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Economia e Sociedade, Volume: 16, Número: 3, Publicado: 2007
  • Tecnología, diversificación productiva y crecimiento: un modelo estructuralista

    Porcile, Gabriel; Cimoli, Mario

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta um modelo Norte-Sul no qual a taxa de crescimento de longo prazo do Sul depende do aprendizado tecnológico e da mudança estrutural. Adota-se como ponto de partida o modelo de crescimento com restrição no Balanço de pagamentos, que permite identificar as condições necessárias para a convergência sustentável. Mostra-se que essa convergência requer que o cociente entre as elasticidades renda das exportações e das importações seja maior do que a unidade. Por sua vez, essas elasticidades são função do padrão de especialização. O modelo permite estudar como a interação entre a dinâmica do hiato tecnológico e da estrutura produtiva definem a taxa relativa de crescimento Norte-Sul e os salários relativos. Também são discutidos os efeitos da política e das instituições através de variações em alguns dos parâmetros mais importantes do modelo.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents a North-South model in which the long run rate of growth of the South depends on technological learning and structural change. It takes as a point of departure the Balance-of-Payments-constrained growth model, which provides useful insights on the necessary conditions for sustained convergence. It is suggested that this requires that the ratio between the income elasticity of the demand for exports and imports to be higher than the unity. In turn, income elasticities are a function of the technology gap and of the patterns of specialization of the economy. The model allows for discussing how the interplay between the productive structure of the South and the dynamics of the technology gap shapes North-South relative rates of growth (and hence convergence or divergence) and relative wages in the long run. The paper also addresses the influence of policy and institutional variables by allowing key parameters in the model to vary.
  • Hjalmar Schacht e a economia alemã (1920-1950)

    Couto, Joaquim Miguel; Hackl, Gilberto

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é expor as idéias econômicas de Hjalmar Schacht (1877-1970) e explicar suas medidas práticas para a resolução dos principais problemas enfrentados pela Alemanha na primeira metade do século XX. Schacht teve papel-chave no término da hiperinflação alemã na década de 1920, nas negociações das reparações de guerra (planos Dawes e Young), na superação da grande depressão dos anos 1930 (acabando com o desemprego e tornando a Alemanha, novamente, uma potência econômica) e, por fim, formulou um novo plano para superar a crise econômica vivida pelo seu país após o término da Segunda Guerra. Utilizou duas ilusões monetárias: a do Rentenmark, que ajudou a terminar com a inflação; e a do Saques Mefo, que financiou as obras públicas que extinguiriam o desemprego. Por seu sucesso na resolução de problemas econômicos, foi considerado um "bruxo" por muitos. Na verdade, Hjalmar Schacht conhecia apenas o funcionamento do sistema capitalista; as relações existentes entre as variáveis econômicas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to show Hjalmar Schacht's (1877-1970) economical ideas, as well as to explain his practical measures regarding the resolution of the main problems faced by Germany in the first half of XX century. It was concluded that Schacht had an important role in the extinction of German hyperinflation in the1920's decade, in the negotiations of the war reparations (Dawes and Young's plans), in overcoming the great depression of the1930s (putting an end to the unemployment and making Germany an economical potency once again) and, finally, formulating a new plan to overcome the economical crisis experienced by his country after the end of World War II. Two monetary illusions were used: Rentenmark's one that helped to finish with the inflation, and Saques Mefo's one that financed the public works which would extinguish the unemployment. Due to his achievements, he was considered as a 'wizard' by many people. Actually, Hjalmar Schacht just knew the operational working of things, and the existing relationships among the economical variables as well.
  • A política bancária do regime militar: o projeto de conglomerado (1967-1973)

    Macarini, José Pedro

    Resumo em Português:

