01
|
2015 |
Extensão universitária na promoção da saúde infantil: analisando estratégias educativas |
Costa et al, 2015COSTA, Deiziane Viana da Silva et al. Extensão Universitária na Promoção da Saúde Infantil: analisando estratégias educativas. Revista Ciência em Extensão, v. 11, n. 1, p. 25-31, 2015.
|
Descrever e analisar as estratégias educativas desenvolvidas para promover saúde e prevenir doenças, utilizadas em um projeto de extensão universitária |
Estudo documental |
- O desenvolvimento de estratégias educativas mostrou a importância do papel dos acadêmicos na promoção da saúde; - As intervenções educativas mostraram-se eficazes para a disseminação do conhecimento ao público infantil, bem como esclarecer dúvidas sobre os assuntos debatidos a partir das experiências cotidianas considerando o contexto social. |
02
|
2015 |
Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais |
Moimaz et al, 2015MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Extensão Universitária na Ótica de Acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da ABENO, v. 15, n. 4, p. 45-54, 2015.
|
Analisar a percepção de acadêmicos de Odontologia acerca de um programa de extensão, sob a ótica da aproximação com as Diretrizes Curriculares Nacionais. |
Estudo descritivo- qualitativo |
- A extensão universitária oportunizou a reflexão, sentido e aplicabilidade dos conteúdos teóricos apreendidos, aprofundando seu entendimento acerca da saúde coletiva; - Contribui para ampliação de formas alternativas de atuação e execução do trabalho, aprimoramento de habilidades e atitudes; - O programa possibilitou um ambiente propício para trabalhar cooperativamente em equipe. |
03
|
2015 |
Motivações de acadêmicos de enfermagem atuantes em projetos de extensão universitária: a experiência da faculdade ciências da saúde do Trairí/UFRN. |
Oliveira; Almeida Júnior, 2015OLIVEIRA, Franklin Learcton Bezerra de; ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de. Motivações de Acadêmicos de Enfermagem Atuantes em Projetos de Extensão Universitária: a experiência da faculdade Ciências da Saúde do TRAIRÍ/UFRN. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 36-44, 2015.
|
Compreender os motivos que levaram os estudantes de enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí a participarem dos projetos de extensão universitária da instituição. |
Estudo descritivo-exploratório analítico com abordagem qualitativa |
- A extensão é ponte que liga a universidade com a sociedade e ferramenta que possibilita trabalho coletivo; - Estabelece uma relação entre as orientações curriculares e possibilita a formação do profissional crítico-reflexivo; - É interação entre universidade e sociedade e entre teoria e a prática, permitindo reflexão sobre o ato, avaliando e aprendendo a partir das experiências nos espaços sociais do processo saúde-doenças. |
04
|
2015 |
Educação social e infância: atuação e formação profissional no Projeto Brincadeiras com meninos e meninas de/e na rua. |
Volpini et al, 2015VOLPINI, Carolina Rossato; NATALI, Paula Marçal; MÜLLER, Verônica Regina. Educação Social e Infância: atuação e formação profissional no projeto ‘brincadeiras com meninos e meninas de/e na rua’. Motrivivência, v. 27, n. 46, p. 203-213, 2015.. |
Apresentar os princípios do projeto e analisar os fundamentos presentes na formação e atuação profissional de educadores sociais. |
Pesquisa qualitativa |
- Os educadores possuem visão positiva de suas experiências no projeto; - A metodologia influência na atuação profissional e na forma que veem e interferem nas situações do seu cotidiano. |
05
|
2016 |
Cuidado à saúde da mulher na extensão universitária: abordagem de uma experiência |
Calil, et al, 2016CALIL, Luciane Noal et al. Cuidado à Saúde da Mulher na Extensão Universitária: abordagem de uma experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 40, n. 3, p. 796-807, 2016. DOI: 10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2246. https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016....
