Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de encadeamento e diversificação industrial comercial e produtiva: uma análise da Indonésia, Malásia e Tailândia entre 1980 e 2010* * Artigo recebido em 14 de maio de 2014 e aprovado em 8 de dezembro de 2015. Derivado de tese de doutorado da autora no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), que contou com bolsa integral de doutorado através das Cotas do Programa de Pós-Graduação do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) entre 2008 e 2012, bolsa CAPES de doutoramento-sanduíche de 2010 a 2011, e apoio CAPES para apresentação de trabalho no Japão em 2013 através do Programa de Apoio à Participação em Eventos no Exterior. Agradeço em especial ao Professor Carlos Aguiar de Medeiros por sua orientação à pesquisa que originou esse artigo, e também aos colegas Carolina Baltar e Aleix Altimiras pelo apoio na análise de dados das matrizes insumo-produto.

Linkage effects and trade and productive diversification: an analysis of Indonesia, Malaysia and Thailand between 1980 and 2010

Resumo

Este artigo analisa a relação entre efeitos de encadeamento e a diversificação industrial comercial e produtiva em economias em desenvolvimento inicialmente especializadas em recursos naturais. Tal tarefa é realizada teórica e empiricamente, examinando-se os casos da Indonésia, Malásia e Tailândia através de matrizes insumo-produto e investigando as instituições associadas ao processo. Conclui-se que os efeitos de encadeamento da especialização primária sobre a indústria de processamento ocorreram; contudo não a ponto de sustentar a sofisticação industrial e a superação da heterogeneidade estrutural, além de não ser a principal explicação para o forte ritmo de industrialização realizado por essas economias.

Palavras-chave:
Efeitos de encadeamento; Estrutura produtiva; Inserção externa; Desenvolvimento econômico; SEANICs

Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Publicações Rua Pitágoras, 353 - CEP 13083-857, Tel.: +55 19 3521-5708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: publicie@unicamp.br