marco teórico el Análisis Institucional. Resultados algunos analizadores revelaron desafíos como la influencia y el difícil acceso a las tecnologías digitales en la enseñanza y en el proceso de trabajo, además del miedo y la inseguridad vivenciados por las autoras. El grupo analizó sus implicaciones, compartiendo sentimientos y ansiedades, sin perder de vista los cambios necesarios en los procesos de trabajo. Conclusión e implicaciones para la práctica El Análisis Institucional contribuyó a realizar este estudio “en caliente”, en este contexto de pandemia, planteando interrogantes y contradicciones vividas en los servicios de salud y en la universidad, fortaleciendo la integración enseñanza -servicio. Pero, a través del recorte de tiempo, prácticas y escenarios, este estudio trae limitaciones en cuanto a los impactos para la enseñanza y la asistencia brindada, permitiendo la realización de otras investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective critically and reflexively address challenges and perspectives of professional nursing practice, training, and teaching-service integration in the context of the Covid-19 pandemic. Method the practical activities of a discipline that addresses the management of the Unified Health System were suspended during the pandemic. In view of this fact, a group was formed to discuss the professional practice, ensuring the teaching-service integration. From the dialogues and texts produced, this reflection was elaborated, using Institutional Analysis as a theoretical framework. Results some analyzers revealed challenges such as the influence and difficult access to digital technologies in teaching and in the work process, as well as the fear and insecurity experienced by the authors. The group analyzed their implications, sharing feelings and anguish, without losing sight of the necessary changes in the work processes. Conclusion and implications for the practice the Institutional Analysis contributed to carry out this study “in the heat of the moment”, in this pandemic context, bringing to light questions and contradictions experienced in health services and in the university, strengthening the teaching-service integration. But, due to the cut-off of time, practices and scenarios, this study has limitations regarding the impacts on teaching and the care provided, making it possible to carry out other research.
  • Fake News em tempos de COVID-19 e seu tratamento jurídico no ordenamento brasileiro Reflexão

    Mattos, Alexandre Magalhães de; Costa, Ingrid Zuvanov Kahl; Neto, Mercedes; Rafael, Ricardo de Mattos Russo; Carvalho, Eloá Carneiro; Porto, Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo refletir sobre o tratamento jurídico dispensado aos casos das Fake News relacionados à COVID-19 no campo do Direito brasileiro. Método estudo de reflexão tendo como referencial as consequências da aplicação do arcabouço jurídico brasileiro aos casos de Fake News sobre COVID-19. As fontes são oriundas de outro estudo com lacunas deixadas no sentido das aplicações pelo ordenamento jurídico. Para discussão, balizou-se o enquadramento das Fake News ao ordenamento jurídico. Resultados são oriundos de estudo anterior que identificou e agrupou as Fake News encontradas no banco de dados do Ministério da Saúde por temas, a saber: discursos de autoridades na saúde, terapêutica, medidas de prevenção, prognósticos da doença e vacinação. Considerações finais e implicações para prática foi possível depreender que a prática de compartilhamento de mensagens, imagens, áudios e/ou vídeos realizadas por diversos indivíduos nas redes sociais, sem a preocupação de se verificar se são verídicas, é um ato que pode ser configurado como crime.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo reflexionar sobre el tratamiento legal dado a los casos de Fake News relacionados con COVID-19 en el ámbito del derecho brasileño. Método Estudio de reflexión basado en las consecuencias de la aplicación del marco legal brasileño a los casos de Fake News sobre COVID-19. Las fuentes provienen de otro estudio con lagunas dejadas en el sentido de aplicaciones por parte del sistema legal. Para la discusión, se marcó el encuadre de noticias falsas al sistema judicial. Resultados Provienen de un estudio previo que identificó y agruparon como Noticias Falsas encontradas en la base de datos del Ministerio de Salud por temas, un sable: discursos de las autoridades sanitarias, terapéuticas, medidas preventivas, pronóstico de la enfermedad y vacunación. Consideraciones finales y conclusión para la práctica Se pudo concluir que la práctica de compartir mensajes, imágenes, audios y / o videos realizada por varios miembros de las redes sociales, sin la preocupación de verificar si son verdaderos, es un acto que puede ser configurado como delito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective to reflect on the legal treatment given to the Fake News cases related to COVID-19 in the field of Brazilian law. Method Reflection study based on the consequences of applying the Brazilian legal framework to the Fake News cases on COVID-19. The sources come from another study with gaps left in the sense of applications by the legal system. For discussion, the framing of false news to the legal system was marked out. Results They come from a previous study that identified and grouped as False News found in the Ministry of Health database by themes, a saber: speeches by health authorities, therapeutics, preventive measures, prognosis of the disease and vaccination. Final considerations and conclusion for practice It was possible to conclude that the practice of sharing messages, images, audios and / or videos performed by several members of social networks, without the concern of verifying whether they are true, is an act that can be configured as a crime.
  • Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19 Reflexão

    Fernandes, Josicélia Dumêt; Silva, Rosana Maria Oliveira; Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira; Teixeira, Giselle Alves da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo refletir sobre os atos administrativos do Ministério da Educação do Brasil relacionados ao Estágio Curricular Supervisionado na área da saúde durante a pandemia do COVID-19 e as repercussões na enfermagem. Método estudo com abordagem teórico - reflexivo, com base na literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado no Brasil, tendo como referencial oito portarias governamentais na área da educação que se apresentam como medidas resolutivas para o enfrentamento aos desafios do contexto da pandemia. Resultados foram explicitadas as intencionalidades subjacentes aos atos administrativos do Ministério da Educação, as lacunas, fragilidades e desafios na realidade do Estágio Curricular frente aos cenários das práticas de ensino no contexto da pandemia e as possibilidades de atividades remotas. Considerações finais e repercussões para a prática espera-se que as mudanças, incertezas e desafios, destacados neste estudo, despertem cautela na tomada de decisão e condução de alternativas de adequações para o Estágio Curricular Supervisionado em enfermagem no contexto de pandemia e no percurso pós-pandemia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo reflexionar sobre los actos administrativos del Ministerio de la Educación de Brasil, relacionados a la Pasantía Curricular Supervisada en el área de la salud, durante la pandemia del COVID-19 y sus repercusiones en la enfermería. Método estudio con abordaje teórico reflexivo, con base en la literatura sobre Pasantía Curricular Supervisada en Brasil, teniendo como referencial ocho ordenanzas gubernamentales en el área de la educación que se presentan como medidas resolutivas para el enfrentamiento de los desafíos en el contexto de la pandemia. Resultados fueron explicitadas las intencionalidades subyacentes en los actos administrativos del Ministerio de la Educación, los vacíos, fragilidades e desafíos en la realidad de la Pasantía Curricular, frente a los escenarios de las prácticas de enseñanza, en el contexto de la pandemia y las posibles actividades remotas. Consideraciones finales y repercusiones para la práctica se espera que los cambios, incertidumbres y desafíos, destacados en este estudio, despierten la precaución debida en la toma de decisiones y conducción de alternativas de adecuaciones para la Pasantía Curricular Supervisado en enfermería en el contexto de la pandemia y en el periodo de pospandemia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective Reflect upon the administrative acts of the Brazilian Ministry of Education concerning Internship Programs in the health field during the COVID-19 pandemic and the consequences for the nursing field. Method this study, with a theoretical-reflective approach, was based on the literature addressing Internship Programs in Brazil, considering eight ordinances in the field of education, intended to present decisive measures to deal with the challenges imposed by the pandemic. Results The purposes underlying the administrative acts issued by the Ministry of Education, gaps, weaknesses, and challenges imposed to Internship Programs within the settings in which these programs are implemented are discussed considering the pandemic context and the possibility of implementing remote teaching modalities. Final considerations and repercussions for the practice The changes, uncertainties, and challenges discussed in this study are expected to encourage prudence in decision-making when considering alternatives to adapt Nursing Internship Programs during and after the pandemic.