|
Descrever a experiência no desenvolvimento de uma atividade de extensão interdisciplinar. |
Estudo transversal, descritivo |
- Cabe uma intensificação das estratégias de promoção da saúde sexual junto a população estudada; - Reforça o papel da educação para incentivar o autocuidado com base em projetos; - Incentivou os primeiros passos dos alunos de graduação na compreensão do cuidado à saúde da mulher, coleta e análise citopatológica; -Para os bolsistas envolvidos no projeto, significou melhor qualificação do aprendizado acadêmico. |
06
|
2016 |
Promoção de saúde bucal e Síndrome de Down: inclusão e qualidade de vida por meio da extensão universitária |
Ferreira et al, 2016FERREIRA, Raquel et al. Promoção de Saúde Bucal e Síndrome de Down: inclusão e qualidade de vida por meio da extensão universitária. Odonto, v. 24, n. 48, p. 45-53, 2016.
|
Identificar as percepções de pais e/ou responsáveis sobre a saúde bucal; Formular um manual sobre escovação dentária e encontrar recursos lúdicos de manejo comportamental para o paciente com Síndrome de Down. |
Pesquisa qualitativa |
- Facilitou a aproximação dos pacientes com os profissionais; - Observou-se melhora do conhecimento e da conscientização sobre a importância da saúde bucal na Síndrome de Down; - Os pais/responsáveis e profissionais podem estender e adaptar os conhecimentos obtidos para outras deficiências; - Percebida como fundamental na formação dos alunos mostrando a importância/necessidade de atividades de promoção e prevenção em saúde bucal nessa população. |
07
|
2016 |
Percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado em saúde mental em domicílio: uma abordagem qualitativa |
Lima et al, 2016LIMA, Graziele Zamineli et al. Percepção de Acadêmicos de Enfermagem sobre o Cuidado em Saúde Mental em Domicílio: uma abordagem qualitativa. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - RPCFO, v. 8, n. 2, p. 4255-4268, abr./jun. 2016.
|
Compreender a percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado em saúde mental em domicílio. |
Pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa |
- A Extensão Universitária em Saúde Mental foi percebida como oportunidade para o crescimento pessoal e acadêmico; - Propicia reformulação de conceitos; - É facilitadora para o cuidado humanizado. |
08
|
2016 |
Impacto de uma experiência extensionista na formação universitária |
Moraes et al, 2016MORAES, Sandra Lúcia Dantas et al. Impacto de uma Experiência Extensionista na Formação Universitária. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Camaragibe, v. 16, n. 1, p. 39-44, jan./mar. 2016.
|
Analisar o impacto do projeto de extensão universitária na formação de estudantes do curso de Odontologia. |
Estudo descritivo |
- A extensão é a oportunidade de envolvimento mais profundo entre universidade e sociedade, fator diferencial na formação do profissional; -O lado "humanista" é trabalhado intensamente nesse tipo de atividade, somando conhecimento técnico e experiência pessoal para o futuro profissional. |
09
|
2017 |
A importância da extensão universitária na graduação e prática profissional de enfermeiros |
Oliveira et al., 2017OLIVEIRA, Camila da Silva; BRÊTAS, Ana Cristina Passarella; ROSA, Anderson da Silva. A Importância da Extensão Universitária na Graduação e Prática Profissional de Enfermeiros. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 1, p. 171-186, jan./abr. 2017.
|
Conhecer o significado das experiências extensionistas vividas na graduação e sua aplicação na vida profissional para enfermeiros |
Pesquisa com abordagem qualitativa |
-A extensão é ambiente fecundo para aprender a valorizar diferentes saberes construídos cotidianamente por contextos e atores sociais diversos; - O processo ensino-aprendizagem se desloca da mera transmissão de conhecimento para a riqueza das relações sociais, para a problematização e transformação da realidade, integrando docentes e demais trabalhadores. |
10
|
2017 |
Pesquisa-ação: promovendo educação em saúde com adolescentes sobre infecção sexualmente transmissível |
Cortez; Silva, 2017CORTEZ, Elaine Antunes; SILVA, Lauanna Malafaia da. Pesquisa-Ação: promovendo educação em saúde com adolescentes sobre infecção sexualmente transmissível. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 9, p. 3642-9, set. 2017.
