Resumo1 1 Este estudo integra a linha de pesquisa "Educação Brasileira e Cultura Escolar: análise de discursos e práticas educativas (século XIX e XX). Os dados sobre a história do ensino superior no Brasil, decorrem do artigo de Bastos (2013, p. 223-251). :
O artigo analisa a história do Curso de Pedagogia e da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, desde 1942, ano de sua criação. Para analisar a trajetória de 73 anos do curso de Pedagogia e 47 anos da Faculdade de Educação temos de ter sempre presente a articulação com o contexto nacional e local, as legislações e reformulações do ensino superior e universitário no período. O estudo privilegia algumas perspectivas de abordagem: o curso de Pedagogia e a formação ofertada, a Faculdade e seus cursos de graduação e pós-graduação, as revistas Educação e Educação por escrito. Conclui analisando os desafios do curso de Pedagogia como integrante da Escola de Humanidades, a partir de 2016.
Palavras-chave:
Curso de Pedagogia; Faculdade de Educação; Pós-Graduação; Formação de Professores; História Institucional