Acessibilidade / Reportar erro

Cidadania, educação e cotidiano

Citizenship, education and everyday life

Resumos

O presente trabalho situa-se como um ensaio teórico que aborda o tema da cidadania como prática do cotidiano. Propõe algumas construções conceituais nesse campo e, ao mesmo tempo, procura estabelecer interlocuções com situações vinculadas a processos educacionais, especialmente àqueles que acontecem no dia a dia da escola. Busca-se efetuar conexões entre categorias relacionadas ao âmbito dos estudos do cotidiano e perspectivas temáticas de autores europeus que recentemente têm discutido a cidadania como prática cotidiana. Três categorias analíticas, agência, experiência e identidade, atuarão como referência na interligação entre as duas linhas de investigação apresentadas sobre o tema. Por último, ressaltar-se-á o que a aproximação de aspectos advindos das duas propostas em questão poderá trazer ao campo de estudos da cidadania e de suas interfaces com a educação.

Cidadania; Educação; Estudos do Cotidiano


This paper consists of a theoretical essay which investigates the theme of citizenship as an everyday practice. It proposes conceptual interventions in this field and at the same time it seeks to establish interlocutions with situations related to educational processes, particularly those that take place at schools on a daily basis. It aims at making connections between categories related to the area of everyday life studies and the thematic perspectives of some researchers that have recently discussed the theme of citizenship education as an everyday practice. Three analytical categories, agency, experience and identity, will stand as points of interrelation between the two research lines presented on the theme. In the end, we suggest what the interconnection of those two perspectives might bring to the understanding of citizenship and for the processes of citizenship education.

Citizenship; Education; Everyday Life Studies


  • BHABHA, Homi. O Local da Cultura Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
  • BIESTA, Gert; TEDDER, Michael. How is Agency Possible? Towards an ecological understanding of agency-as-achievement. [Learning Lives project working paper], 2006. Disponível em: <http://www.tlrp.org/project%20sites/LearningLives/papers/working_papers/Working_paper_5_Exeter_Feb_06.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2011.
  • BIESTA, Gert; TEDDER, Michael. Agency and Learning in the Life Course: To wards an ecological perspective. Studies in the Education of Adults, Leicester, v. 39, n. 2, p. 132-149, 2007.
  • BIESTA, Gert; LAWY, Robert; KELLY, Narcie. Understanding Young People's Citizenship Learning In Everyday Life. Education, Citizenship and Social Justice, v. 4, n. 1, p. 5-24, 2009.
  • BIESTA, Gert. Learning Democracy in School and Society: Education, Lifelong Learning and the Politics of Citizenship. Rotterdam/Boston/Taipei: Sense Publishers, 2011.
  • BURITY, Joanildo A. Psicanálise, Identificação e a Formação de Atores Coletivos. Trabalhos para Discussão Tpd, 82, 1998. P. 1-26. Disponível em: <bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/anpocs/burity.rtf>. Acesso em: 13 jun. 2012.
  • CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano I: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2008.
  • CRITCHLEY, Simon. Infinitely Demanding: ethics of commitment, politics of resistance. London: Verso, 2007.
  • FISCHMAN, Gustavo E.; HAAS, Eric. Cidadania. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 439-466, 2012.
  • HALL, Stuart. Introduction: who needs identity? In: HALL, Stuart; GAY, Paul du (Org.). Questions of Cultural Identity London: Sage, 1996. P. 1-17.
  • HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade Tradução de Tomás Tadeu da silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
  • LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonía e Estrategia Socialista: hacia una radicalización de la democracia. Madrid: Siglo XXI, 1987 [1985]
  • MACEDO, Elizabeth. Currículo como Espaço-tempo de Fronteira Cultural. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 285-296, maio/ago. 2006.
  • MAFFESOLI, Michel. Quem é Michel Maffesoli: entrevista com Christophe Bourseiller. Petrópolis: DP ET Alii, 2011.
  • MARSHALL, Thomas. Cidadania, Classe Social e Status Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
  • MOUFFE, Chantal. The Democratic Paradox 2. ed. London: Verso, 2009.
  • OLIVEIRA, Inês B. A Formação das Subjetividades Democráticas no Cotidiano. In: Democracia no Cotidiano da Escola Petrópolis: DP et Alii, 2009. P. 31-47.
  • RANCIÈRE, Jacques. Politics, Identification, Subjectivization. In: RAJCHMAN, John (Org.). The Identity in Question New York/London: Routledge, 1995. P. 63-70.
  • RANCIÈRE, Jacques. Dissensus: On Politics and Aesthetics. London: Continuum Books, 2010.
  • RUITENBERG, Claudia W. Learning to Articulate: from ethical motivation to political demands. In: BIESTA, Gert (Org.). Philosophy of Education 2010. Urbana, IL: Philosophy of Education Society, 2010. P. 372-380.
  • SANTOS, Boaventura S. Por uma Concepção Multicultural de Direitos Humanos. Lua Nova, São Paulo, v. 39, p. 105-124, 1997.
  • SANTOS, Boaventura S. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2009
  • SANTOS, Boaventura S. Para Além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura S.; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul São Paulo: Cortez, 2010. P. 31-83.
  • SANTOS, Wanderley G. Cidadania e Justiça: a política social na ordem brasileira. 2. ed. Rio: Campus, 1987.
  • SMITH, Noel; LISTER, Ruth; MIDDLETON, Sue; COX, Lynne. Young People as Real Citizens: towards an inclusionary understanding of citizenship. Journal of Youth Studies, v. 8, n. 4, p. 425-443, 2005.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Maio 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Recebido
    25 Nov 2012
  • Aceito
    01 Abr 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br