Cultura e pedagogia: lições da espacialidade revolucionária de Frank Gehry

Culture and pedagogy: lessons from the revolutionary spatiality of Frank Gehry

Marisa Vorraber Costa Sobre o autor

Resumos

O artigo, resultante de pesquisas que investigam as conexões entre cultura e pedagogia, apresenta uma discussão sobre possibilidades oferecidas pela arquitetura para se pensar as movimentações intelectuais inspiradas no pensamento pós-estruturalista. O foco é o documentário Esboços de Frank Gehry, de Sydney Pollack. Discute-se a textualidade predominantemente visual de formas contemporâneas de ocupação do espaço urbano, a linguagem e as operações criativas da arquitetura de Gehry. Entende-se que vasculhando os limites da linguagem, artistas, assim como pesquisadores, remexem os limites do nosso mundo e nos ensinam a revolucionar a vida a cada dia.

Pesquisa Pós-Estruturalista; Arquitetura e Pedagogia; Cultura e Pedagogia; Cinema e Educação; Frank Gehry


The article, emerging from researches that investigate the connections between culture and pedagogy, introduces a discussion about possibilities offered by architecture to reflect on intellectual movements inspired by post-structuralist thought. The analysis focus is Sidney Pollack's documentary Sketches of Frank Gehry. The prevalent visual textuality of contemporary ways of using urban space, Frank Gehry's language and his creative architectural operations are discussed. It is understood that while searching for the limits of language, artists, as well as researchers, rummage the limits of our world and teach us to revolutionize life on a daily basis.

Post-Structuralist Research; Architecture and Pedagogy; Culture and Pedagogy; Cinema and Education; Frank Gehry


  • ANDERSON, Perry. As Origens da Pós-Modernidade Lisboa: Edições 70, 2005.
  • BAUMAN, Zygmunt. O Mal-Estar da Pós-Modernidade Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
  • BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1999.
  • ELLSWORTH, Elizabeth. Pedagogy's Time and Space. In: ELLSWORTH, Elizabeth. Places of Learning: media, architecture, pedagogy. London; New York: Routledge, 2009. P. 57-81.
  • FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo São Paulo: Studio Nobel, 1995.
  • FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1994.
  • FOUCAULT, Michel. Michel Foucault entrevistado por Hubert L. Dreyfus e Paul Rabinov. In: RABINOV, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, Uma Trajetória Filosófica: (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. P. 253-278.
  • FOUCAULT, Michel. Uma Estética da Existência (entrevista). In: MOTTA, Manuel Barros da (Org.). Michel Foucault: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. P. 288-293. (Coleção Ditos & Escritos V).
  • FRIEDMAN, Mildred; RAGHEB, Fiona (Org.). Frank Gehry, Arquitecto Bilbao: Guggenheim Bilbao, 2001.
  • HARVEY, David. Condição Pós-Moderna São Paulo: Loyola, 1993.
  • JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.
  • JENCKS, Charles. The Language of Post-Modern Architecture New York: Rizzoli, 1991.
  • JENCKS, Charles. What is Post-Modernism? London: Academy Editions, 1996.
  • LYOTARD, Jean-François. O Pós-Moderno Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.
  • MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
  • MIRZOEFF, Nicholas (Org.). The Visual Culture Reader London; New York: Routledge, 1998.
  • MIRZOEFF, Nicholas. An Introduction to Visual Culture London; New York: Routledge, 1999.
  • MITCHELL, William J. La Arquitectura de Frank Gehry: el fin de la era euclidiana. In: FRIEDMAN, Mildred; RAGHEB, Fiona (Org.). Frank Gehry, Arquitecto. Bilbao: Guggenheim Bilbao, 2001. P. 353-363.
  • PORTOGHESI, Paolo. Depois da Arquitetura Moderna Lisboa: Edições 70, 1999.
  • ROSE, Gillian. Visual Methodologies: an introduction to the interpretation of visual materials. London: Sage, 2001.
  • SKETCHES of Frank Gehry. Direção: Sydney Pollack. Sony Pictures Classics. EUA. 2005. 1 DVD (83 min.
  • STUNGO, Naomi. Frank Gehry São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
  • VENTURI, Robert; SCOTT-BROWN, Denise; IZENOUR, Steven. Learning From Las Vegas Cambridge (EUA): The MIT Press, 1996.
  • WILLIAMS, Raymond. The Long Revolution Harmondsworth: Penguin, 1965.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2014

Histórico

  • Aceito
    01 Out 2012
  • Recebido
    07 Mar 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br
Accessibility / Report Error