  • Fenomenologia da Vida no cuidado afetivo de enfermagem na pandemia da COVID-19: um estudo de reflexão Reflexão

    Alves, Valdecyr Herdy; Grzibowski, Silvestre; Vieira, Bianca Dargam Gomes; Rodrigues, Diego Pereira; Sampaio, Ludimila Brum Campos; Santos, Márcia Vieira dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo refletir sobre a Fenomenologia da Vida de Michel Henry como abordagem para o cuidado afetivo de Enfermagem em tempos de pandemia de coronavírus. Método trata-se de um estudo teórico-reflexivo com base na Fenomenologia da Vida apresentado por Michel Henry, de modo a contribuir com o cuidado de Enfermagem elegendo a dimensão do afeto, de onde derivam os sentimentos, atitudes e ações para o cuidado da vida em tempos de Covid-19. Resultados o cuidado de Enfermagem em tempos de coronavírus como cuidado afetivo do sofrimento da vida subjetiva de cada ego, que se revela na sua carne afetiva e por um acolhimento afetivo. Mostrou-se conceitualmente que esse cuidado de vida subjetiva se distingue totalmente da vida objetiva. Conclusão e implicações para a prática o valor fenomenológico da afetividade do cuidado de Enfermagem requer uma concepção que contemple a vida como um bem valioso em Si, e respeito do outro.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo reflexionar sobre la Fenomenología de la Vida de Michel Henry como abordaje del cuidado afectivo de enfermería en tiempos de pandemia de coronavirus. Método se trata de un estudio teórico-reflexivo basado en la Fenomenología de la Vida presentada por Michel Henry, con el fin de contribuir al cuidado de Enfermería eligiendo la dimensión del afecto, de donde derivan los sentimientos, actitudes y acciones para el cuidado de la vida en tiempos de Covid-19. Resultados el cuidado de enfermería en tiempos de coronavirus se presenta como cuidado afectivo del sufrimiento de la vida subjetiva de cada sujeto, que se revela en su carne afectiva y por una acogida afectiva. Se demostró conceptualmente que este cuidado de vida subjetiva es totalmente diferente de la vida objetiva. Conclusión e implicaciones para la práctica el valor fenomenológico de la afectividad en el cuidado de enfermería requiere de una concepción que contemple la vida como un bien valioso en sí mismo y del respeto hacia el otro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective to reflect on Michel Henry's Phenomenology of Life as an approach to affective Nursing care in times of the coronavirus pandemic. Method this is a theoretical-reflexive study based on the Phenomenology of Life presented by Michel Henry, in order to contribute to Nursing care by choosing the dimension of affection, from which the feelings, attitudes, and actions for the care of life arise in times of COVID-19. Results Nursing care in times of coronavirus is disclosed as affective care for the suffering of the subjective life of each ego, which is revealed in its affective flesh and by affective welcoming. It was conceptually shown that this subjective life care is totally different from objective life. Conclusion and implications for the practice the phenomenological value of affectivity in Nursing care requires a conception that considers life as a valuable good in itself, and respect for the other.
  • Covid-19: um novo fenômeno de representações sociais para a equipe de enfermagem na terapia intensiva Reflexão

    Almeida, Rosa Maria Ferreira de; Antunes, Lucas Malta Souza; Barros, Fabiana de Mello; Silva, Rafael Celestino da

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo refletir sobre a COVID-19 como um fenômeno de representações sociais para a equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva, analisando as implicações dessa compreensão teórica no delineamento das práticas sociais de tais profissionais. Método estudo teórico-reflexivo, pautado no referencial das representações sociais. Captaram-se artigos científicos, livros e dados oficiais sobre a COVID-19; posteriormente, procedeu-se o aprofundamento reflexivo com base nos preceitos da teoria. Desenvolvimento a COVID-19 vem apresentando um forte impacto no cuidado de enfermagem na terapia intensiva. O atendimento dos critérios das representações sociais: da relevância, da prática, do consenso e da afiliação; as dimensões dos afetos, imagética e das práticas sociais mobilizadas na construção social desse fenômeno; e as características do cotidiano da pertença social da equipe de enfermagem atuante na terapia intensiva diante dos pacientes com a COVID-19 foram os argumentos teóricos que sustentaram a defesa de que a COVID-19 é um fenômeno de representação social para esse grupo social. Conclusão e implicações para a prática estudos das representações sociais desses profissionais sobre a COVID-19 podem subsidiar a proposição de tecnologias de cuidado-educação que qualifiquem a sua atuação no atendimento aos pacientes críticos com a COVID-19.