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Condição Infantil e Autoridade Amorosa em Johann Friedrich Herbart1 1 Agradeço ao CNPq pela Bolsa Produtividade em Pesquisa, a qual tornou possível o desenvolvimento da presente investigação.

Children’s Condition and Loving Authority in Johann Friedrich Herbart

Resumo:

O presente ensaio investiga o modo como Johann Friedrich Herbart trata do problema do autogoverno pedagógico no âmbito da educação infantil, tomando como referência o primeiro livro, intitulado Governo das Crianças (Regierung der Kinder) de sua obra Pedagogia Geral (Allgemeine Pädagogik), publicada em 1806. Dividindo-se em três partes, investiga, na primeira, a concepção herbartiana de criança, tratando, na segunda parte, do perfil do educador. Conclui, por fim, na terceira parte, com algumas críticas à pedagogia infantil herbartiana. Retém, como resultado importante da investigação, que a postura ativa do sujeito educacional só pode ser alcançada, no âmbito da educação infantil, quando estiver ancorada na pedagogia da autoridade amorosa.

Palavras-chave:
Pedagogia; Autoridade; Amor; Governo; Autogoverno

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