Accessibility / Report Error

Entre o corpo e a escola: estudo sobre alguns dispositivos de colonização

Between the body and the school: studies about some colonization devices

Gregory de Jesus Gonçalves Cinto Sueli Aparecida Itman Monteiro Romualdo Dias Sobre os autores

Resumos

Apresentamos alguns resultados de nosso estudo sobre as relações entre processos educacionais e processos de subjetivação. Nosso objeto de pesquisa é o corpo implicado no contexto escolar, no qual analisamos a ternura enquanto um campo colonizado pela dinâmica do poder. Observamos no processo educacional tanto as marcas de captura quanto as de ruptura diante dos mecanismos de mando advindos do mercado. Identificamos as implicações do corpo nos processos educacionais e propomos o paradigma estético enquanto referencial para um modo de ação educacional.

Corpo; Escola; Processos de Subjetivação


We present some results of our studies on the relationship between educational processes and subjective processes. The object of our research is the body inserted in the school context in which we analyze tenderness as a field colonized by the dynamics of power. We have observed in the educational process both signs of capture as well as rupture facing the mechanisms of control coming from the market. We identified the implications of the body in the educational process in order to propose the aesthetic paradigm as a reference for educational action.

Body; School; Subjectivation Process


  • ALVIM, Daves Moreira. Genealogia de um Silêncio: deserção, micropolítica, resistências. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
  • AMBRÓZIO, Aldo. Empresariamento da Vida: discurso gerencialista e processos de subjetivação. 2001. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
  • DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as Sociedades de Controle. In: DELEUZE, Gilles. Conversações Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. P. 219-226.
  • DUFOUR, Dany-Robert. A Arte de Reduzir as Cabeças Sobre a Nova Servidão na Sociedade Ultraliberal. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005.
  • FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito São Paulo: Martins Fontes, 2004.
  • FOUCAULT, Michel. O que são as Luzes? In: FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos II: Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
  • FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
  • FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
  • FOUCAULT, Michel. O Governo de Si e dos Outros São Paulo: Martins Fontes, 2010.
  • GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O Livro das Religiões 7. ed. São Paulo; Companhia das letras, 2000.
  • KANT, Immanuel. Was ist Aufklärung? Revista Berlinische Monatsschrift (Berlim Mensal), 1783.
  • NEGRI, Antonio. O Poder Constituinte: ensaio sobre as alternativas da modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
  • RESTREPO, Luis Carlos. O Direito à Ternura Petrópolis: Vozes, 1998.
  • SCHULTZ, Theodore William. Investment in Human Capital The Role of Education and of Research. New York: Free Press, 1971.
  • TAARE Zameen Par. Direção e produção: Aamir Khan. Intérpretes: Darsheel Safary; Aamir Khan; Tisca Chopra; Vipin Sharma; Sachet Engineer; Tanay Chheda; M.K. Raina; Lalita Ljmi. Roteiro: Amole Grupte. Mumbai, 2007. 1 DVD (165 min.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Abr 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    Maio 2011
  • Aceito
    Jul 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br