Acessibilidade / Reportar erro

Kirzner e a tentativa de aproximação da Escola Austríaca com outras abordagens: evidências a partir de textos menos conhecidos* * Os autores agradecem a Armando Dalla Costa, Fabio Barbieri, Felipe Almeida, Ramón Fernández e a dois pareceristas anônimos pelas valiosas críticas e sugestões, eximindo-os dos erros e omissões. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Kirzner’s attempt to build bridges between the Austrian School and other approaches: evidence from lesser known works

Resumo

O artigo apresenta o pensamento econômico de Israel Kirzner expresso nas resenhas de livros, comentários e respostas que ele escreveu ao longo da carreira. Propõe investigar e sistematizar as características do pensamento econômico do autor que emergem nesse material: sua relação com a praxeologia misesiana, outras perspectivas para a teoria de atividade empresarial e sua percepção de diferentes correntes econômicas. Justifica-se a escolha desse material pelo engajamento profissional de Kirzner, que procurou dialogar com outras escolas econômicas.

Palavras-chave:
Israel Kirzner; 1930-; Pensamento econômico; Engajamento profissional

Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Publicações Rua Pitágoras, 353 - CEP 13083-857, Tel.: +55 19 3521-5708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: publicie@unicamp.br