    Este artigo examina a política bancária e financeira conduzida por Delfim Netto de 1967 a 1973, a qual se revestiu de características específicas. São examinadas as pronunciadas tendências à concentração no segmento dos bancos comerciais privados e a sua expansão para outras faixas de operação, formando conglomerados financeiros e, assim, alterando profundamente a estrutura projetada originalmente pela reforma de 1964. Ambos os processos estiveram vinculados à orientação particular da política econômica a partir de 1967, cujo sentido maior encontrou expressão na tentativa de implementar, no governo Médici, um projeto de conglomerado integrando banco e indústria, visando a consolidar um segmento de grandes empresas privadas nacionais. O artigo sistematiza evidência disponível acerca desse projeto estratégico - um capítulo importante da política econômica durante uma fase do regime militar.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the banking policy led by Delfim Netto from 1967 trough 1973, which had special features. It is examined the tendency to banking concentration, very intense in those years, as well as the acute centralization process which led to the constitution of financial conglomerates, thus transforming the financial structure in a way not foreseen by the banking and financial reforms of 1964. Both processes reflected the new course of economic policy since 1967, having as its major objective to induce the formation of a new form of private capitalist organization - the conglomerate, integrating banking and industry -, which would led to the consolidation of a segment of big national private firms. The article seeks to collect the available evidence about that strategic project developed during a phase of the military regime.
  • O componente "custo de oportunidade" do spread bancário no Brasil: uma abordagem pós-keynesiana

    Oliveira, Giuliano Contento de; Carvalho, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    A redução pronunciada do spread bancário no Brasil requer a diminuição do custo de oportunidade das operações de crédito no país, representado pelos retornos monetários e não monetários dos títulos públicos federais. Ao permitir a estruturação de uma postura operacional flexível e rentável ao mesmo tempo, esses ativos criam uma disfuncionalidade no mercado de crédito, vez que os bancos passam a exigir um prêmio de risco muito elevado para a concessão de recursos, elevando o spread bancário e aumentando o custo do dinheiro no país.

    Resumo em Inglês:

    The pronounced reduction of the bank interest spread in Brazil requests the decrease of the cost of opportunity of the credit operations in the country, represented by the monetary and no-monetary returns of the federal public titles. When allowing the structuring of a flexible and profitable operational posture at the same time, those assets create an anomaly in the credit market, because the banks start to demand a premium of very high risk for the concession of credit, elevating the bank interest spread and increasing the cost of the money in the country.
  • Abertura comercial, internacionalização e competitividade: a indústria brasileira de máquinas têxteis após os anos 1990

    Gomes, Rogério; Strachman, Eduardo; Pieroni, João Paulo; Silva, Andréa de Oliveira

    Resumo em Português:

    Este artigo avalia os resultados do processo de reestruturação da indústria brasileira de máquinas têxteis, originado pelas reformas econômicas liberalizantes iniciadas no final dos anos 1980 e início dos 1990 e pelas medidas macroeconômicas que deram sustentação ao Plano Real, a partir de julho de 1994. Inicialmente, fazemos uma avaliação teórica das fontes do conhecimento e das formas de capacitação tecnológica nessa indústria. A seguir, expomos brevemente as principais características da indústria de máquinas têxteis em âmbito global. Posteriormente, direcionando a discussão para o caso brasileiro, apresentamos as especificidades da indústria têxtil, usuária daqueles bens, e do próprio setor de máquinas nacional. Através dos fluxos de comércio exterior do Brasil entre 1990 e 2004 e da variação do valor médio (US$ FOB/KG) desses fluxos, o artigo examina as mudanças estruturais, tecnológicas e, por conseguinte, na competitividade, que culminaram na transformação da indústria brasileira de máquinas têxteis, em termos de dimensão (escala) e escopo, e em uma nova inserção internacional, agora mais especializada e subordinada.

