Acessibilidade / Reportar erro

Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão

Education and images in the spectacle society: cultural pedagogies in question

Resumos

O artigo analisa as razões pelos quais a cultura de imagens se faz presente nos agentes simbólicos da atual cultura, fomentando experiências e estratégias educativas que se difundem para além das fronteiras da educação formal. A hipótese é a de que toda análise crítica dirigida às pedagogias culturais viabilizam condições para que as estratégias educacionais também utilizem componentes imagéticos presentes nos agentes simbólicos da cultura. Para tanto, será analisada a cultura das imagens na perspectiva da Sociedade do Espetáculo (2000), e as razões pelas quais a análise crítica das pedagogias culturais se tornam essenciais no campo da educação, desafiando as próprias práticas educacionais atuais.

Educação; Pedagogias Culturais; Cultura; Sociedade do Espetáculo


This article analyzes the reasons why the culture of images is present in the symbolic agents of the current culture, promoting educational experiences and strategies that have disseminate beyond the boundaries of formal education. The hypothesis is based on the idea that the critical analysis oriented to cultural pedagogies promotes conditions that enable the educational strategies through the use of imagetics components present in the agents of symbolic culture. To achieve this goal, it will be necessary to analyze the culture of image through the perspective of the Society of Spectacle (2000), and why the critical analysis of cultural pedagogies become essential in the educational field, challenging the actual educational practices.

Education; Cultural Pedagogies; Culture; Society of the Spectacle


  • ADORNO, Theodor Wiesengrund; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
  • ALMEIDA, Milton. José de. Imagens e Sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994.
  • ÀRIES, Paul. Les Fils de McDo: La McDonalisation du Monde. Paris: L'Harmattan, 1997.
  • BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
  • BRADY, Jeanne. Multiculturalismo e o Sonho Americano. In: KINCHELOE, Joe; STEINBERG, Shirley. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. P. 341-352.
  • CARVALHO, Alexandre Filordi de. Para Além dos Arcos Dourados: a pedagogia cultural do McDonalds. 2002. 130 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
  • CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: a era da informação - economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
  • FONTENELLE, Isleide A. O Nome da Marca: McDonald's, fetichismo e cultura do descartável. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
  • GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas Rio de Janeiro: LCT, 1989.
  • GIROUX, Henry. Estudos Culturais nas Faculdades de Educação. In: SILVA, Tomaz T. Alienígenas na Sala de Aula Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
  • KINCHELOE, Joe; STEINBERG, Shirley. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
  • MÉSZÁROS, Itsván. Para Além do Capital São Paulo: Boitempo, 2002.
  • MICELI, Sergio. Imagens Negociadas São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
  • RITZER, George. The McDonaldization Thesis London: Sage, 1999.
  • SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.
  • SCHAEFFER, Jean-Marie. La Fin de L'Exception humaine Paris: Gallimard, 2007.
  • SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
  • SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria Cultural e Educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
  • THOMPSON, John. Ideologia e Cultura Moderna Petrópolis: Vozes; 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    12 Jul 2011
  • Aceito
    02 Abr 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br