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Reflexionar sobre la COVID-19 como fenómeno de representaciones sociales para el equipo de enfermería de la Unidad de Cuidados Intensivos, con el análisis de las implicaciones de esta comprensión teórica en las prácticas sociales de dichos profesionales. Método Estudio teórico-reflexivo, basado en el marco de las representaciones sociales. Se capturaron artículos científicos, libros y datos oficiales sobre la COVID-19; posteriormente, se procedió a una profundización reflexiva basada en los preceptos de la teoría. Desarrollo la COVID-19 ha tenido un fuerte impacto en la atención de enfermería en cuidados intensivos. Cumplir con los criterios de las representaciones sociales: relevancia, práctica, consenso y afiliación; las dimensiones de los afectos, de las imágenes y de las prácticas sociales movilizadas en la construcción social de este fenómeno; y las características cotidianas de la pertenencia social del equipo de enfermería que trabaja en cuidados intensivos ante pacientes con COVID-19 fueron los argumentos teóricos que sustentaron la defensa de que la COVID-19 es un fenómeno de representación social para este grupo social. Conclusión e implicaciones para la práctica Los estudios de las representaciones sociales de estos profesionales sobre la COVID-19 pueden apoyar la propuesta de tecnologías de cuidado-educación que califiquen su desempeño en el cuidado de pacientes críticos con COVID-19.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective to reflect on COVID-19 as a phenomenon of social representations for the Intensive Care Unit nursing team, analyzing the implications of this theoretical understanding in the design of professionals’ social practices. Method this is a theoretical-reflective study, based on the framework of social representations. Scientific articles, books and official data on COVID-19 were collected; subsequently, reflective deepening was carried out based on the theory precepts. Development COVID-19 has had a strong impact on nursing care in intensive care. Meeting the criteria of social representations: relevance, practice, consensus and affiliation; the dimensions of affections, imagery and social practices mobilized in the social construction of this phenomenon; characteristics of daily life of social belonging of nursing teams working in intensive care before patients with COVID-19 were theoretical arguments that supported the defense that COVID-19 is a phenomenon of social representation for this social group. Conclusion and implications for practice studies of professionals’ social representations about COVID-19 can support the proposition of care-education technologies that qualify their performance in caring for critical patients with COVID-19.
  • Enfermagem brasileira e a pandemia de COVID-19: desigualdades em evidência Reflexão

    Gandra, Elen Cristiane; Silva, Kênia Lara; Passos, Hozana Reis; Schreck, Rafaela Siqueira Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivos Refletir sobre as desigualdades que afetam a Enfermagem em sua trajetória histórica e que se acentuam durante a pandemia da Covid-19. Métodos Método crítico-reflexivo com aporte no referencial do materialismo histórico-dialético. Foram analisados posicionamentos das entidades de classe da Enfermagem, boletins epidemiológicos e notícias sobre o contexto de trabalho de profissionais da saúde, desde março de 2020. Resultados Foram discutidas questões acerca das desigualdades e hierarquias próprias das equipes de saúde, tendo em vista as perspectivas de classe, gênero, raça/etnia que impactam na profissão de enfermagem e no trabalho em saúde e que se acentuam no contexto da COVID-19. Os impactos da pandemia expõem a desvalorização do trabalho da enfermagem, evidenciada pela invisibilidade social da categoria e pela precarização da vida de quem a exerce. Conclusão e implicação para a prática Torna-se urgente e necessário reconhecer que as desigualdades agravadas pela pandemia fazem parte de uma condição estrutural da sociedade que afeta diretamente trabalhadoras e trabalhadores da Enfermagem. Ademais, torna-se oportuno a enfermagem perfilhar lutas junto a sociedade civil na defesa igualitarista de justiça e pela proteção social universal e na superação dos condutores estruturais das desigualdades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivos Reflexionar sobre las desigualdades que afectan a la Enfermería en su trayectoria histórica y que se acentúan durante la pandemia Covid-19. Métodos Método crítico-reflexivo basado en el materialismo histórico-dialéctico. Se analizaron posiciones de entidades de clase de enfermería, boletines epidemiológicos y noticias sobre el contexto laboral de los profesionales de la salud desde marzo de 2020. Resultados Se discutieron cuestiones sobre las desigualdades y jerarquías propias de los equipos de salud, en vista de las perspectivas de clase, género, raza / etnia que impactan la profesión de enfermería y el trabajo en salud y que se acentúan en el contexto del COVID-19. Los impactos de la pandemia exponen la desvalorización del trabajo de enfermería, evidenciada por la invisibilidad social de la categoría y la precariedad de la vida de quienes la ejercen. Conclusión e implicación para la práctica Es urgente y necesario reconocer que las desigualdades agravadas por la pandemia forman parte de una condición estructural de la sociedad y afectan directamente a los trabajadores de enfermería. Además, es oportuno que la enfermería perfile las luchas con la sociedad civil en la defensa de la igualdad y la justicia, por la protección social universal y la superación de los impulsores estructurales de las