Aprender na atualidade e tecnologias: implicações para os estudos no ensino médio

Learning in the present time and technologies: implications for studies in high school

Análise sobre o aprender, de sua relação com as tecnologias atuais e com o trabalho escolar no Ensino Médio, realizada, a partir do recorte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida por dois anos com estudantes de Ensino Médio em uma escola pública em Maceió. Privilegiaram-se resultados obtidos nos questionários e nos grupos de discussão. Identifica-se que o aprender na escola pode ter um papel diferenciado para garantir a mediação e a desnaturalização das informações veiculadas nesses artefatos culturais, desde que as condições objetivas sejam asseguradas e que tais informações sejam questionadas, investigadas, o que pode contribuir para que os jovens e adultos tenham acesso a processos significativos de apropriação de conhecimentos.

Ensino Médio; Aprendizagem; Tecnologia da Educação


Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br