01- |
Jardim II |
Conhecer a cultura africana e sua presença na vida dos/as brasileiros/as. |
O Mito africano da Criação do Mundo. Os elementos africanos no cotidiano dos/as brasileiros/as, a partir de cada um. |
Literatura Infantil, "Bruna e a Galinha D'Angola". |
Roda de conversa sobre a história contada. |
02- |
2º ano |
Apresentar o mundo dos animais a partir da fauna africana. |
A diversidade da fauna africana. As diferentes paisagens da África. Diversidade Cultural da África. Imagens da África. |
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Roda de conversa sobre o conteúdo do vídeo. |
03- |
2º ano |
Conhecer e respeitar as diferenças raciais. Reconhecer a cultura negra na formação do povo brasileiro. |
A culinária. A dança. Aspectos físicos da Pessoa Negra. |
Literatura Infantil, "O Jongo". Fotografias de Pessoas Negras. |
Roda de conversa sobre as diferentes expressões da cultura afro-brasileira e as diferenças físicas dos brasileiros, a partir de si. Exposição de fotografia com diferentes tipos de brasileiros e suas manifestações culturais. |
04- |
2º ano |
Apresentar a relação Brasil-África e a Construção da Cultura Afro-brasileira. |
A presença dos africanos: Danças, Músicas, Instrumentos Musicais e Comidas. |
Literatura Infantil |
Rodas de conversas sobre as diferenças entre Crianças Negras e Brancas apresentadas nos livros infantis. Mostra de Imagens sobre Expressões da Cultura Afro-brasileira. Execução de Músicas relacionadas ao Folclore. Exibição de personagens negros do folclore brasileiro. |
05 - |
2º ano |
Possibilitar o desenvolvimento de valores para a convivência com a diversidade étnico-racial. |
A Formação do Povo Brasileiro. A África: aspectos da sua Geografia. A Consciência de si. O Respeito a si e ao outro. A Relação com a África. Danças. Comidas. Músicas |
Mapa Mundo. Literatura Infantil, Meninas Negras. Seis Pequenos Contos Africanos. Primeiro Conto: A Criação do Mundo. Lila e o Segredo da Chuva. Música de Jackson do Pandeiro |
Rodas de conversas sobre os conteúdos dos Livros. |
06- |
1º ano |
Abordar a diversidade da cultura afro-brasileira através das brincadeiras de crianças. |
Heranças Africanas nas Brincadeiras de Crianças. Reconhecer a si e ao outro. Valorizar-se e ao outro nas diferenças. Quem sou eu? Construção da Unidade na Coletividade |
Jogos infantis (Labirinto e Macala). Literatura Infantil: Canção dos Povos Africanos; Menina Bonita do Laço de Fita; Pretinho; Meu Boneco Querido. |
Rodas de conversas sobre as diferenças entre as pessoas, cantigas de roda com as músicas do livro Pretinho, Meu Boneco Querido. |
07- |
5º ano |
Estudar, através do filme Kiriku e a Feiticeira, um pouco da história e cultura africana. |
A África Tradicional: organização social (família), produção, comercialização de bens, acesso à terra. Unidade dos africanos. Papel da mulher, do homem e do idoso. Identidade Africana. |
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Roda de conversa sobre o conteúdo do vídeo. |
08- |
1º ao 5º ano |
Despertar, no estudante, o respeito às diferenças raciais. |
Qual a cor da minha pele? Brasil um país de pessoas com cores diferentes. As cores do Brasil vieram da África. |
"Que cor é a minha cor?". |
Roda de conversa sobre o conteúdo do vídeo. Construção do autorretrato. |
09- |
Maternal |
Despertar, na criança, o respeito às diferenças raciais. |
Valorização da Cultura Africana. |
Literatura, O Cabelo de Lelê. |
Exibição de fotos sobre a diversidade do povo africano. |
10- |
3º ano |
Resgatar a história da África e valorizar, na escola a cultura afro-brasileira. |
Nossa visão sobre a África. Localização da África no Mundo. O negro e a Construção da Cultura Brasileira. |
Literatura Infantil; Pretinho, Meu Boneco Querido. Globo terrestre e Mapa Mundo. |
Roda de conversa sobre a África, a cultura afro-brasileira e a presença afrodescendente no Brasil. |
11- |
4º ano |
Estudar a história do povo negro e sua imigração forçada para o Brasil |
Valores da Cultura Afro-brasileira. O processo de formação do povo brasileiro. |
A contemporaneidade africana |
Roda de conversa sobre a diferença entre negros e brancos no Brasil, a partir da apresentação de gravuras de crianças negras e brancas e percepção do próprio corpo e o corpo do outro. Roda de conversa sobre a África. |
12- |
Jardim II |
Analisar as cores de pele das crianças para que se reconheçam iguais na diferença. |
A valorização das diferentes pessoas: negras, brancas e indígenas. Percepção da diferença entre bonecas pretas e brancas. |
Literatura Infantil, A boneca Preta, Cadê Clarice, O Pé de Igor. |
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13- |
Maternal |
Reconhecer as diferenças e as semelhanças das pessoas a partir da sua identidade cultural. |
Identidade cultural, semelhanças e diferenças entre as pessoas. A igualdade na diferença. Autor reconhecimento. |
Gravuras de pessoas de diferentes culturas: indígenas, negras, europeias e orientais. |
Roda de conversa sobre as semelhanças e diferenças culturais entre as pessoas: africanas, europeias, indígenas e orientais. Questionamento às crianças quanto à diferença entre elas e demais pessoas, com relação à cor da pele, ao tipo de cabelo, à cor dos olhos, e aos modos de se vestir. |
14- |
3º ano |
Enfrentar o preconceito racial |
