A crise contemporânea do capitalismo: reflexões a partir de um debate com as abordagens sistêmicas de Arrighi, Fiori e Wallerstein* (1) Optamos aqui pela expressão “abordagens sistêmicas” pois ela dá conta da heterogeneidade dos três autores que debateremos no artigo. Pois se o conceito de Sistema-Mundo é usado nos trabalhos de Wallerstein e Arrighi, ele inexiste em Fiori. Este último trabalha com a ideia de Sistema Interestatal Capitalista por motivos que retomaremos depois. A noção de um Sistema Interestatal também se faz presente em Wallerstein e Arrighi. No entanto, ela faz parte de um conjunto maior que é o próprio Sistema-Mundo. “O sistema-mundo capitalista reúne uma economia-mundo capitalista e um conjunto de Estados nacionais em um sistema interestatal com múltiplas culturas” (Ariente; Filomeno, 2007, p. 103). Por outro lado a noção de “sistêmico” nos parece válida na medida que todos apreendem o capitalismo como um sistema histórico de longa duração, de caráter mundial e que deve ser pensado nas suas distintas esferas.

The contemporary crisis of capitalism: a debate on the systemic approaches of Arrighi, Fiori and Wallerstein

Daniel Feldmann Sobre o autor

Resumo

O artigo pretende trazer elementos relevantes para a apreensão do capitalismo contemporâneo, partindo da hipótese de que ele está sujeito a uma crise estrutural. Para tanto, o enfoque adotado atribui especial importância para a lógica de imposição do capital e seus dispositivos fetichistas que subordinam os diferentes países aos imperativos do processo de valorização capitalista. Tal enfoque é desenvolvido no bojo de um debate com as abordagens sistêmicas de Arrighi, Fiori e Wallerstein. Por articularem conjuntamente as esferas econômica, política e social do capitalismo, sugere-se que, tanto na exposição como também nas críticas cabíveis a tais abordagens, é possível trazer à tona questões importantes para o entendimento das transformações recentes.

Palavras-chave:
Globalização; Economia política internacional; Relações internacionais; Imperialismo

Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas Rua Pitágoras, s/n. CP 6135., 13083-857 - Campinas - SP - Brasil, Tel.: +55 19 3521-5726 e 3521-5721, Fax: +55 19 3289-3580 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: publicie@unicamp.br