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Aprender na atualidade e tecnologias: implicações para os estudos no ensino médio

Learning in the present time and technologies: implications for studies in high school

Resumos

Análise sobre o aprender, de sua relação com as tecnologias atuais e com o trabalho escolar no Ensino Médio, realizada, a partir do recorte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida por dois anos com estudantes de Ensino Médio em uma escola pública em Maceió. Privilegiaram-se resultados obtidos nos questionários e nos grupos de discussão. Identifica-se que o aprender na escola pode ter um papel diferenciado para garantir a mediação e a desnaturalização das informações veiculadas nesses artefatos culturais, desde que as condições objetivas sejam asseguradas e que tais informações sejam questionadas, investigadas, o que pode contribuir para que os jovens e adultos tenham acesso a processos significativos de apropriação de conhecimentos.

Ensino Médio; Aprendizagem; Tecnologia da Educação


This is an analysis on learning and its relation with current technologies and school work at High School. It is part of a broader research performed during two years with students from a public High School in Maceió, the capital city of Alagoas State, Northeastern Brazil. Results from questionnaires and discussion groups are highlighted. Learning at school may have a prioritized role so as to guarantee mediating and denaturalizing information conveyed by means of these cultural artifacts, as long as objective conditions are ensured, and such information is questioned and investigated, thus contributing for teenagers and adults to have access to significant processes of knowledge apprehension.

High School; Learning; Education Technology


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Aceito
    10 Jun 2014
  • Recebido
    26 Ago 2013
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