Pesquisar com os cotidianos: os múltiplos contextos vividos pelos/as alunos/as

Research about everyday life: the multiple contexts experienced by students

Resumos

Este artigo tenta discutir os múltiplos contextos vividos pelos estudantes de uma escola pública da periferia de Vitória - Espírito Santo. A realização da pesquisa se deu por meio de conversas e de instrumentos a partir dos quais os estudantes puderam soltar suas redes de sentidos sobre os diferentes contextos da vida e da escola. As questões levantadas pelos estudantes nos dão pistas para pensarmos a escola pública em sua dimensão curricular e política, associando vida e conhecimento. Outras questões nos movem nesta pesquisa e nos indagam sobre as formas como a escola lida com a diversidade de expectativas, principalmente esta: qual a potência da escola na vida de nossos estudantes?

Quotidian; Research; School; Curriculum


This paper tries to discuss different student situations in a public suburb school in the city of Vitória, capital of Espírito Santo. The research occurred through many discussions, using different methodologies where the students could release their power nets according different life and school circumstances. These questions provide answers to understand a public school through the curriculum and politic aspect, associating life and knowledge. Other questions encourage and interrogate us on this research about how the school manages the diversity of expectations. What is the school influence on our student's life?

Quotidian; Research; School; Curriculum


  • ALVES, Nilda et al. (Org.).  A Invenção da Escola a Cada Dia  Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
  • ALVES, Nilda; GARCIA, Regina. A Necessidade de Orientação Coletiva nos Estudos sobre Cotidiano – duas experiências. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Neto (Org.). A Bússola do Escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Ed DA UFSC, São Paulo: Cortez, 2002. P. 256-295.
  • ALVES, Nilda. Redes Educativas 'dentrofora' das Escolas, Exemplificadas pela Formação de Professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 15, 2010, Belo Horizonte. Coleção Didática e Prática de Ensino - convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Currículo; ensino de Educação Física; ensino de Geografia; ensino de História; Escola, Família e Comunidade. Belo Horizonte: autêntica, 2010. P. 49-66.
  • CERTEAU, Michel De. A Invenção do Cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
  • DELEUZE, Gilles. Conversações São Paulo: Ed. 34, 1992.
  • FOUCAULT, Michel.  Ditos e Escritos V Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
  • GARCIA, Regina Leite. Tentando Compreender a Complexidade do Cotidiano. In: GARCIA, Regina Leite et al. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. P. 9-16.
  • GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura São Paulo: Ed. 34, 1999.
  • MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Editorial PSY II, 1995.
  • MORIN Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo Barcelona, Gedisa, 1996.
  • NAJMANOVICH, Denise. O Sujeito Encarnado Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
  • PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal; AZEVEDO, Joanir Gomes. Apontamentos de Aulas: questões teórico-metodológicas a respeito dos estudos com o cotidiano. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; PEREZ, Carmen Lúcia Vidal; OLIVEIRA, Inês Barbosa (Org.). Aprendizagens Cotidianas com a Pesquisa: novas reflexões em pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. Petrópolis: DP et Alii, 2008. P. 35-46.
  • RANCIÉRE, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
  • SAMPAIO, Carmen Sanches. Compreender o Compreender das Crianças em seus Processos Alfabetizadores. In: GARCIA, Regina Leite et al. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. P. 17-41.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2012

Histórico

  • Recebido
    Out 2010
  • Aceito
    Set 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br