desigualdades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objectives to reflect on the inequalities that affect Nursing in its historical trajectory and that are accentuated during the COVID-19 pandemic. Methods critical-reflective method based on historical-dialectical materialism. Positions of Nursing class entities, epidemiological bulletins and news about the work context of health professionals were analyzed since March 2020. Results issues about the inequalities and hierarchies specific to health teams were discussed, in view of the perspectives of class, gender and race/ethnicity that exert an impact on the Nursing profession and health work and that are accentuated in the context of COVID-19. The impacts of the pandemic expose the devaluation of the Nursing work, evidenced by the social invisibility of the category and the precariousness of the life of those who exercise it. Conclusion and implication for the practice It is urgent and necessary to recognize that the inequalities aggravated by the pandemic are part of a structural condition of society, and that it directly affects Nursing workers. Furthermore, it is opportune for Nursing to profile struggles with civil society in the egalitarian defense of justice, for universal social protection and in overcoming the structural drivers of inequalities.
  • Vacinação contra influenza no enfrentamento da COVID-19: integração ensino-serviço para formação em enfermagem e saúde Relato De Experiência

    Rodríguez, Anna Maria Meyer Maciel; Cardoso, Tauani Zampieri; Abrahão-Curvo, Patricia; Gerin, Larissa; Palha, Pedro Fredemir; Segura-Muñoz, Susana Inés

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo descrever a experiência de integração ensino-serviço durante a primeira etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza na emergência da COVID-19. Método relato de experiência sobre a parceria de um curso de enfermagem de uma das instituições de ensino superior de Ribeirão Preto-SP, Brasil, com serviços da Atenção Primária à Saúde na referida campanha, no período de março a abril de 2020. Resultados essa parceria mobilizou diversos voluntários para implementar 35 postos volantes de vacinação, incluindo um drive-thru. Nessa primeira etapa, foram aplicadas 91.697 doses do imunobiológico em idosos, de um total de 98.189, que correspondeu a 83,3%, valor muito próximo da cobertura vacinal de 90% esperada para esse grupo populacional. Com a parceria, o número total de doses aplicadas em idosos ao final da 22a campanha, na cidade, superou em 42,6% a média dos últimos cinco anos. Conclusão e implicações para a prática atribui-se esse percentual ao trabalho coletivo e multiprofissional e ao compromisso social das instituições envolvidas com a proteção da saúde, a preservação da vida e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo describir la experiencia de integración enseñanza-servicio durante la primera etapa de la 22ª Campaña Nacional de Vacunación contra el Influenza en la emergencia de la covid-19. Método un relato de experiencia de la asociación de un curso de enfermería de una institución de enseñanza superior de Ribeirão Preto-SP, Brasil con servicios de la atención primaria a la salud en la referida campaña, en el período de marzo a abril de 2020. Resultados esta asociación movilizó a varios voluntarios para implementar 35 estaciones de vacunación, incluyendo un drive-thru. En esa primera etapa, fueron aplicadas 91.697 dosis del inmunobiológico en ancianos, de un total de 98.189, que correspondió a 83,3%, valor muy próximo de la cobertura vacunal de 90% esperada para ese grupo poblacional. Con la asociación, el número total de dosis aplicadas en ancianos al final de la 22a campaña en la ciudad superó en 42,6% el promedio de los últimos cinco años. Conclusión e implicaciones para la práctica este porcentaje se atribuye al trabajo colectivo e interprofesional y al compromiso social de las instituciones involucradas con la protección de la salud, la preservación de la vida y el fortalecimiento del Sistema Único de Salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective to describe the experience of teaching-service integration during the first stage of the 22nd Brazilian National Influenza Vaccination Campaign in the emergence of COVID-19. Method this is an experience report on the partnership of a nursing course from one of the higher education institutions in Ribeirão Preto-SP, Brazil, with Primary Health Care services in that campaign, from March to April 2020. Results this partnership mobilized several volunteers to implement 35 vaccination stations, including a drive-thru. In this first stage, 91,697 doses of the immunobiological agent were applied to older adults, from a total of 98,189, which corresponded to 83.3%, a value very close to the 90% vaccination coverage expected for this population group. With the partnership, the total number of doses applied to older adults at the end of the 22nd campaign in the city exceeded the average of the last five years by 42.6%. Conclusion and implications for practice this percentage is attributed to the collective and multiprofessional work and the social commitment of the institutions involved with protection of health, preservation of life and strengthening of the Unified Health System.