|
Identificar as dúvidas dos alunos de uma escola pública federal sobre Infecção Sexualmente Transmissível e propor uma abordagem ou metodologia educacional. |
Estudo descritivo- qualitativo (Pesquisa-ação) |
- A parceria escola e saúde é uma das alternativas de promover a saúde para os adolescentes, por meio da interação dos profissionais de educação e saúde; - A integração de outros setores foi conveniente para o estabelecimento da educação em saúde do adolescente; - Respeitar e compartilhar os saberes dos discentes, utilizando elementos que os mesmos ou o grupo propõem, favorecendo a ação de educação em saúde. |
11 |
2017 |
A extensão universitária como meio de transformação social e profissional |
Deslandes; Arantes, 2017DESLANDES, Maria Sônia; ARANTES, Álisson Rabelo. Extensão Universitária como Meio de Transformação Social e Profissional. Sinapse Múltipla, v. 6, n. 2, p.179-183, 2017.
|
Discutir as possibilidades da extensão universitária como possível mecanismo de transformação dos diversos sujeitos envolvidos. |
Pesquisa bibliográfica e documental |
-Deve-se divulgar os projetos de extensão existentes e incentivar o desenvolvimento de novos projetos entre os alunos, cientificando-os da importância da participação, o valor agregado ao currículo acadêmico e a preparação para a vida profissional; -A extensão universitária é considerada um dos pilares do ensino superior no Brasil, o que fomenta não somente a formação profissional e humanística, mas também a transformação social. |
12
|
2017 |
Competências para promoção da saúde em formandos dos cursos da área da saúde |
Carvalho et al, 2017CARVALHO, Vanessa Lôbo et al. Competências para Promoção da Saúde em Formandos dos Cursos da Área da Saúde. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 8, p. 3269-78, ago. 2017.
|
Avaliar o grau de competências de promoção da saúde dentre os formandos dos cursos da área da saúde. |
Estudo observacional transversal e quantitativo |
- Estudos abordam o impacto positivo do uso de jogos lúdicos e pedagógicos para a educação em saúde com adolescentes; - Aponta a necessidade de capacitação e aprimoramento de técnicas para melhorar a inter-relação entre as diferentes equipes, para construir o conhecimento e desenvolver ações de promoção da saúde com resultados positivos; - Recomenda pesquisas mais aprofundadas sobre competências na área da saúde. |
13
|
2017 |
Inter-relação das ações de educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família: percepções do enfermeiro |
Vieira et al, 2017VIEIRA, Francilene de Sousa et al. Inter-Relação das Ações de Educação em Saúde no Contexto da Estratégia Saúde da Família: percepções do enfermeiro. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - RPCFO, v. 9, n. 4, p. 1139-1144, out. /nov. 2017.
|
Conhecer as percepções do enfermeiro acerca da inter-relação das ações de educação em saúde no contexto da estratégia saúde da família. |
Estudo descritivo-exploratório qualitativo |
-A ação educativa é atividade inerente ao trabalho do enfermeiro; -É necessário expandir as práticas educacionais para fortalecer a participação social e a autonomia do usuário; - É preciso avaliar a educação em saúde tomando como princípios os preceitos do SUS, pois é uma prática que sustenta a promoção da saúde; - O profissional necessita conhecer as vulnerabilidades da prática educativa buscando alternativas para superá-las. |
14
|
2018 |
A percepção de pais sobre projeto de extensão universitária em escola amazônica |
SouzaSOUZA, Thais Cristina Flexa; CARVALHO, Jacira Nunes. A Percepção de Pais sobre Projeto de Extensão Universitária em Escola Amazônica. Enfermagem em Foco, v. 9, n. 3, p. 25-29, 2018.; Carvalho, 2018CARVALHO, Vanessa Lôbo et al. Competências para Promoção da Saúde em Formandos dos Cursos da Área da Saúde. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 8, p. 3269-78, ago. 2017.
