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Crise Econômica e a Potencialização Liberalizante no Interior do PIBID

Caroline Correia Maciel Margarita Victoria Rodriguez Leon Ramyssés Vieira Dias Ângela Celeste Barreto de Azevedo André Malina Jennifer Aline Zanela Sobre os autores

RESUMO

O presente artigo objetivou analisar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2007 e 2018. Para tanto, utilizaram-se, para investigação, três fontes distintas: 1) quantitativo de bolsas relacionadas ao PIBID/nacional, ao PIBID/UFMS e ao PIBID/UEMS; 2) documentos que regulam o PIBID/MS e o PIBID/nacional; e 3) entrevistas com os coordenadores institucionais do PIBID/UFMS e do PIBID/UEMS. Para efeitos de análise, utilizou-se um contraponto entre as teorias de Hayek e de Mészáros. A instabilidade e a redução verificadas na concessão de bolsas do programa a partir de 2015 corroboram que se associem as influências liberalizantes com a acentuação da crise econômica e política no cenário brasileiro.

Palavras-chave
Política de Formação Docente; PIBID; Liberalismo

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