Pesquisas com os cotidianos: devir-filosofia e devir-arte na ciência

Researching daily life: becoming-philosophy and becoming-art in science

Maria da Conceição Silva Soares Sobre o autor

Resumos

Com este texto, proponho que a tendência em pesquisas que vêm se afirmando no Brasil como pesquisas nos/dos/com os cotidianos configura o atravessamento do devir-filosofia e do devir-arte na ciência da Educação. Com esse propósito, traço um caminho de pensamento que consiste em uma articulação entre ideias defendidas por Deleuze e Guattari sobre filosofia, ciência e arte e os pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos defendidos por pesquisadores que se filiam a essa tendência. Por fim, indico que as pesquisas nos/dos/com os cotidianos problematizam a pureza das linguagens científica, filosófica e artística historicamente construída, transbordando as fronteiras estipuladas entre esses três modos de pensar o mundo.

Cotidianos; Fabulações; Redes; Devires; Possíveis


In this text I argue that the trend in research being consolidated in Brazil as research on/of/with daily life shows the crossing of becoming-philosophy and becoming-art upon education science. With this purpose, I lay out a path for reflection consisting of an articulation of ideas defended by Deleuze and Guattari on philosophy, science, and art and epistemological, theoretical, and methodological assumptions supported by researchers involved with that trend. Finally, I indicate that research on/of/with daily life problematizes the historically constructed purity of scientific, philosophical, and artistic languages, overflowing agreed frontiers between the three modes of thinking about the world.

Daily Life; Fabulations; Networks; Becomings; Possibles


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2013
  • Data do Fascículo
    Set 2013

Histórico

  • Recebido
    02 Set 2011
  • Aceito
    28 Jun 2012
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