O Banco Mundial e as Políticas Educacionais Brasileiras

The World Bank and the Brazilian Educational Policies

Resumos

O artigo analisa o documento elaborado pelo Banco Mundial Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: Próximos Passos, o qual realiza um balanço dos últimos vinte anos das políticas educacionais implementadas no Brasil e traça perspectivas para os próximos anos, segundo a concepção de educação e sociedade do Banco. Este organismo internacional avalia positivamente o caráter das políticas educacionais implementadas e os resultados atingidos no período assinalado. Questiona-se e problematiza-se os critérios da avaliação, o balanço e as perspectivas traçados pelo Banco Mundial sobre a educação brasileira.

Educational Policies; World Bank; Brazil


The paper analyzes the document prepared by the World Bank Achieving a World-Class Education In Brazil: The Next Agenda, which performs an assessment of the last twenty years of educational policies implemented in Brazil, and outlines perspectives for the coming years, according to the Bank's conception of education and society. This international body assesses as positive the character of the implemented educational policies and the results achieved in the indicated period. The criteria of the evaluation, the assessment, and the outlined perspective by the World Bank on Brazilian education are questioned and problematized.

Educational Policies; World Bank; Brazil


  • ALTMANN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, jan./jun. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022002000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 08 jan. 2013.
  • AZEVEDO, Mário; LARA, Ângela (Org.). Políticas para a Educação: análises e apontamentos. Maringá: EDUEM, 2011.
  • BANCO MUNDIAL. Atingindo uma Educação de Nível Mundial no Brasil: próximos passos - sumário executivo. 2010. Disponível em: <http://cenpec.org.br/biblioteca/educacao/estudos-e-pesquisas/achieving-world-class-education-in-brazil-the-next-agenda>. Acesso em: 01 dez. 2012.
  • BORGES, André. Governança e Política Educacional: a agenda recente do banco mundial. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 52, jun. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092003000200007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 ago. 2011.
  • BRUNS, Barbara; EVANS, David; LUQUE, Javier. Atingindo uma Educação de Nível Mundial no Brasil: próximos passos. Tradução de Amanda Monte. Publicações Banco Mundial. Mimeo, 2011.
  • BURKI, Shahid Javed; EDWARDS, Sebastian. Dismantling the Populist State: the unfinished revolution in Latin America and the Caribbean. Washington D.C., World Bank, 1996.
  • CORAGGIO, José Luis. Propostas do Banco Mundial para a Educação: sentido oculto ou problema de concepção? In: TOMMASI, Livia; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sérgio (Org.). O Banco Mundial e as Políticas Educacionais São Paulo: Cortez, 2003. P. 75-124.
  • CURY, Carlos Roberto Jamil. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 2, p. 4-17, maio/ago. 1996.
  • DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e Transformações da Educação Superior Brasileira (1995-2009): do provão ao Sinaes. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 15, n. 1, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 08 jan. 2013.
  • FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a Crise do Capitalismo Real São Paulo: Cortez, 2000.
  • FRIGOTTO, Gaudêncio. Os Circuitos da História e o Balanço da Educação no Brasil na Primeira Década do Século XXI. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 46, p. 235-254, jan./abr. 2011.
  • KRUPPA, Sônia Maria Portela. O Banco Mundial e as Políticas de Educação nos anos 90 2000. 382 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
  • LEHER, Roberto. Da Ideologia do Desenvolvimento à Ideologia da Globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para "alívio" da pobreza. 1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
  • LEHER, Roberto. Um Novo Senhor da Educação? A política educacional do Banco Mundial para a periferia do capitalismo. Outubro, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 19-30, 1999.
  • LIMA, Kátia. Organismos Internacionais e Política de Educação Superior na Periferia do Capitalismo. GT 11 - Política de Educação Superior. In: 26° REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 2003. Disponível em: <www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/katiareginadesouzalima.doc>. Acesso em: 01 set. 2013.
  • OLIVEIRA, Dalila Andrade. Política Educacional e Regulação no Contexto Latino-americano: Argentina, Brasil e Chile. Linhas Críticas (UnB), Brasília, v. 15, n. 28, p. 45-62, jan./jun. 2009.
  • SGUISSARDI, Valdemar. O Banco Mundial e a Educação Superior: revisando teses e posições. Universidade e Sociedade, Brasília, n. 22, p. 66-75, nov. 2000.
  • SILVA JUNIOR, João dos Reis. A Racionalidade Mercantil da Pós-graduação. A produção da ciência pragmática e do individualismo profissional. In: QUARTIERO, Elisa Maria; BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Educação Corporativa Mundo do trabalho e do conhecimento: Aproximações. Sta. Cruz do Sul: EDUNISC e São Paulo: Cortez, 2005. P. 288-312.
  • SIQUEIRA, Ângela C. de. A Regulamentação do Enfoque Comercial no Setor Educacional via OMC/GATS. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 26, ago. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 08 jan. 2013.
  • WORLD BANK. Educational Change in LatinAmerica and the Caribbean Washington, D. C., World Bank, 1999a. Disponível em: <http://www.worldbank.org>. Acesso em: 19 dez. 2012.
  • WORLD BANK. Education Sector Strategy Washington, D.C., World Bank, 1999b. Disponível em: <http://www.worldbank.org>. Acesso em: 19 dez. 2012.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    02 Jul 2013
  • Aceito
    10 Maio 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br