    Resumo em Inglês:

    This paper assesses the results of the restructuring process of the Brazilian textile machinery industry, started in the late 1980's and beginning of the 1990's and deepened by the liberal macroeconomic policies supporting the Plano Real, since July 1994. First, we analyze theoretically the knowledge sources and the capacitation modes in this industry. Second, we show briefly the main global characteristics of this industry. Third, we redirect our investigation to the Brazilian case, presenting the specificities of the domestic textile industry, user of those capital goods, and also of the Brazilian textile machinery industry. Making an assessment by means of the Brazilian textile machinery industry foreign trade as well as of the change in the mean prices (US$ FOB/KG) of these trade inflows and outflows, between 1990 and 2004, the paper evaluate the structural, technological and, therefore, the competitive changes which culminated in the transformation of this industry in its dimensions (scale) and scope, and in its new international role, nowadays more specialized and subordinated.
  • Os afazeres domésticos contam

    Melo, Hildete Pereira de; Considera, Claudio Monteiro; Di Sabbato, Alberto

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo propor uma mensuração para as atividades realizadas pelas pessoas no interior dos lares, as quais têm enorme importância na reprodução da vida e no bem-estar da sociedade. Esses serviços gerados na execução dos afazeres domésticos, por não estarem associados a uma geração equivalente de renda, são ignorados pela teoria econômica que não os valora e não contabiliza no Produto Interno Bruto (PIB) dos países. Uma provável interpretação para esse não-reconhecimento origina-se na histórica discriminação sofrida pelas mulheres nas diversas sociedades, a quem foi delegada a execução dos afazeres domésticos. Desconhecê-los reforça o conceito de invisibilidade, que caracteriza o trabalho doméstico e a inferioridade do papel da mulher na sociedade. Tendo por base os procedimentos usuais de estimativas de bens ou serviços não mensurados por estatísticas econômicas, estatísticas demográficas e sociais originárias da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) que, desde 2001 investiga o tempo gasto na execução de tarefas domésticas, chega-se à conclusão de que, no Brasil, esses afazeres corresponderam, em média, a 11,2% dos PIBs brasileiros do período 2001-2005.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes a measurement for housekeeping activities, which play an enormous role in the reproduction of life and in the well-being of society. These housekeeping activities are ignored in economic theory, which neither values them nor accounts for them in the Gross Domestic Product measures, as far as they are not associated with an equivalent flow of monetary revenue. A plausible interpretation for this non-consideration derives from the historical discrimination, in most societies against women, to whom the carrying out of housekeeping activities has been delegated. Ignoring housekeeping activities reinforces the concept of invisibility, which characterizes domestic labor and the inferior role of women in society. With basis on usual procedures to estimate goods or services not measured by economic statistics, and using demographic and social statistics from the National Survey through Household Samples (PNAD), which since 2001 inquires about the time spent in doing domestic activities, we find that housekeeping activity corresponds on average to 11,2% of Brazilian GDP of 2001-2005 period.
  • Melhoramentos, reaparelhamentos e modernização dos portos brasileiros: a longa e constante espera

    Goularti Filho, Alcides

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir a trajetória do sistema portuário brasileiro de 1910 (criação da Inspetoria Federal de Portos, Rios e Canais) a 2001 (criação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários) destacando as constantes iniciativas e tentativas de melhoramento, reaparelhamento e modernização dos portos. Além da introdução e da conclusão, o texto está dividido em três períodos: a) início da centralização e da formação de um sistema nacional portuário 1910-1934; b) centralização e planejamento: reaparelhamento e consolidação de um sistema portuário nacional 1934-1990; e c) a modernização e privatização dos portos 1990-2001. Ao longo de cada período são discutidos a criação dos diversos órgãos responsáveis pelos portos, a gestão do sistema, as leis e decretos específicos para os portos e os planos portuários nacionais.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to argue the formation of the Brazilian port system of 1910 (creation of the Federal Inspectorial of the Ports, Rivers and Canals) the 2001 (creation of the Aquatic Way Transport National Agency) detaching the constants initiatives and attempts of improvement, equipment and modernization of the ports. Beyond the introduction and the conclusion, the text is divided in three periods: the beginning of the centralization and the formation of a port national system 1910-1934; b) centralization and planning: equipment and consolidation of a national port system 1934-1990; e) the modernization and privatization of ports 1990-2001. The long one of each period is argued the creation of the diverse responsible agencies for the specific ports, laws and decrees and national ports plans.
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