  • Vigilância Epidemiológica estadual no enfrentamento da pandemia pela COVID-19 no Brasil: um relato de experiência Relato De Experiência

    Pereira, Larissa Dell’ Antonio; Silva, Cristiano Soares da; Garbin, Juliana Rodrigues Tovar; Brandão-Souza, Camila; Locatelli, Rodrigo Leite; Leite, Franciele Marabotti Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo sistematizar a experiência do estado do Espírito Santo no enfrentamento da COVID-19, baseando-se na vivência enquanto equipe gestora e operacional da vigilância epidemiológica estadual, no período de março de 2020 a março de 2021. Método trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Os dados foram obtidos por meio de canais oficiais, alimentados por um sistema de notificação em saúde adotado pelo estado do Espírito Santo e por planilhas enviadas diariamente pelos estabelecimentos de saúde. Resultados observou-se que a aproximação entre a gestão estadual e municipal facilitou a implementação das orientações instituídas e a consolidação das medidas em todo território capixaba, vale salientar que outros órgãos governamentais auxiliaram nesse processo. Conclusão os desdobramentos exigidos na gestão da pandemia evidenciam a importância da Vigilância em Saúde e o papel estratégico da Vigilância Epidemiológica no controle da pandemia, e na tomada de decisão e direcionamento de recursos humanos e financeiros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo sistematizar la experiencia de estado de Espírito Santo en el enfrentamiento del COVID-19, a partir de la experiencia como equipo gestora y operacional de la vigilancia epidemiológica estatal, de marzo de 2020 a marzo de 2021. Método se trata de un estudio descriptivo, tipo relato de experiencia. Los datos se obtuvieron a través de canales oficiales, alimentados por un sistema de notificación sanitaria adoptado por el Estado de Espírito Santo y por planillas enviadas diariamente por los establecimientos de salud. Resultados se observó que la aproximación entre la gestión estatal y municipal facilitó la implementación de orientaciones instituidas y la consolidación de medidas en todo el territorio del estado de Espírito Santo, cabe mencionar que otras agencias gubernamentales asistieron en este proceso. Conclusión se concluye que los desdoblamientos exigidos en la gestión de la pandemia evidenciaron la importancia de la Vigilancia en Salud y el rol estratégico de la Vigilancia Epidemiológica en el control de la pandemia y en la toma de decisiones y direccionamiento de recursos humanos y financieros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective to systematize the experience of the state of Espírito Santo in facing COVID-19, based on the experience as a manager and operational team of the state epidemiological surveillance, in the period from March 2020 to March 2021. Method this is a descriptive study, of the experience report type. The data were obtained through official channels, fed by a health notification system adopted by the State of Espírito Santo and by spreadsheets sent daily by health establishments. Results it was observed that the approximation between state and municipal management facilitated the implementation of the instituted guidelines and the consolidation of the measures in the entire territory of the state of Espírito Santo. Conclusion it is concluded that the developments required in the management of the pandemic highlight the importance of Health Surveillance and the strategic role of the Epidemiological Surveillance in the control of the pandemic, and in the decision making and direction of human and financial resources.
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