Acessibilidade / Reportar erro

Juventude e participação: o grêmio estudantil como espaço educativo

Youth and participation: the student council as educational space

Resumos

O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação de jovens no cotidiano escolar através do grêmio estudantil de uma escola publica de Ensino Médio noturno, buscando compreender os possíveis significados e aprendizagens decorrentes desse tipo de participação para os estudantes envolvidos. As principais ferramentas metodológicas foram a observação participante e o desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados revelou, dentre outros aspectos, que o grêmio se constitui como um importante espaço de socialização para os jovens alunos, com ênfase na aprendizagem da vivencia coletiva, no lidar com os conflitos e no exercício de escolhas, dentre outras.

Juventude; Participação; Grêmio Estudantil


The present study aims to analyze the participation of young people in school life through the student council of a public high school at night, trying to understand the possible meanings and learning resulting from this type of participation for the students involved. The main methodological tools were the participant observation and the development of semi-structured interviews. The analysis of the data showed, among other things, that the guild is an important area of socialization for the young students, with emphasis on learning of collective experience in dealing with the conflicts and in the exercise of choices, among others.

Youth; Participation; Student Council


  • ABAD, Miguel. Possibilidades e Limites da Participação Juvenil para o Impacto na Agenda Pública Recife: Projeto Redes de Juventude, 2004.
  • ABRAMO, Helena. Participação e Organizações Juvenis Recife: Projeto Redes de Juventude, 2004.
  • BOBBIO, Norberto et al . Dicionário de Política Brasília: Editora UNB, 2000.
  • BRASIL. Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE. Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas. Relatório Global. Rio de janeiro: IBASE, jan. 2006.
  • CARLOS, Aparecida da Graça. Grêmio Estudantil e Participação do Estudante 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, 2006.
  • CORTI, Ana Paula; SOUZA, Raquel. Diálogos com o Mundo Juvenil: subsídios para educadores. São Paulo: Ação Educativa, 2004.
  • DAYRELL, Juarez. A Escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, 2007.
  • DUBET, François. El Declive de la Instituición: profissiones, sujetos e indivíduos ante la reforma Del Estado. Barcelona: Gedisa, 2006.
  • FERNANDES, Manuel José Pina. Entre o Sindicato e o Grêmio: como se organiza o trabalhador-aluno. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará (UFCE), Recife, Ceará, 2007.
  • LEITE, Lucia Helena Alvarez; HERMONT, Catherine. Ser Jovem e Ser Aluno. In: SOARES, Leôncio; SILVA, Isabel de Oliveira. Sujeitos da Educação e Processos de Sociabilidade: os sentidos da experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. P. 219-236.
  • MARTINS, Francisco André Silva. "A Voz do Estudante na Educação Pública: um estudo sobre participação de jovens por meio do grêmio estudantil". 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2010.
  • MELUCCI, Alberto. Um Objetivo para os Movimentos Sociais? Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 17, p. 49-66, jun. 1989.
  • MELUCCI, Alberto. Acción Colectiva, Vida Cotidiana y Democracia Pedregal de Santa Tereza: Centro de Estudos Sociológicos, 1999.
  • MELUCCI, Alberto. A Invenção do Presente Petrópolis: Vozes, 2001.
  • MELUCCI, Alberto. O Jogo do Eu São Leopoldo: Unisinos, 2004.
  • MOREIRA, Marco Antônio. Grêmios Estudantis: contestação e distinção social. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2001.
  • SACRISTAN, José Gimeno. O Aluno como Invenção Porto Alegre: Artmed Editora, 2005.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa. Novos Mapas Culturais, Novas Perspectivas Educacionais Porto Alegre: Suaalina, 1996.
  • SPOSITO, Marília Pontes. Algumas Hipóteses sobre as Relações entre Movimentos Sociais, Juventude e Educação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, ANPED, n. 13, p. 73-94, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    08 Maio 2012
  • Aceito
    08 Out 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br