Trabalho Docente e Avaliação da Capes: estranhamento e naturalização

Andreza Cristina Souza Paula Ferreira Alvanize Valente Fernandes Ferenc Joyce Wassem Sobre os autores

Resumo:

Neste artigo, analisam-se as condições de trabalho docente a partir das relações definidas com as políticas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em especial, expressas no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020). A pesquisa contou com a participação de docentes de dois PPG em Educação (PPGE) de universidades públicas mineiras, e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e de análise documental. Como resultados, verificou-se que, apesar de descontentamentos, contradições e estranhamentos na prática docente em PPGE, a capacidade de resistência é arrefecida e os docentes passam a conceber com naturalidade o modo de trabalho e as condições de produção e avaliação.

Palavras-chave:
Condições de Trabalho Docente; Avaliação; CAPES; Programas de Pós-Graduação em Educação

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