Acessibilidade / Reportar erro

A cultura da escola prisional: entre o instituído e o instituinte

The prison school culture: between instituted and instituting

Resumos

O presente trabalho intenciona conhecermos e refletirmos sobre o cotidiano e a cultura da escola da prisão. É também imprescindível conhecer os números que aludem ao sistema prisional brasileiro, ou seja, número e perfil dos encarcerados, visto que entendemos serem esses dados significativos para os estudos sobre a educação carcerária. Torna-se necessário desvendar as transformações possíveis que se (re)desenham em um lugar, a priori, marcado pelo controle, pela estaticidade, mas que, a partir de um olhar mais apurado às experiências ali vividas, pode ser visto como fecundo a partir das práticas cotidianas dos sujeitos que fazem a escola da prisão.

Educação; Prisão; Cultura Escolar


This paper intends to know and reflect on daily life and culture of the prison school. It is also essential to know the numbers that allude to the Brazilian prison system, number and profile of the prisoners, because we understand that these are important data for studies on education in prisons. It is necessary to unravel the possible transformations that (re)draw in a place, a priori, marked by the control, the static, but which, from a closer look at the experiences lived there, it can be seen as fruitful as daily practices of the subjects that make the prison school.

Education; Prison; School Culture


  • ADORNO, Theodor L. W. Educação e Emancipação 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
  • APENAS 8,3% dos Presos Participam de Alguma Atividade Educacional Segundo Ministério. Site Rede Brasil Atual 21 set. 2011. Disponível em: <http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2011/09/apenas-8-3-dos-presos-participam-de-alguma-atividade-educacional-segundo-ministerio>. Acesso em: 10 jun. 2012.
  • ARENDT, Hannah. A Crise na Educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro São Paulo: Perspectiva, 1979, (Debates. Política; v. 64). P. 221-247.
  • AZANHA, José Mário Pires. Cultura Escolar Brasileira. Revista USP, São Paulo, n. 8, p. 37-40, dez./jan./fev. 1991.
  • BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
  • BRASIL. Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário de Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jul. 1984. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210.htm>. Acesso em: 29 nov. 2012.
  • BRASIL. Lei n. 12.433, de 29 de junho de 2011. Altera a Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal), para dispor sobre a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho. Diário de Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 jun. 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12433.htm>. Acesso em: 29 nov. 2012.
  • CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: a arte de fazer. São Paulo; Vozes, 2009. V. 1.
  • DUBET, François. A Formação dos Indivíduos: a desinstitucionalização. Revista Contemporaneidade e Educação, v. 3, n. 3, p. 27-33, 1998.
  • FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993.
  • FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder Rio de Janeiro: Edições Graal, 2006.
  • FOUCAULT, Michel.Vigiar e Punir História da violência nas prisões. Rio de Janeiro: Vozes Editora, 2005.
  • GEERTZ, Cliford. A Interpretação das Culturas Rio de Janeiro, LTC, 1978.
  • GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos São Paulo: Perspectiva, 2005.
  • HERCKERT, Ana Lucia Coelho. Narrativas de Resistências: obtenção e políticas. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.
  • JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 09-43, Campinas, 2001.
  • MARQUES, Vera Regina Beltrão; PIMENTA, Heloisa Helena. A Produção do Aluno Higienizado. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: percursos e desafios da pesquisa e do ensino de história da educação, 4., 2006, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU, 2006. Disponível em: <http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/416HeloisaHelenaPimentaRocha_e_VeraReginaMarques.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2012.
  • NIETZCHE, Friedrich. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
  • NIETZCHE, Friedrich . Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
  • RELATORIA Nacional para o Direito Humano à Educação. 2009. Educação nas Prisões Brasileiras Plataforma DhESCA. Disponível em: <http://www.dhescbrasil.org.br/attachments/289_Educa%C3%A7%C3%A3o%20nas%20pris%C3%B5es%20do%20Brasil.pdf>. Acesso em: 10 maio 2012.
  • ROCHA, Silvia Pimenta Veloso. Tornar-se quem se é: educação como formação, educação como transformação. In: PINHEIRO, Paulo; FEITOSA, Charles; BARRENECHEA, Miguel Angel de (Org.).Nietzsche e os Gregos: Arte, Memória e Educação DP&A, 2004. P. 49.
  • SISTEMA Penitenciário no Brasil, 2008. Disponível em: <http://portal.mj.gov.br/main.asp?View={D574E9CE-3C7D-437A-A5B6-22166AD2E896}&BrowserType=IE&LangID=pt br&params=itemID%3D{598A21D8-92E4-44B5-943A-0AEE5DB94226}%3B&UIPartUID={2868BA3C-1C72-4347-BE11-A26F70F4CB26}>. Acesso em: 12 abr. 2011.
  • THOMPSON, Augusto. A Questão Penitenciária 4. ed. Rio de Janeiro, Forense, 1998.
  • VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Augustin. Currículo, Espaço e Subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 2013

Histórico

  • Recebido
    16 Jul 2012
  • Aceito
    17 Nov 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br