Acessibilidade / Reportar erro

A teoria do discurso de Laclau e Mouffe e a pesquisa em educação

The discourse theory of Laclau and Mouffe and research in education

Resumos

O artigo desenvolve uma discussão teórico-metodológica sobre as possibilidades e condições para a articulação de abordagens pós-estruturalistas, especialmente da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, na realização de pesquisas empíricas em educação. Inicialmente, é delineada uma breve revisão conceitual sobre a ontologia pós-estruturalista e sobre suas consequências quanto à rejeição do positivismo e da epistemologia moderna. A seguir, são apresentadas e analisadas quatro proposições formuladas por Glynos e Howarth para a realização de pesquisas referenciadas na teoria do discurso. Por fim, é resgatado o debate sobre a exigência de rigor analítico e sobre o potencial crítico dessa teoria na realização de pesquisas no campo da Educação.

Teoria do Discurso; Pesquisa em Educação; Metodologia da Pesquisa; Epistemologia; Pós-estruturalismo


The paper develops a theoretical and methodological discussion about the possibilities and conditions for the articulation of poststructuralist approaches in conducting empirical research in education, especially regarding the Discourse Theory of Laclau and Mouffe. Initially it presents a short conceptual review of the poststructuralist ontology and of their consequences for the rejection of positivism and of modern epistemology. The following are presented and analyzed four propositions formulated by Glynos and Howarth for conducting research referenced in discourse theory. Finally, we rescued the debate on the need of analytical rigor and on the critical potential of this theory in conducting research in the field of Education.

Discourse Theory; Educational Research; Research Methodology; Epistemology; Poststructuralism


  • ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Relevância e Aplicabilidade da Pesquisa em Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 39-50, jul. 2001.
  • ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 51-64, jul. 2001.
  • ARCHER, Margaret. Social Origins of Educational Systems London: Sage, 1979.
  • BACKES, José Licínio; PAVAN, Ruth. As Epistemologias dos Estudos Curriculares: diferenças e identidades. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 465-483, maio/ago. 2011.
  • BALL, Stephen. Education Reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University, 1994.
  • BHASKAR, Roy. Reclaiming Reality London: Verso, 1989.
  • BURITY, Joanildo. Teoria do Discurso e Educação: reconstruindo o vínculo entre cultura e política. Revista Teias, Rio de Janeiro, n. 11, v. 22, p. 7-29, 2010.
  • BURITY, Joanildo. Teoria do Discurso e Análise do Discurso: sobre política e método. In: WEBER, Silke; LEITHAUSER, Thomas (Org.). Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social Recife: Editora da UFPE, 2007.
  • COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007.
  • COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
  • COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel. Caminhos Investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
  • CUNHA, Luiz Antônio. Pós-Graduação em Educação: ponto de inflexão? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 77, p. 63-80, maio 1991.
  • DENTZ, Volmir Von. Elementos Para uma Crítica Ontológica ao Relativismo Epistemológico nas "Teorias" Pós-Críticas em Educação. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 6, n. 2, p. 356-372, maio/ago. 2011.
  • DERRIDA, Jacques. Fé e Saber: as duas fontes da religião nos limites da simples razão. In: DERRIDA, Jacques; VATTIMO, Gianni. A Religião São Paulo: Estação Liberdade, 2000. P. 11-89.
  • FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
  • GATTI, Bernadete. Implicações e Perspectivas da Pesquisa Educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-81, jul. 2001.
  • GATTI, Bernadete. Algumas Considerações Sobre Procedimentos Metodológicos nas Pesquisas Educacionais. ECCOS - Revista Científica, São Paulo, v.1, n. 1, dez. 1999.
  • GLYNOS, Jason. The Grip of Ideology: a Lacanian approach to the theory of ideology. Journal of Political Ideologies, London, v. 6, n. 2, p. 191-214, 2001.
  • GLYNOS, Jason; HOWARTH, David. Logics of Critical Explanation in Social and Political Theory London/New York: Routledge, 2007.
  • HANSON, Norwood. Patterns of Discovery Cambridge: Cambridge University Press, 1961.
  • HOWARTH, David. Applying discourse theory: the method of articulation. In: TORFING, Jacob; HOWARTH, David. Identity, Policy and Governance New York: Palgrave, 2005.
  • HOWARTH, David. Discourse Buckingham: Open University Press, 2000.
  • HOWARTH, David; STAVRAKAKIS, Yannis. Introducing discourse theory and political analysis. In: HOWARTH, David; NORVAL, Aletta; STAVRAKAKIS, Yannis (Org.). Discourse theory and Political Analysis: Identities, hegemonies and social change. Manchester/New York: Manchester University, 2000.
  • LACLAU, Ernesto. On Populist Reason London: Verso, 2005.
  • LACLAU, Ernesto. Identidad y hegemonía: el rol de la universalidad en la constituición de lógicas políticas. In: BUTLER, Judith; LACLAU, Ernesto; ZIZEK, Slavoj. Contingencia, Hegemonía, Universalidad: Diálogos contemporáneos en la izquierda. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2003.
  • LACLAU, Ernesto; BHASKAR, Roy. Discourse Theory vs. Critical Realism. Journal of Critical Realism - Alethia, London, v. 1, n. 2, p. 9-14, 1998.
  • LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemony and Socialist Strategy: Toward a Radical Democratic Politics. London: Verso, 2001.
  • LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Posmarxismo sin pedido de disculpas. In: LACLAU, Ernesto. Nuevas Reflexiones Sobre la Revolución de Nuestro Tiempo Buenos Aires: Nueva Visión, 2000.
  • LOPES, Alice. Políticas de currículo: questões teórico-metodológicas. In: LOPES, Alice et al. Discursos nas Políticas de Currículo Rio de Janeiro: Quartet, 2012.
  • LOPES, Alice. Discursos nas políticas de currículo. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, p.33-52, 2006.
  • LOPES, Alice; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo São Paulo: Cortez, 2011.
  • LOPES, Alice; OLIVEIRA, Ana. A abordagem do ciclo de políticas: uma abordagem pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, v. 38, p. 19-41, 2011.
  • MACEDO, Elizabeth. A diferença nos PCN do ensino fundamental. In: LOPES, Alice; MACEDO, Elizabeth. Políticas de Currículo em Múltiplos Contextos São Paulo: Cortez, 2006.
  • MADILL, Anna. Objectivity and reliability in qualitative analysis: Realist, contextualist and radical constructionist epistemologies. British Journal of Psychology, Leicester, v. 91, n. 1, p. 1-20, feb. 2000.
  • MESQUITA, Rui. Movimentos sociais e escola pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos. Educação e Realidade, v. 35, n. 2, p. 207-227, 2010.
  • MESQUITA, Rui. Teoria do discurso e análise de narrativa. In: ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL MÉTODOS QUALITATIVOS NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E NA PRÁTICA SOCIAL. Anais... Recife: UFPE, 2006.
  • MORAES, Maria Célia de. "A teoria tem consequências": indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 585-607, maio/ago. 2009.
  • MORAES, Maria Célia de. Recuo na teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 14, n. 1, p. 7-25, 2001.
  • NORVAL, Aletta. Trajectories of future research in discourse theory. In: HOWARTH, David; NORVAL, Aletta; STAVRAKAKIS, Yannis (Org.). Discourse Theory and Political Analysis: Identities, hegemonies and social change. Manchester/New York: Manchester University, 2000.
  • OLIVEIRA, Anna Luiza. Tolerância, piedade, imposição? O discurso pela diversidade sexual (re)articulado por professores/as e gestores/as no cotidiano escolar. In: 1º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO - 4º SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO. Anais... Canoas: ULBRA, 2011.
  • OLIVEIRA, Anna Luiza; OLIVEIRA, Aurenéa; MIRANDA, Marcelo. Os estudos sobre gênero e diversidade sexual e as proposições da pedagogia queer para constituição de contextos escolares emancipatórios. Revista Educação em Questão, v. 44, n. 30, p. 110-138, 2013.
  • OLIVEIRA, Gustavo. Currículo, (pós-)secularismo e pluralismo religioso no Brasil. In: X COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES E VI COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE CURRÍCULO. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2012.
  • OLIVEIRA, Gustavo. Pluralismo e Novas Identidades no Cristianismo Brasileiro 2009. 401 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
  • PARAÍSO, Marlucy Alves. Pesquisas Pós-críticas em Educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 122, p. 283-303, maio/ago. 2004.
  • PEIRCE, Charles. Conferências sobre o pragmatismo. In: Os Pensadores: Peirce e Frege. São Paulo: Abril, 1983.
  • POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica São Paulo, Cultrix, 1980.
  • SALES JÚNIOR, Ronaldo. Hegemonia, hermenêutica e modelos matemáticos na teoria do discurso. In: WEBER, Silke; LEITHAUSER, Thomas (Org.). Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social Recife: Editora da UFPE, 2007.
  • SANTOS, Boaventura de Souza. Pela Mão de Alice O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1997.
  • SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma Ciência Pós-moderna Rio de Janeiro: Graal, 1989.
  • SHAPIRO, Ian. Problems, Methods, and Theories in the Study of Politics. Political Theory, v. 30, n. 4, pp. 596-619, 2002.
  • SHIPWAY, Brad. A Critical Realist Perspective of Education Routledge: New York, 2011.
  • SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
  • SOUTHWELL, Myriam. Em Torno da Construção da Hegemonia Educativa: contribuições do pensamento de Ernesto Laclau ao problema da transmissão da cultura. In: MENDONÇA, Daniel; RODRIGUES, Léo. Pós-estruturalismo e Teoria do Discurso: em torno de Ernesto Laclau. Porto Alegre: EDPUCRS, 2008.
  • TORFING, Jacob. Discourse Theory: Achievements, Arguments, and Challenges. In: TORFING, Jacob; HOWARTH, David. Identity, Policy and Governance New York: Palgrave, 2005.
  • VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
  • WARDE, Mirian. O Papel da Pesquisa na Pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 73, p. 67-75, maio 1990.
  • ZIZEK, Slavoj. The Plague of Fantasies London/New York: Verso, 2008.
  • ZIZEK, Slavoj. Más Allá del Análisis del Discurso. In: LACLAU, Ernesto. Nuevas Reflexiones Sobre la Revolución de Nuestro Tiempo Buenos Aires: Nueva Visión, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    06 Jun 2012
  • Aceito
    24 Maio 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br