Formação de Professores para EJA |
OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas/São Paulo: Associação de Leitura do Brasil/Mercado de Letras/Ação Educativa, 2001. p. 15-43. (Coleção Leituras no Brasil) |
Diversidade e Inclusão na EJA |
ARROYO, Miguel González. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio et al. Diálogos na educação de jovens e adultos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 19-50. |
Idoso, Velhice e Envelhecimento |
PY, Ligia. et al. Tempo de envelhecer: percursos e dimensões psicossociais. 2. ed. Holambra: Setembro, 2006. p. 97-120. |
Educação |
DEMO, Pedro. Cidadania pequena: fragilidade do associativismo no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2001. (Coleção Polêmica do Nosso Tempo, n. 80). |
Cidadania |
MARTINS, Marcos Francisco. Uma ‘catarsis’ no conceito de cidadania: do cidadão cliente à cidadania com valor ético-político. Revista Ética, Campinas, v. 2, n. 2, p. 106-118, jul./dez. 2000. |
Exclusão Social |
MARCON, Emília Perez Bertan. (Fundação Municipal para Educação Comunitária). In: SALAZAR, Adriana Garlipp Tagliolato. et al. Projeto Casa-Escola: a concretização de um sonho. Campinas: Prefeitura Municipal de Campinas/FUMEC Cândido Ferreira, 2008. |
Dialogicidade |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. |
Gênero |
MERGÁR, Arion. A representação social do gênero feminino nos autos criminais na Província do Espírito Santo (1853-1870).2006. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2006. VASCONCELOS, Tânia Maria Pereira. A Perspectiva de gênero redimensionado a disciplina histórica. Revista Ártemis, n. 03, dez., 2005 (A), p. Disponivel em: <http://www.prodema.ufpb.br/resvistaartemis>. Acesso em: 11 dez. 2010. |
EJA |
FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes Castro; GOMES, Nilma Lino. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19- 50. |
Conscientização/ Libertação |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. |
Currículo, Discurso e Poder |
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996 VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e história: uma conexão radical. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. p. 93-104. POPKEWITZ, Thomas. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 173-210. LEITE, Carlinda Maria Faustino. O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para Ciência e Tecnologia; Ministério da Ciência e Tecnologia, 2002. SILVA, Tomaz Tadeu da. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Porto: Porto Editora, 2000. |
Processos de Subjetivação /Técnicas de Si |
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e o desejável conhecimento do sujeito. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 39-60, 1999. FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. p. 144-162. (Col. Ditos & Escritos, v. 5). CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciencias sociales, violencia epistémica y el problema de la invención del otro. In: LANDER, Edgardo. La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: FLACSO, 2003. p. 145-162. MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (1998) Discursos de Identidade em sala de aula de leitura de L1: A construção da diferença. In: SIGNORINI, Inês. (Org.). Língua(gem) e Identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras. p. 303-332. |
Sujeitos |
GONZAGA, Yone Maria. Sujeitos de mudanças e mudanças de sujeitos: as especificidades do público da Educação de Jovens e Adultos. In: SOARES, Leôncio (Org.). Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. TOURRAINE, A. Poderemos viver juntos? A discussão pendente: EL destino del Hombre em la Aldea Global. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica Argentina, 2002. |
Rejuvenescimento/ Desenvolvimento Humano |
D´ANDREA, Flávio Fortes. Desenvolvimento da personalidade: enfoque psicodinâmico. 10. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991. |
Juventudes/Sentidos da escola |
ABRANTES, Pedro. Os sentidos da Escola. Identidades Juvenis e Dinâmica de Escolaridade. Oeiras: Celta Editora, 2003. DUBET, François; MARTUCCELLI, Danilo. À l’École: sociologie de I´experience scolaire. Paris: Seuil, 1996. CARRANO, Paulo Cesar; MARTINS, Carlos Henrique. (2011). A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Educação. 36(1) 43-56. Recuperado em 08 de abril, 2016, de <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2910>. DAYRELL, Juarez. (2007). A escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação de Sociedade, 28(100) 1105-1128. Recuperado em 08 de abril, 2016, de <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302007000300022&script=sci_abstract&tlng=p>. |
Juventudes/ Formação Técnica e Profissional do Campo |
GONÇALVES, Alcindo. O conceito de governo. In: CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 14, 2006, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. P.1-16. Disponível em: <Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/XIVCongresso/078.pdf >. Acesso em: 01 maio 2015. MOLL, Jaqueline. Políticas de jovens e adultos no Brasil: desafios da contemporaneidade. In: BAQUEIRO, Rute; BROILO, Cecília (Org.). Pesquisando e Gestando Outra Escola: desafios contemporâneos. São Leopoldo: Unisinos, 2001. P. 202-210. |
EJA/Direitos |
GADOTTI, Moacir. (2013). Educação de Adultos como Direito Humano. EJA em debate (2)12-29. Recuperado em 22 de dezembro, 2015, de <https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/download/1004/pdf>. |
Juventude/Identidade/ Interação |
GOFFMAN, Erving. A representação do Eu na Vida Cotidiana. 15. Ed. Petrópolis: Ed. Vozes. 2008. |
Imaginários socio-discursivos/ethos discursivo |
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Patrick Charaudeau; tradução: Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. - 1ª ed., 1ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2008. CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In: PIETROLUONGO. Márcia. (Org) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Copa, 2009. P. 309-326. CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso; coordenação da tradução Fabiana Komesu. 3ª ed., São Paulo: Contexto, 2014. |
Concepções sociológicas de juventude |
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos. O declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987. LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de Antropologia Simétrica. Rio de Janeiro: Editorial 34, 1994. DAYRELL, Juarez. Jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, 24 (1), pp. 40-52. 2003. |