Acessibilidade / Reportar erro

Concentração de autoria em revistas em ciências da saúde da América Latina e do Caribe

RESUMO

Objetivo:

descrever índices de concentração de autoria (proporção de artigos do autor mais prolífico [PPMP]; coeficiente de Gini) entre as revistas de ciências da saúde indexadas na LILACS, e compará-las com o que um estudo anterior encontrou na MEDLINE.

Métodos:

foram obtidos dados bibliográficos da LILACS para periódicos indexados sistematicamente com pelo menos 50 artigos assinados (ou seja, com pelo menos um autor individual) de 2015 a 2019. Os autores foram identificados pelo nome ou, quando possível, pela identificação ORCID. A PPMP foi o número de artigos do autor mais prolífico da revista, dividido pelo número de artigos assinados. O coeficiente de Gini contava mais de uma vez os artigos com vários autores. Para fins de comparação, os dados MEDLINE foram reponderados para ter a mesma distribuição de tamanho de revista (número de artigos assinados) que as revistas da LILACS.

Resultados:

o estudo incluiu 568 revistas, com um tamanho mediano de 166 artigos assinados. A mediana da PPMP foi de 4,5% (percentil 95 12,9%), e a mediana do coeficiente de Gini foi de 0,149 (percentil 95 0,310). A PPMP aumentou com o tamanho do periódico, enquanto o coeficiente de Gini diminuiu. As revistas da MEDLINE tinham menores PPMP e maiores coeficientes de Gini, mas esta diferença desapareceu depois que os dados foram reponderados.

Conclusões:

os critérios de inclusão da LILACS estão efetivamente neutralizando qualquer efeito pró-endogeneidade atribuível às revistas regionais serem publicadas por universidades. A avaliação das revistas deve levar em conta o tamanho do periódico ao examinar os índices de concentração de autoria. A derivação formal de sua relação com o tamanho da revista permitiria uma interpretação mais precisa de tais índices.

PALAVRAS-CHAVE:
Publicações Periódicas como Assunto; Bibliometria; Autoria; Universidades; América Latina; Região do Caribe; Países em Desenvolvimento; LILACS; Health Sciences

Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade. CEP-88040-900, Telefone: +55 (48) 3721-2237 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: encontrosbibli@contato.ufsc.br