|
Identificar as percepções de pais sobre as atividades do projeto de extensão realizada pelo profissional de saúde no âmbito escolar. |
Estudo descritivo qualitativo |
-Percebeu-se que os pais são sensíveis e compreendem a importância de atividades de extensão no âmbito da escola; - O projeto de extensão no ambiente escolar é uma prática eficaz para ensinar e divulgar boas práticas para promoção da saúde para os escolares, família e comunidade. |
15
|
2018 |
A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: Revisão Sistemática |
Sampaio et al, 2018SAMPAIO, Josineide Francisco et al. A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: revisão sistemática. Revista Portal: saúde e sociedade, v. 3, n. 3, p. 921-930, 2018.
|
Descrever e refletir sobre a contribuição da extensão universitária para a implementação e desenvolvimento de ações de promoção em saúde no Brasil |
Revisão sistemática de literatura |
- Mostraram-se relevantes a criação e ampliação das redes de interação e de apoio junto aos usuários, profissionais de serviços sociais e de saúde, bem como o fortalecimento da gestão participativa e do controle social; - A extensão é percebida como favorecedora para a conscientização sobre as determinações do processo saúde-doença e o cuidado de si. |
16
|
2018 |
Extensão universitária em saúde ginecológica de mulheres trabalhadoras: educação para promoção da saúde |
Barros; Franco, 2018BARROS, Fabiane Frigotto de; FRANCO, Adriana Cristina. Extensão Universitária em Saúde Ginecológica de Mulheres Trabalhadoras: educação para promoção da saúde. Revista Espaço para a Saúde, v. 19, n. 2, p. 43-53, 2018.
|
Desvelar a percepção de mulheres trabalhadoras sobre a consulta de enfermagem em ginecologia no contexto da saúde ocupacional; Compreender os benefícios de um projeto de extensão universitária, voltado à saúde ginecológica de mulheres trabalhadoras. |
Estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa |
- Promoveu vínculo profissional-cliente; - A aprendizagem é ativa e significativa, por meio da autonomia conferida ao extensionista; - A integração ensino, serviço e comunidade é apreendida como um grande benefício para a população atendida; - É implementação de novas formas de educação em saúde |
17
|
2019 |
Para além da formação tradicional em saúde: Experiência de Educação Popular em Saúde na formação médica |
Rios; Caputo, 2019RIOS, David Ramos da Silva; CAPUTO, Maria Constantina. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: experiência de educação popular em saúde na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 184-195, 2019.
|
Apresentar e analisar os impactos de uma ação extensionista baseada na Educação Popular em Saúde |
Estudo qualitativo |
- O ensino tradicional da medicina, por vezes, negligência o ser humano em toda a sua potencialidade, bem como seus contextos sociais, políticos e culturais; - Poucas são as possibilidades nos currículos de atuação real em comunidade; - As atividades práticas se restringem muitas vezes ao âmbito hospitalar; - Escassas são as oportunidades de trocas e diálogos com discentes de outros cursos de graduação; - A extensão universitária pode favorecer importantes processos de mudança no ensino médico ao possibilitar uma compreensão ampla dos indivíduos, de suas relações e de seus modos de viver no mundo. |
18
|
2019 |
A importância da extensão nas universidades brasileiras e a transição do reconhecimento ao descaso |
Koglin; Koglin, 2019KOGLIN, Terena Souza da Silva; KOGLIN, João Carlos de Oliveira. A Importância da Extensão nas Universidades Brasileiras e a Transição do Reconhecimento ao Descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 2, p. 71-78, maio/ago. 2019.
|
Realizar uma reflexão teórica sobre a importância da Extensão Universitária nas universidades brasileiras, seu processo de reconhecimento a partir de políticas como o Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT e o descaso diante das políticas de austeridade nos dias atuais. |
Pesquisa documental |
-As universidades desenvolvem ações de extensão em diversas áreas como saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte, entre outras, apresentando algumas delas abrangência regional; -Tem grande impacto nas regiões em que se insere; - No atual panorama as Políticas econômicas e sociais sofrem reformas e cortes orçamentários que podem impactar negativamente o desenvolvimento das ações de extensão universitária; -Diante dos contextos econômico, político e social vivenciados no Brasil, essa união de forças torna-se ainda mais relevante e urgente. |