As semelhanças e diferenças entre as pessoas humanas. Racismo. |
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Dinâmica Igual ou Diferente. Cada aluno/a se observa e ao outro, e aponta o que tem igual e diferente entre ele e o colega. |
15- |
3º ano |
Discutir a discriminação contra a África e os africanos |
África ontem e hoje. |
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Roda de conversa sobre a África ontem e hoje a partir do vídeo. |
16- |
4º ano |
Valorizar a história e cultura afro-brasileira e africana. |
Educar para a eliminação do racismo e para a valorização da identidade racial. As diferenças aproximam, não distanciam. |
Música do Grupo Olodum: "dança ai, nego nagô". Cartazes com pessoas negras. |
Roda de conversa sobre a música. Identificação de aspectos da história e cultura afro-brasileira e africana no vídeo, na música e nos cartazes. |
17- |
Pré-escolar |
Desenvolver entre os/as alunos/as atitudes de respeito à diversidade |
Igualdade e diferença na África e no Brasil. |
Literatura Infantil, Bruna e a Galinha D´Angola. |
Roda de conversa. |
18- |
1º ano |
Despertar o interesse e o reconhecimento do aluno pela cultura africana e contemplar a biodiversidade desse continente. |
A Natureza: os animais da selva africana. Sociedade: A diversidade cultural da África. Os africanos e a Formação. |
Mapa Mundo. Gravura de povos Africanos. |
Roda de conversa sobre a natureza e a diversidade do continente africano. Localização da África no Mapa. |
19- |
1º ano |
Trabalhar a identidade étnico-racial das crianças, resgatar a autoestima, a valorização da diversidade e aceitação da sua cor. |
Identidade racial de cada criança. A diversidade de crianças e cores na sala de aula. Os Tipos de Cabelos existentes na sala de aula. |
Literatura Infantil, obra, Que Cor é a minha Cor? Os Cabelos de Lelê. Massa de Modelar colorida. |
Roda de conversa sobre a cor de cada um. Construção do autorretrato. Análise do autorretrato do outro. Modelagem da figura da mãe e do pai, e da própria figura. |
20- |
1º ano |
Compreender a cultura trazida ao Brasil pelos africanos e que aqui se reconstituíram, compondo a cultura brasileira. |
Imagens da África. A África, terra de negros? A diversidade do povo Africano. A Identidade das Crianças na sala de aula. |
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Roda de conversa sobre os valores civilizatórios dos africanos. |
21- |
5º ano |
Reconhecer o protagonismo do povo negro brasileiro a partir das manifestações culturais |
O vocabulário dos brasileiros e a relação com a África. As Danças e Lutas dos Negros no Brasil. A Culinária Afro-brasileira. |
Letra de Música. O canto das Três Raças. |
Leitura da Letra da Música o "Canto das Três Raças". A música foi cantada e feita rodada de conversa sobre a letra da música e a relação com o povo brasileiro. |
22- |
4º e 5º ano |
Explorar as heranças africanas no Brasil. |
Imagens da África. A África continente de escravos, de negro e de gente sem cultura? Desconstrução das imagens da África. A origem do negro brasileiro. As heranças africanas no Brasil. |
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Roda de conversa com alunos/as, contação de histórias. |
23- |
Alfabetização |
Refletir sobre a história e cultura afro-brasileira e africana. |
As pessoas negras na África e no Brasil. Os diferentes tipos de pessoas e de cabelos na África e no Brasil. |
Literatura Infantil; os contos de Ifá, o Advinho; A Botija de Ouro e o Presente de Ossanha e o Cabelo de Lelê. Brinquedos: bonecas negras e brancas. |
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24- |
1º e 2º ano |
Estimular a criança a refletir sobre as semelhanças e diferenças entre as pessoas e perceber que as diferenças entre ela e o colega não o torna superior e nem inferior. |
Os diferentes tipos de pessoas, diferentes belezas. As identidades raciais de cada aluno/a. Diversas expressões da cultura afro-brasileira: comidas, danças, religiões. |
Literatura Infantil, Bruna e a Galinha D Angola, Betina, O Casamento da Princesa. |
Construção e pintura do autorretrato. Preparação de comida afro-brasileira. |
25- |
5º ano |
Possibilitar ao aluno perceber a África na sua complexidade e diversidade. |
Da Negação a Positivação da África e dos africanos. A relação Brasil e África. A Identidade dos brasileiros: reis e rainhas na África, escravizados no Brasil. |
Recortes de jornais e revistas com imagens da África, dos africanos e dos negros no Brasil. |
Questionamento ao aluno sobre a imagem que tem da África. |
26- |
3º ano |
Abordar as diversidades culturais dos brasileiros e suas particularidades. Estimular o respeito às diferenças culturais e às diferentes pessoas. |
Os modos de tratamento que cinco crianças receberam por serem diferentes. As diferenças as tornavam desiguais? As diferenças unem as pessoas e não separam. A diversidade do povo brasileiro. |
Diferentes bonecos/as. |
Teatro de boneco |
27- |
3º e 4º ano |
Conhecer a história e cultura afro-brasileira e africana a partir do conto Bruna e a Galinha D' Angola |
A criação do universo na cultura africana. A diversidade na África e a relação com o Brasil. Os costumes africanos reinventados no Brasil. |
Literatura Infantil, Bruna e a Galinha D' Angola. |
Contação de história. |