Accessibility / Report Error

Professores universitários com deficiência: trajetória escolar e conquista profissional

University teachers with disabilities: school career and professional achievement

Este estudo tem como foco a educação escolar de pessoas com deficiência. Investigou-se a trajetória escolar de professores universitários, com o objetivo de compreender influências sobre desempenho escolar e identificar razões da distinção que os tornou minoria dentre os milhares de outras pessoas com deficiência que não atingem tal patamar de educação formal e profissionalização. O estudo tem como base teórica os trabalhos de Bourdieu. Optou-se por trabalhar com procedimentos metodológicos de entrevista, questionário e análise de documentos biográficos. Participaram desta pesquisa três professores. O estudo indica que a valorização familiar pelo estudo, a condescendência da instituição escolar e a distribuição do capital cultural objetivado são indicativos do desempenho escolar e profissional destes sujeitos.

Educação Especial; Trajetória Escolar; Ensino Superior


Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br