Acessibilidade / Reportar erro

A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades

The Training in and for Research in PIBID: possibilities and weaknesses

Resumo:

Essa pesquisa objetiva investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência dos licenciandos, focalizando a construção da identidade docente como professores pesquisadores e reflexivos, no contexto de um Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia, por meio de narrativas e análise documental. Evidenciou-se que o PIBID pode se constituir em um espaço de reflexão, em que o formando é incitado a desenvolver postura investigativa, elaborar e executar projeto de ensino e de investigação; entretanto, os estudos e reflexões sobre a pesquisa deve também ser assumido pelos demais professores formadores para que esta atividade seja fortalecida na instituição.

Palavras-chave:
Formação de Professores; Pesquisa na Formação; PIBID

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br