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A questão do método e da metodologia: uma análise da produção acadêmica sobre professores(as) da região Centro-Oeste/Brasil

The question of method and methodology: an analysis of academic production on teachers in Mid-Western region/Brazil

Resumos

O objetivo deste artigo é discutir a questão do método e da metodologia desenvolvidos na produção acadêmica sobre os professores(as) dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, período 1995 a 2009. As atividades já realizadas abrangem levantamento da produção, leitura integral dos trabalhos, fichamento e análise. Elegeu-se as seguintes categorias de análise: tema, referencial teórico, método, metodologia, tipo de pesquisa, concepções de educação e de professor. Os resultados demonstram as dificuldades na busca do posicionamento conceitual e aprimoramento metódico e metodológico da produção. Apontam para a necessidade de maior rigor teórico-metodológico, o que implica na clareza da intencionalidade metódica, das escolhas ontológicas e gnosiológicas dos pesquisadores.

Pesquisa Educacional; Professor; Método de Investigação; Formação de Professores


The aim of this paper is to discuss the question of method and methodology developed in academic research on teachers (s) of the Graduate Program in Education of the Midwest Region, 1995 to 2009. The activities already carried out cover survey of the production, unabridged reading of the works, and their subsequent records and analysis. Elected the following categories of analysis: theme, theoretical, method, methodology, type of research, education and conceptions of teaching. The results demonstrate the difficulties in finding placement conceptual and methodical and methodological improvement of production. They point to the need for more rigorous theoretical and methodological, which implies the clarity of intent methodical, and gnostic ontological choices of the researchers.

Educational Research; Teacher; Research Method; Teachers Training


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2012

Histórico

  • Recebido
    Nov 2010
  • Aceito
    Nov 2011
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